jorge Silva Publicado Janeiro 16, 2005 Publicado Janeiro 16, 2005 Boa Noite. Apareceu-me no aquário há cerca de 2 meses uma alga (ou matéria verde que parece tinta). agarra-se às plantas, ás rochas, ao areão aos vidros etc. Tenho vindo a tentar erradicar o problema com trocas de cerca de 25% de água de 15 em 15 dias, limpando tudo o que posso de cada vez. Ao fim de uma semana lá começa a aparecer o tal verde por todo o lado. A água tem também um cheiro muito activo a "bafio", "lodo" não sei definir muito bem. No entanto os peixes parecem estar de saúde. Tenho 7 escalares, 2 bótias palhaço, 10 neons cardina, 6 barbos tigre, limpa fundos limpa vidros e mais uns... O Aquário tem +- 220L de água, cerca de 6 horas de luz /dia, filtro externo temperatura a 28º. O que hei-de fazer para me ver livre desta coisa verde? Será que tenho de mudar os peixes e limpar o aqua na totalidade (tipo retirar plantas, troncos, areão etc e montar tudo de novo? E a água? se aproveitar alguma tenho impressão que contamino tudo outra vez, ou será que não? Peço-vos a vossa ajuda. Obrigado Jorge Silva http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9033&highlight=
Luis Queiroga Publicado: Janeiro 16, 2005 Publicado: Janeiro 16, 2005 Boas Não são algas mas bactérias, cianobactérias, e o cheiro é azoto. Faz uma pesquisa para eventuais tratamentos por este nome, ou também cianofíceas. Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Just_me Publicado: Janeiro 16, 2005 Publicado: Janeiro 16, 2005 Azoto??? Tens a certeza? é que 70% do ar atmosférico é azoto...por isso devemos ser muito pouco sensiveis a concentrações deste gás...não será um composto azotado? ou outra coisa? Quanto ao verde concordo com o Luis Queiroga. Agua oxigenada costuma resultar....ja que é um anti-bacteriano...mas informa-te sobre os métodos e dosagens. Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Queiroga Publicado: Janeiro 16, 2005 Publicado: Janeiro 16, 2005 Toda a razão, Just. Elas fixam o azoto atmosférico (N2), reduzindo-o a amoníaco (NH3), que podem incorporar em ácidos nucleicos, aminoácidos, etc Será do amoníaco o forte odor sentido ? Por curiosidade, foram os 1ºs seres vivos a possuir clorofila. Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Recommended Posts