Salvador C. Abreu Publicado Janeiro 1, 2011 Publicado Janeiro 1, 2011 Boa tarde! Dia 30 acabei de montar este aquário. Queria ter algumas plantas mas não sei se esta lâmpada chega ou se seria melhor alterar. O que será melhor, manter esta lâmpada, mudar apenas a lâmpada ou colocar um "miolo" novo na calha? Setup: Capacidade - 36 L brutos Substrato - Elos Botton Mineral Substrato inerte - Areão negro Termostato - 50W Sera Filtro - Não sei bem o nome pois já o tinha cá em casa Aquário Lampada Calha Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
telmo vale Publicado: Janeiro 1, 2011 Publicado: Janeiro 1, 2011 boas a lampada ideal era a lampada da arcadia freshwater. n existe melhor lampada. as freshwater dao para as plantas e para realcar a cor dos peixes. espero ter-te ajudado Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 1, 2011 Autor Publicado: Janeiro 1, 2011 Desde já obrigado, então troco só a lampada? Onde posso comprar essa lampada? Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
telmo vale Publicado: Janeiro 1, 2011 Publicado: Janeiro 1, 2011 normalmente as lojas de aquariofilia conseguem arranjar essas ditas lampadas na Ornie... Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 1, 2011 Autor Publicado: Janeiro 1, 2011 Ok, mas do que tive de a ver essas lampadas só têm 8W não será pouco? Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
wesley_boy Publicado: Janeiro 1, 2011 Publicado: Janeiro 1, 2011 Boas, Não são 8W mas sim 15W ... e depende do que precisas.. Pode ser suficiente como pode ser muito curta... Cumps, Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Ruy M. Publicado: Janeiro 1, 2011 Publicado: Janeiro 1, 2011 (editado) O clássico aquario aquapor, tenho um igualzinho que serve de maternidade para camarões e guppies. Antes demais muito cuidado com o sub fertil, eu aconselhava a não colocar. Em aquarios muito pequenos é problemático. Na calha de facto diz que a potencia é de 8watts, mas ao verificar o material não é assim. O meu aquario trazia uma lampada de 14watts (Sylvana gro lux f14), mas o balastro voosloh scwabe é de 15w. as lampadas de 15w têm 43cm, as de 14w 36.1cm. Para manter certas plantas é de facto pouco, mas dá perfeitamente para a grande maioria das plantas; para estes micro aquarios a lista de plantas que se pode colocar é pequena. Desde que troques as lampadas nos tempos recomendados e com as plantas certas não há problema. A unica troca viavel aproveitando a calha seria para uma pll ou lampadas compactas normais. Editado Janeiro 1, 2011 por Ruy M. Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 2, 2011 Autor Publicado: Janeiro 2, 2011 Bom Dia, Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega. O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 2, 2011 Autor Publicado: Janeiro 2, 2011 Bom Dia, Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega. O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 2, 2011 Autor Publicado: Janeiro 2, 2011 Acho que se chama Hygrophila polysperma e uma outra que se agarra ao tronco mas não sei o nome, tem folhas bem verdes e alomgadas... Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Ruy M. Publicado: Janeiro 2, 2011 Publicado: Janeiro 2, 2011 H. Polysperma nesse aquario, digo-te já que não vai resultar. Essa plantas necessita de crescer em altura, se a colocares ele vai crescer e vai tombar de lado... Tens aqui uma lista de plantas para este tipo de aquarios Anubias (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana Cladophora aegagropila Cryptocorynes Echinodorus tenellus Echinodorus acicularis Echinodorus "parvula" Glossostigma elatinoides Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' Lilaeopsis brasiliensis Pogostemon helferi Riccia fluitans Riccia sp. "Dwarf" Salvinia natans Vesicularia sp. ''Christmas'' Vesicularia dubyana Utriculária graminifolia Eleocharis parvula Eleocharis acicularis Hemianthus micranthemoides Apesar de tudo a decisão é tua, é apenas um conselho. Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 2, 2011 Autor Publicado: Janeiro 2, 2011 Ruy muito obrigado pela ajuda, vou ver quais destas plantas gosto mais e depois decido, não é muito urgente porque tambem o aquário esta a fazer o ciclo do azoto e só está montado a 3 ou 4 dias! E quanto a lampada, achas que posso experimentar esta e depois vejo? não me apetecia gastar dinheiro... Isto não está facil... Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
carrito Publicado: Janeiro 2, 2011 Publicado: Janeiro 2, 2011 Boa Noite Sei que a questão é a melhor lampada e peço que não levem a mal mas ao ver a segunda foto em que aparece a caixa de derivação com os fios, fico na dúvida se com a humidade existente nos aquas isso não irá dar "curto cicuito". Os "electricistas" do forum podem esclarecer? Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 2, 2011 Autor Publicado: Janeiro 2, 2011 Boa noite, tenho aquários a alguns anos e nunca me aconteceu. Fui sempre eu que construi as minha calhas e nunca me aprecebi sequer dessa possibilidade. A temperatura dentro da propria calha acaba por nao deixar haver grandes condensações o que previne o curto cirtuito, o que não quer dizer que não possa acontecer mas pouco provavel, digo eu... Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 5, 2011 Autor Publicado: Janeiro 5, 2011 H. Polysperma nesse aquario, digo-te já que não vai resultar. Essa plantas necessita de crescer em altura, se a colocares ele vai crescer e vai tombar de lado... Tens aqui uma lista de plantas para este tipo de aquarios Anubias (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana Cladophora aegagropila Cryptocorynes Echinodorus tenellus Echinodorus acicularis Echinodorus "parvula" Glossostigma elatinoides Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' Lilaeopsis brasiliensis Pogostemon helferi Riccia fluitans Riccia sp. "Dwarf" Salvinia natans Vesicularia sp. ''Christmas'' Vesicularia dubyana Utriculária graminifolia Eleocharis parvula Eleocharis acicularis Hemianthus micranthemoides Apesar de tudo a decisão é tua, é apenas um conselho. Ruy, já estive a dar uma vista de olhos pelas plantas, são quase todas "rasteiras" não haverá umas assim pouco exigentes que dê para por atrás do tronco?? Para crescerem em altura... O aquário é este! Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Gremlyn Publicado: Janeiro 5, 2011 Publicado: Janeiro 5, 2011 Boas Há diversos tipos de Valisnérias e crescem todos em altura. É só escolher... é possível que existam mais tipos de plantas e mais bonitas que as valisnerias que cresçam em altura. Em tempos aqui no fórum recomendaram-me este site (www.tropica.com) para consultar. boa pesquisa! Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 5, 2011 Autor Publicado: Janeiro 5, 2011 Boas Há diversos tipos de Valisnérias e crescem todos em altura. É só escolher... é possível que existam mais tipos de plantas e mais bonitas que as valisnerias que cresçam em altura. Em tempos aqui no fórum recomendaram-me este site (www.tropica.com) para consultar. boa pesquisa! Vou me dedicar a pesquisa! Obrigado cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
KillFace Publicado: Janeiro 5, 2011 Publicado: Janeiro 5, 2011 aproveito tambem para deixar outro site de pesquisa de plantas «««Plant Geek»»» Citar [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 5, 2011 Autor Publicado: Janeiro 5, 2011 (editado) Boas tarde, Hoje já fui comprar mais umas plantinhas comprei uma Microsorium pteropus para por no tronco, como tem uns buracos encaixa se mesmo bem e para plantar a frente do lado esquerdo comprei um molho de Eleocharis parvula que dividi e plantei separado. Ficou com outro aspecto! Fica a imagem! Microsorium pteropus Eleocharis parvula Cumprimentos Salvador C. Abreu Editado Janeiro 5, 2011 por Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
anabantidae Publicado: Janeiro 5, 2011 Publicado: Janeiro 5, 2011 Bom Dia, Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega. O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO Não precisas de ir a correr comprar uma lâmpada toda XPTO. Tenho um aquário igualzinho a esse. Tem uma Osram Fluora de 15 Watts que tem dado conta do recado. Tenho duas espécies de echinodorus, cryptocoryne wendtii, duas espécies de sagitária, anúbia gigante e musgo de Java. Se quiseres alguma coisa mais exigente, tens aqui um excelente artigo que mostra a transformação de uma calha igual à nossa numa PLL. Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 6, 2011 Autor Publicado: Janeiro 6, 2011 Não precisas de ir a correr comprar uma lâmpada toda XPTO. Tenho um aquário igualzinho a esse. Tem uma Osram Fluora de 15 Watts que tem dado conta do recado. Tenho duas espécies de echinodorus, cryptocoryne wendtii, duas espécies de sagitária, anúbia gigante e musgo de Java. Se quiseres alguma coisa mais exigente, tens aqui um excelente artigo que mostra a transformação de uma calha igual à nossa numa PLL. Bom dia, Vou ver como se comportam com esta lampada e dps logo vejo se é preciso mudar ou não! Se for, num dia compro e monto tudo sem problema! Obrigado pela ajuda Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Ruy M. Publicado: Janeiro 6, 2011 Publicado: Janeiro 6, 2011 (editado) Boa noite, tenho aquários a alguns anos e nunca me aconteceu. Fui sempre eu que construi as minha calhas e nunca me aprecebi sequer dessa possibilidade. A temperatura dentro da propria calha acaba por nao deixar haver grandes condensações o que previne o curto cirtuito, o que não quer dizer que não possa acontecer mas pouco provavel, digo eu... Cumprimentos Salvador C. Abreu Estas calhas levam um plastico e a tampa tem um vidro, não há perigo. Ainda que não haja este tipo de protecção, convém apenas que haja saidas nos aquario para a agua sair, praticamente todos os aquarios têm buracos para passarem os fios e etc... Se não for tapado então não há problema, os fios têm que estar isolados! Em principio essa lampada dá conta do recado, tenho algumas duvidas quanto á parvula mas vamos ver como se comporta. Vai demorar tempo até que se possa tirar conclusões. Também ficava ai bem uma anubia agarrada ao tronco. Fertiliza isso! Editado Janeiro 6, 2011 por Ruy M. Citar
Salvador C. Abreu Publicado: Janeiro 6, 2011 Autor Publicado: Janeiro 6, 2011 Fertiliza isso! Fertilizo com o que Ruy? Tenho substracto fertil, CO2 casei com difusor em espiral e faço TPA semanal de 10 ltrs, o que achas? Cumprimentos Salvador C. Abreu Citar Aquários Surviror 2.0 - 96 Litros Black and Green - 36 Litros DIY Sistema CO2 com Extintor Suporte para Musgo / Refúgio Camarões Calha 1x36 watts PLL
Ruy M. Publicado: Janeiro 6, 2011 Publicado: Janeiro 6, 2011 (editado) Fertilizo com o que Ruy? Tenho substracto fertil, CO2 casei com difusor em espiral e faço TPA semanal de 10 ltrs, o que achas? Cumprimentos Salvador C. Abreu Por teres colocado sub fertil não te retira a obrigação de fertilizar, ficas é mais á vontade. O Sub fertil pode ser também uma fonte de problemas caso por exemplo começe a haver desequilibrios de alguns nutrientes que leve a uma desacelaração de crescimento e possibilite a entrada de algas... Para já como ainda é recente não se faz nada, mas talvez daqui a uma semana ou duas convém dar-lhe pelo menos um cheirinho de macro-nutrientes, mas nada de substancial porque não tens muitas plantas... O ideal era teres os varios testes de nutrientes e perceberes as necessidades do aquario, o problema é que os testes não são muito baratos; Só vale a pena fazer quando o aquario estiver completamente estabilizado. Editado Janeiro 6, 2011 por Ruy M. Citar
Recommended Posts