KillFace Publicado Janeiro 5, 2011 Publicado Janeiro 5, 2011 Boas noites, Hoje quando cheguei a casa da minha mulher deparei-me com um cenario que nao estou a gostar de ver... O betta da minha mulher tem uns pontinhos brancos que quase nao se notam sem ter a luz do aquario acesa. Penso que seja ictio e como tal gostaria de saber o que fazer pois como ela começou ha pouco tempo ainda nao tem os testes, estou a espera que chegue a encomenda da aquarist com o kit de testes mas tenho medo que ate la aconteça o pior. Trata-se de um aquario de 15L da Aquapor com um filtro EON200 e um termostato Boyu de 50w tenho umas decoraçoes e cascalho como fundo. a nivel de fauna tenho um betta e um ancistrus. acabei de fazer uma TPA de 20% com aquasafe e como ainda n tenho como saber as propriedades da agua ( coisas de novatos :/ ) espero que estejam dentro do suportavel para eles (nao gosto de os ver sofrer (tambem uma das razoes de ter comprado o betta, pois estava num cubículo de 4x4 ou 5x5cm com agua fria) e quero dar as melhores condiçoes de vida). Detalhes do estado do betta pois nas fotos nao da para ver(camara de tlm): Alimentação: Tropical Betta com krill e bloodworms - 1 vez p dia Pontos brancos em algumas zonas do corpo Barbatanas inferiores as mais perto da cabeça com pontas brancas (mas penso que estejam a regenerar-se pois ele vinha um pouco maltratado) Activo e come bem e passeia pelo aqua Respiraçao normal aparentemente Detalhes do ancistros: Alimentação: Sera Plankton Tabs de 3 em 3 dias Normal continua a limpar tudo e mais alguma coisa Nao apresenta pontos brancos. Gostava de saber qual o procedimento para o tratamento. Agradecia alguma brevidade nas respostas pois nao quero que eles sofram Cumps, David Merino [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
pintas1977 Publicado: Janeiro 5, 2011 Publicado: Janeiro 5, 2011 Boa noite A 1ª coisa a fazer por precaução é aumentar gradualmente a temperatura até aos 30 Graus. Se for Ictyo dentro de uns 3 a 5 dias desparece totalmente, e nesse caso mantens por precaução a água a mais de 28 graus durante mais 15 dias para não haver reinfestação . Cumpts Jaime Mando-te também tlm por pm, se tiveres duvidas liga
Julius Publicado: Janeiro 6, 2011 Publicado: Janeiro 6, 2011 Ora viva, conforme já te disseram elevar a temperatura para os 30º faz com que a doença normalmente seja eliminada. Algumas pessoas (cm eu) inserem também um pouco de sal, embora seja um assunto bastante discutido pois não existem provas concretas que tenha alguma acção positiva e o pior é que nem todas as pessoas sabem a porção correcta por litro a meter e depois dá asneira. Como tens um ancistrus, não te aconselho a meter sal. Existem vários produtos para combater o Ictio, não me recordo do nome mas eu uso um da SERA que é bastante eficaz, nas instruções do mesmo, aconselham a apagar a luz durante o tratamento por isso talvez a diminuição da luz também ajude a combater a doença. Não leves a mal o que vou dizer, digo te a ti como digo a muitos outros, mas se em vez de teres elaborado um novo post sobre este assunto que praticamente todas as semanas alguém se lembra de postar, tivesses procurado por "ictio" ias ter as mesmas respostas (algumas até minhas) e evitava-se mais um post igual a centenas de tantos outros que por aqui andam ao monte. Espero ter ajudado, um abraço. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
KillFace Publicado: Janeiro 6, 2011 Autor Publicado: Janeiro 6, 2011 Boas julius, li e procurei aqui no forum mas algumas respostas deixaram me confuso tal como o sal e a utilizaçao de medicaçao, e depois quando vi que acelarava o ciclo do ictio fiquei "uaii ainda vai ficar pior?". Eu sei que convem procurar-mos antes de criar um topico mas como fiquei com algumas duvida depois de ler os topicos decidi criar o meu topico. Eu sei que provavelmente muitos de voçes ja andam "fartos" de responder sempre as mesmas questoes Agora e so esperar com a temperatura a 30º aproximadamente 18 dias cumps, David Merino [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
Julius Publicado: Janeiro 6, 2011 Publicado: Janeiro 6, 2011 Boas julius, li e procurei aqui no forum mas algumas respostas deixaram me confuso tal como o sal e a utilizaçao de medicaçao, e depois quando vi que acelarava o ciclo do ictio fiquei "uaii ainda vai ficar pior?". Eu sei que convem procurar-mos antes de criar um topico mas como fiquei com algumas duvida depois de ler os topicos decidi criar o meu topico. Eu sei que provavelmente muitos de voçes ja andam "fartos" de responder sempre as mesmas questoes Agora e so esperar com a temperatura a 30º aproximadamente 18 dias cumps, David Merino Na boa sem stress;) Tenta ir a uma loja e pede um produto anti ictio da sera, não é muito caro e é bastante eficaz. Não metas sal porque não tenho a certeza se o teu outro amigo aguenta sal, por exemplo, para as corydoras é morte quase certa entendes? Mas aumenta a temperatura e vais ver que isso desaparece;) Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
TsunamiPT Publicado: Janeiro 7, 2011 Publicado: Janeiro 7, 2011 Viva, No domingo passado também deparei que alguns dos meus amigos estavam com esses pontinhos brancos, como não sabia o que fazer pesquisei na net, onde vi que realmente todos falavam no aumento de temperatura, alguns falavam no sal e outros falavam em produtos específicos para tratamento do ictio. Como era domingo e não tinha vontade de sair de casa, aumentei a temperatura para os 30º e enfiei-lhe 2 mãos de sal(aqua 200 litros), na 2ªfeira passei numa loja e comprei o costapur da sera, em que fiz 3 dias de costapur e neste momento não tenho nenhum peixe com pontinhos brancos e estão todos vivos. Durante o tratamento não fertilizei as minhas plantinhas, contudo fiz sempre as mudas de agua diárias com a particularidade de com uma caneca tirar a agua da superfície, segundo os entendidos os fungos com o aumento da temperatura largam-se do peixe e vão para a superfície. Não sei se foi a maneira mais correcta de proceder, isto foi apenas o meu procedimento e que aparentemente resultou. Boa sorte para esse tratamento, Cmps, Bruno Silva
KillFace Publicado: Janeiro 8, 2011 Autor Publicado: Janeiro 8, 2011 Julius: No seguimento de uma conversa com o user Pintas ele deu m um site onde diz que os ancistrus nao toleram o sal e que como a doença ta em fase inicial pois detectei tinha apenas umas 5 ou 6 pintas nanometricas =P (graças a deus tenho uma boa vista) vou apenas adoptar o sistema da temperatura a 30º por 20 dias nao va o diabo tece-las mas obrigado pela dica Tsunami: No teu caso resultou mas a mim provavelmente iria sofrer uma baixa como acima espliquei, em relaçao a zona onde o ictio se estabeleçe apos largar o peixe li no tal site que vao para o fundo e apos 18 dias com a temperatura a 30º nao solidifica e assim morrendo Pintas: obrigado pela rapidez das respostas e pela explicaçao tao detalhada :D Todos: é falta de gente como voçes que todos os forums precisam: Sempre prontos a ajudar, apesar de alguns topicos repetidos pois cada caso é um caso e por essa razao as vezes surgem questoes nao debatidas. Continuem assim daqui a 18 dias, se tudo correr bem, volto aqui ao topico para dar novidades senao volto a chatear-vos "os olhos" =P Cumps, David Merino [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
Recommended Posts