Recommended Posts

Publicado

Comprei hoje esta bela planta e já estive a ler sobre as "dificuldades" dela, mas o que não consegui perceber bem é como se dá a reprodução? Li que devemos respeitar o tempo de secagem do bolbo, mas mais nao explicam. alguem me pode ajudar? Gostaria imenso de reproduzi-la.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Olá

É uma especie muito exigente, trata-se de facto de uma planta de agua fria. Mantê-la a 17-22ºC. Bem iluminada e com um solo bem fertil. Não enterar demasiado o bolbo.

Abraços

Paulo José

Publicado:

Oi

Lembro-me vagamente disto e peço depois complementos a esta resposta mas o período de descanso se não me engano fazes retirando o bolbo sem folhas (quando já todas tiverem caído), e introduzindo-o em areia humida numa caixa que depois manténs no frigorífico durante um mês sensivelmente. cheers

Abraços

Posted Image
Publicado:

E já agora, a reprodução desta espécie em particular de aponogeton? por floração? por divisão do bolbo?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas.

Bem pelo que tenho lido esta aponogeton reproduz-se também pela divisao do bolbo, e por floraçao, e segundo o que li é depois da floraçao que ela perde as folhas e então é necessário secar o bolbo, mas também ja li que é no inverno que devemos secar o bolbo, no nosso aquario nao há inverno nem verão, também ja li que no habitat natural há escassez de água, a planta perde a folha e fica o bolbo apenas na humidade reservando energias para quando voltar a época das chuvas. o que também nao aconteçe no nosso aquario.

Com isto tudo so me fez ficar mais confusa, se algum dia o bolbo ficar sem folhas ponho na areia humida, senão fica sempre no aquario até ver!

Publicado:

Olá

Devido á temperatura preferida ser baixa o ideal é tê-la á temperatura ambiente no inverno. A floração, se tudo correr bem segue-se e no verão ela perde as folhas, altura em que deve hibernar a baixa temperatura. A reprodução mais comum é de floração, procurar fertilizar as flores com um pincel passando-o por toda a planta.

Especie dificil e exigente, se não lhe der as condições adequadas, aquario proprio, o êxito é dificil. Boa sorte.

Abraços

Paulo José

Publicado:

Boas.

Por acaso não a tenho num aquário proprio, mas se ver a coisa a se complicar, monto um aquario para Tanichthys albonubes e meto la a planta.

Publicado:

Amiga, contenta-te em manter essa planta viva e se o conseguires então pensa na reprodução. É uma planta complicada, se tiveres sorte (e um substrato nutritivo) vais ter o prazer de ver as pequenas folhas novas a aparecer que vão sendo cada vez maiores e isso é espectacular de observar. Só depois de a planta atingir o seu tamanho máximo te deves começar a preocupar com a reprodução e com o período de dormencia.

Cumps,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!