pumba Publicado Janeiro 1, 2011 Publicado Janeiro 1, 2011 gostava de saber qual o fundo que ponho no meu lago areia,terra...? é verdade que é no fundo onde estao as bacterias que tansformão a amonia em nitritos e os nitritos em nitratos?
pumba Publicado: Janeiro 1, 2011 Autor Publicado: Janeiro 1, 2011 se for areira qual? areia do rio, da praia, da construçao civil tambem serve
tmaster Publicado: Janeiro 2, 2011 Publicado: Janeiro 2, 2011 cascalho miudo seria a minha escolha. daquele cascalho miudo dos rios e ribeiras... a areia vai para os filtros,é mau para os peixes que a aspiram e mete-se nas guelras(ouvi diser isto,não posso garantir).. a´lem do mais areia das obras pode ser areia salgada.. atenção.. se tieres um rio ou ribeira ´por perto traz de lá um cascalho..com pouca terra ,pois se tiver muita terra suja muito a agua assim que os peixes voltarem o fundo... Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
pumba Publicado: Janeiro 2, 2011 Autor Publicado: Janeiro 2, 2011 mas é verdade que é no cascalho(fundo) que estão alogadas as bacterias que transformam a amonia em nitritos e os nitritos em nitratos?
gardenkoi Publicado: Janeiro 3, 2011 Publicado: Janeiro 3, 2011 As bacterias beneficas existem em qualquer parte do lago mas é claro que se criarmos "casas" para elas a quantidade é maior. Se o teu lago é feito de tela podes estar descansado que progressivamente vais ter lodo no fundo e é claro bacterias mas se aplicares seixo então a colonia é maior mas tens de ter em atenção que deves limpar o fundo uma vez por ano porque a acumulação excessiva de lodo pode criar excesso de gases toxicos. Areia é que eu nunca punha no fundo de um lago, só serve para dar problemas. lagofilia ecossistemas.
Márcio Pereira Publicado: Janeiro 3, 2011 Publicado: Janeiro 3, 2011 se quiseres pooupar muito trabalho e paciência, não ponhas nada no fundo, por diversos motivos. Se quiseres plantas, põe-nas em vasos próprios, forrados com serapilheiro e uma boa camada de pedrinhas na parte de cima para não libertar a areia/substrato no lago. Mesmo sem areia um lago dá trabalho, nem imaginas no que te metes se puseres areia. Quanto às bactérias o gradenkoi tem razão, quanto maior a superfície para elas se alojarem mais bactérias terás. Mas não é só esse factor, também depende da porosidade dos materiais e do tipo de superfície. É claro que também há diferentes tipos de bactérias com funções diferentes, que preferem superficies diferentes... blá...blá... acho que chega.
Recommended Posts