Helder Barbosa Publicado Janeiro 3, 2011 Publicado Janeiro 3, 2011 Boa noite, gostava de saber uma coisa. Essencialmente, as doenças intestinais devem-se a que factores? Pergunto isto visto que tenho um escalar que apresenta uma espécie de agulhas vermelhas a sair do ânus. Cumprimentos
SmylleAndre Publicado: Janeiro 4, 2011 Publicado: Janeiro 4, 2011 (editado) Olá Helder Barbosa , Este tipo de doença se dá por parasitas internos. Alguns são eliminados aos poucos (o que pode resultar em corpos de cores e finuras incomuns saindo pelo orificio anal do animal) e outros se mantem no peixe causando uma série de problemas, dentre os mais comuns são a paralizia dos orgãos internos e mau funcionamento do intenstino (o que deixa o peixe inchado), que resultam na morte caso não tratados. Estes parasitas se desenvolvem e se propagam com facilidade na água "mau cuidada", com parâmetros propícios, ou seja, água cheia de nutrientes (nitritos/nitratos, etc) de aspecto gosmento ou leitoso e cheiro forte, alguns se propiciam bem em pH muito ácidos ou muito alcalinos. Tais parâmetros propiciam um mau estar no peixe, visto o fato de estar em meio a "poluição", causando estresse. O estresse nos peixes debilita o sistema imunológico do animal o tornando mais sensível ao ataque dos micro-organismos. Gostaria de postar algumas fotos do escalar para que eu ou outro membro do fórum possamos ajuda-lo e indica-lo um modo de resolver o problema? Espero ter ajudado. SmylleAndré. Editado Janeiro 4, 2011 por SmylleAndre
Helder Barbosa Publicado: Janeiro 4, 2011 Autor Publicado: Janeiro 4, 2011 Obrigado pela resposta, brevemente irei colocar uma fotografia do peixe em questão
Helder Barbosa Publicado: Janeiro 28, 2011 Autor Publicado: Janeiro 28, 2011 Bom dia, após a indisponibilidade de tirar a fotografia ao dito escalar, e, quando tentei tirar, não ter consiguido, deixo aqui uma foto que encontrei na net, que ilustra o problema que tenho com dois escalares. Aqui fica: Alguém já se viu na mesma situação? Como conseguiu tratar este problema? Estive a pesquisar e chama-se "camallus worms", mas não sei o que levou o peixe a ficar assim. Ele está "bem", super activo, come que se farta, etc... Cumprimentos e obrigado
Hugo Santos Publicado: Janeiro 31, 2011 Publicado: Janeiro 31, 2011 (editado) Boas Medica com algum medicamento que contenha Praziquantel, na comida de preferência. Cumps Editado Janeiro 31, 2011 por Hugo Santos
slb-nn Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 (editado) Tens Sera Nematol se tiveres faz com isso porque é particularmente eficaz contra Camallanus e contra os vermes da espécie Capillaria que aparecem sobretudo nos Escalares. Editado Fevereiro 8, 2011 por slb-nn
Recommended Posts