Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos,

Tenho um aquário a ciclar e até hoje não me tinha surgido qualquer duvida sobre a posição de colocar os tubos de entrada e saída mas hoje percebi que podia estar a fazer as coisas mal, porque tenho um numa ponta e outro na outra, conforme a imagem.

dsc04189o.jpg

O meu filtro é um jbl e900 e o aquário tem 96lt agua.

Assim o que pretendo é a vossa opinião sobre a colocação dos tubos e qual a melhor forma de o fazer?

obrigado a todos

um abraço

Publicado:

Boas!

Realmente tens razão, a maneira com as tuas tubagens estão colocadas não é a mais correcta, pois a água não circula pelo fundo do aquário, aqui segue um esquema de como as tubagens devem ser colocadas!

SemTtulo.png

Boa sorte com o novo aquário!

Publicado:

Viva,

Já agora aproveito para mencionar que com o esquema feito pelo F. Saldanha, convinha mudares o aquecedor para o lado direito do aquário ;)

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Publicado:

Bom dia, obrigado pela vossa ajuda vou fazer essa alteração.

Preciso da vossa opinião em outra coisa, acho que o filtro é muito potente(jbl e900 até 900lt/h e o aquário tem 90l) porque quando ligo na potencia máxima as plantas mexem muito é normal? O que fiz foi reduzir um pouco o caudal do filtro.

Em relação a entrada de agua no aquario devo tentar colocar o tubo fora ou dentro da agua?

Ate agora está a correr tudo bem obrigado a todos aqui no forum sem a vossa ajuda não tinha sido possível.

Bruno

Publicado:

Mas mesmo a superfície fora ou dentro de agua? :)

Não tenho muita experiência com outros filtros mas parece me bastante silencioso e fácil de manusear, as vezes quando fecho um pouco o caudal da agua é que faz um zumbido mas nada de especial, basta abrir ou fechar um pouco que fica bom.

um abraço

Publicado:

E eu que tantos anos usei assim o posicionamento do filtro... aliás tenho assim 2 aquarios... amanha vou mudar a ver se noto melhorias ;)

Publicado: (editado)

Eu tenho um aquário de 100x40x30 e Tenho assim o meu filtro:

f02a102dfb6ccf704947b63d2e592a13.jpg

Tudo no vidro de trás! Será que posso melhorar isto? Desculpem mas não tenho muito jeito!

Sendo a cinzento a entrada de água para o filtro e a vermelho a saída da água do filtro para o aquário

Editado por Ed_boy

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

Publicado:

Tenta manter mesmo à superfície, de maneira a agitar a mesma para não se formar a tão badalada película de gordura.

Já agora, encomendei recentemente um JBL Cristal Proffi E1500, por isso queria-te perguntar o que achas do teu e como é em termos de ruído!

Hola Saldanha,

os filtros jbl sao extremamente silenciosos, tenho 2, e estao no quarto e esta td tranquilissimo. sao silenciosos a toda prova e oque disse o bmartins que se houve a agua movendosse é verdade conforme a força do caudal, mas acho que é por faltar um pouco de elementos filtrantes,pois a quantidade que vem poderia ser melhorada mas mesmo assim sao nota 10.

Publicado:

Não tem 100 cm mas está lá perto :lol: cerca de 70 Cm

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

LOOOL!!!

Grande GAITA! LOOL

Mas experimenta! Com esse flautão até podes pôr em L

Aquilo são duas flautas interligadas :lol: Mas em L não vai criar duas correntes ou algo aprecido?

Editado por Ed_boy

Publicado:

Olá e bom dia,

Eu agora também tinha assim na parte de trás do aquário com as 2 flautas ligadas, saldanha o jbl também trás duas flautas não sei de que tamanho mas deve ser ai as duas ligadas entre 40 a 50 cm mas estou a falar de cor não as medi.

Então para estabilizar a melhor forma é a que apresentaram, os dois do mesmo lado certo ??

um abraço a todos

Boas pessoal,

Peço desculpa estar a aproveitar este tópico mas como estão a falar da circulação de agua aproveito para colocar uma duvida.

Gostava que vissem a forma como tenho os meus filtros a funcionar para darem opinião se será a melhor forma.

Portanto tenho um filtro de fundo e outro de lado como na imagem que se segue:

filtrou.jpg

Caso não se perceba, o filtro lateral tem a saída de agua acima da superfície, e o filtro de fundo, tem a saída de bolhas ligeiramente abaixo da superfície.

Que vos parece?

Obrigado desde já:)

Editado por rmmp

Para nao abrir outro topico vou postar aqui a minha duvida.

Ontem mudei a posiçao do meu filtro para a mais correcta .. como mostra na imagem do F. Saldanha

o que me acontece é o seguinte .. o filtro ainda tem muita força e manda os peixes mais pequenos contra o vidro da direita.

é um eheim 2213 e o aquario e de 120 litros. e tinha a torneira de saida a metade para cortar o caudal um bocado mas mesmo assim eles iam contra o vidro.

Depois li por aqui e tirei o plastico da ponta da flauta e notou-se logo eles a andarem pelo aquario normalmente.

A minha questao agora é .. com a tampa aberta e a agua a sair da flauta a bater no vidro nao a perigo de a longo prazo partir o vidro naquela zona que esta sempre a levar com a agua em alta pressao?

Deixo aqui um video para entenderem melhor o meu caso

Acham que esta a fazer boa circulaçao desta maneira?

Obrigado

Cumprimentos

Editado por Orien

Primeiro que tudo, parabéns por teres pesquisado as melhores soluções para resolveres o teu problema em vez de estares a abrir tópicos novos!

Quanto ao vidro, relaxa, não é teres um fluxo constante que te vai rachar o vidro!

Mas achas que desta forma esta a fazer uma boa circulação ? eu meto um floco de comida e ela vai parar ao outro lado do vidro mas lentamente ..

E também como estou com uma crise de nitratos no aquário (acima de 100 ppm) tenho estado a limpar o fundo e isso. e limpei a tubagem toda isto ta no máximo de performance o filtro. E fiz uma TPA de 5 litros com 2ml de Seachem Prime para neutralizar os nitritos

Editado por Orien
  • 5 anos depois...
Publicado:

La estou eu a ressuscitar topicos antigos...

Tenho uma duvida:

Comprei um JBL e901 e queria ligar a flauta do lado curto do aquario. Mas o que acontece e' que ao por so' meia flauta (que inteira nao cabe) assobia. e um piiiiiii constante e extremamente chato. Tive a fazer experiencias e so tapando os dois ultimos furos perto da tampa com fita isoladora e' que ele deixa a malta sossegada.

Ja' vos aconteceu? Se sim como resolveram? Sera que abrindo mais os furos deixa de assobiar?

Publicado:

Boas

Olha eu creu que sim,se alargares mais os buracos,talvez

digo talvez dei,agora espera do que o pessoal te diz.

Comp: Álvaro Silva