Recommended Posts

Publicado

Boa Noite.

Apareceu-me no aquário há cerca de 2 meses uma alga (ou matéria verde que parece tinta). agarra-se às plantas, ás rochas, ao areão aos vidros etc. Tenho vindo a tentar erradicar o problema com trocas de cerca de 25% de água de 15 em 15 dias, limpando tudo o que posso de cada vez. Ao fim de uma semana lá começa a aparecer o tal verde por todo o lado. A água tem também um cheiro muito activo a "bafio", "lodo" não sei definir muito bem.

No entanto os peixes parecem estar de saúde. Tenho 7 escalares, 2 bótias palhaço, 10 neons cardina, 6 barbos tigre, limpa fundos limpa vidros e mais uns...

O Aquário tem +- 220L de água, cerca de 6 horas de luz /dia, filtro externo temperatura a 28º.

O que hei-de fazer para me ver livre desta coisa verde?

Será que tenho de mudar os peixes e limpar o aqua na totalidade (tipo retirar plantas, troncos, areão etc e montar tudo de novo? E a água? se aproveitar alguma tenho impressão que contamino tudo outra vez, ou será que não?

Peço-vos a vossa ajuda.

Obrigado

Jorge Silva

Publicado:

Boas

Não são algas mas bactérias, cianobactérias, e o cheiro é azoto.

Faz uma pesquisa para eventuais tratamentos por este nome, ou também cianofíceas.

:?

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Azoto??? Tens a certeza? é que 70% do ar atmosférico é azoto...por isso devemos ser muito pouco sensiveis a concentrações deste gás...não será um composto azotado? ou outra coisa?

Quanto ao verde concordo com o Luis Queiroga.

Agua oxigenada costuma resultar....ja que é um anti-bacteriano...mas informa-te sobre os métodos e dosagens.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Toda a razão, Just.

Elas fixam o azoto atmosférico (N2), reduzindo-o a amoníaco (NH3), que podem incorporar em ácidos nucleicos, aminoácidos, etc

Será do amoníaco o forte odor sentido ?

Por curiosidade, foram os 1ºs seres vivos a possuir clorofila.

:wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.