Recommended Posts

Publicado

e o raio do zebrassoma nao o deixa descansado, esta sempre ao ataque.

estou com receio que nao se adapte porque foi introduzido hoje no aqua e ainda nao o vi comer nada.

se continuar assim nao sei o que fazer.

necessito de algumas dicas

srerá que se vao dar bem ou nem por isso?

obg

Publicado:

Oi senna

Eu tive o mesmo problema com o meu zebrossoma e o chelmon. O meu caso apos dois dias tive de tirar o zebrossoma por uma semana para outro aquario até o chelmon começar a picar e comer. Após isso voltei a por o zebrossoma que continou a chatea-lo mas como já estava aclimatizado este tambem se defendia. Digo-te que esse zebrossoma é muito chatinho para aceitar novos peixes no aqua.

Tem paciencia e caso o chelmon não comece a picar tentar larvas de mosquito vermelha.

Dá noticias.

Fernando Lopes

Publicado:

tive de separar o sebrassoma, mas o chelmon nao come nada e ja se passaram 24 horas...vou tentar amanha as larvas de mosquito.

Publicado:

ja nao tive tempo de ir comprar lavas de mosquito vermelhas...o ja peixe morreu as 13h. :wink:

este peixe nao chegou a estar ca 48 horas. desconfio ja vinha doente pois tinha um tique com a acabeça para a direita que pelo que me disseram deveria ser um parasita nas guelrras e muito dificil de tratar.

Publicado:

Oi pessoal.

Depois de ter lido estes posts, comecei a ficar mais preocupado ainda mais do que já estava. Passo a explicar, comprei hoje um Chelmon e de facto o meu Zebrassoma quis logo de imediato pressioná-lo, que o Chelmon para não se chatear colocou-se por trás de um rocha bem escondidinho. Mas mesmo assim o Zebrassoma vai lá chatea-lo. Como o coloquei já à noitinha, felizmente que o Zebrassoma abrandou um pouco a investida, mas mesmo assim vai lá de vez em quando... Sinceramente não sei o que fazer caso ele importume insistentemente o pobre bichano.

Estou de plantao com uma lanterna, pois o Zebra assim que me vê volta para tráz. Vamos ver como será amanhã.

Aceito sugestões.

Obg.

Antonio Rodrigues

155_135.png
Publicado:

Olá António,

O Zebrassoma apesar de uma postura agressiva inicial não fará mal ao Chelmon, quer apenas mostrar que chegou primeiro e portanto domina. O Chelmon que compraste já está habituado a comida congelada? Aproveito e faço a mesma pergunta que fiz ao senna, há quanto tempo tens o aquário montado?

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Olá Ricardo.

Penso que não está habituado a comida congelada, pois ele chegou hoje mesmo de Singapura penso eu, mas tem um aspecto maravilhoso. E preveni-me logo comprando comida viva, artemia,e larvas vermelha de mosquito.

O aquario está montado à três meses, no entanto já começaram-me a aparecer aiptasias , e porquê, esta pergunta, já agora?

Desde já obg.

Antonio Rodrigues

155_135.png
Publicado:

Olá António,

Antes de mais comprar um peixe acabadinho de chegar é sempre um risco, não só em relação a esse peixe mas principalmente pondo em causa toda a saúde dos restantes peixes do aquário. Isto porque o peixe recém adquirido pode trazer consigo parasitas e outros agentes patogénicos que podem infectar outros peixes causando um desequilíbrio biológico no aquário.

O Chelmon é um peixe de difícil aclimatação devido principalmente à difícil alimentação inicial. Foi óptimo teres conseguido arranjar comida viva. Apesar deste peixe comer as Aiptasias, numa fase inical o petisco preferido são as Bispiras violas. E com estas ou possivelmente comida viva, maior é a probabilidade do animal recomeçar a comer e ganhar alguma resistência e imunidade. Pelo que observei noutros aquários de recife já estabelecidos, a seguir às B. violas seguem-se as Aiptasias e a comida congelada (artemis, krill, mysis). Quando o peixe começa a comer comida congelada está passada a fase mais difícil da sua aclimatação. Uma vez adaptado à vida em aquário este peixe é muito voraz e mantém o aquário livre de Aiptasias.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Pois é Ricardo, não faço ideia o que são "Bispiras violas", pois fiz pesquisa na net e não encontrei referencia, a este nome, será que existe com outro nome mais conhecido.

Obg

Antonio Rodrigues

155_135.png
Publicado:

Ricardo Rodrigues:

esta montado à 1 mes e meio

um abraço

Publicado:

Olá senna,

O teu aquário é ainda muito "jovem" para um peixe difícil como o Chelmon rostratus. À semelhança de outros peixes difícieis estes gostam de aquários estabelecidos com parâmetros estáveis e onde ocorre a produção de alguma comida natural. Esta comida natural compreende uma multitude de microrganismos que vão desde simples copépodes, anfípodes às já referidas Bispiras violas. Á noite quando as luzes estão apagadas pega numa lanterna fraca para não incomodar os peixes "adormecidos" e observa atentamente no substrato toda a vida pequena que por lá anda.

Ainda não tive a oportunidade de fotografar as Bispiras violas para colocar neste tópico.

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Estou totalmente de acordo com o Ricardo. Um aquário com 3 meses não é um bom aquário para um Shelmon Rostatus.

O meu aquário tem mais de um ano (somando o nano e este) e só daqui a uns meses vou colocar um dos meus peixes preferidos: Shelmon Rostatus! :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá pessoal.

Tenho que agradecer ao Ricardo Rodrigues, pela amabilidade de partilhar a fotografia das Bispiras Violas.

Pois quanto ao Chelmon Rostratus, já desapareceram as aiptasias e começou a aceitar artemia congelada.

Parece que passou a parte mais dificil.

O zebrassoma tambem ja não pressiona tanto o chelmon.

Só continuo preocupado com a alimentação diversificada do chelmon, pois por enquanto só aceita artenia e pouca.

Obrigado a todos os que contribuiram com as suas sugestões.

Antonio Rodrigues

155_135.png
Publicado:

Olá

Eu também tenho um Chelmon como podes ver no meu avatar.

O teu problema é igual ao meu só que o meu chelmon além de petiscar pelo aquario as coisas que encontra só come larvas de mosquito.

Já expermentei de tudo agora estou a tentar artémia com Garlic da KentMarine para ver se começa a comer outras coisas.

Publicado:

Olá Fernando

Fernando : Já expermentei de tudo agora estou a tentar artémia com Garlic da KentMarine para ver se começa a comer outras coisas.

O que queres dizer com "artemia com Garlic", :evil: é alguma ementa? , formula? , para abrir o apetite ?... garlic=alho

, pois acho curioso que no mar os peixes possam apreciar alho... :!:

de qualquer modo quer resulte ou não põe -me a par da evolução do teu chelmom , pois o que um descobrir pode ajudar o outro, que eu farei o mesmo...

Antonio Rodrigues

155_135.png
Publicado:

boas antonio

O Alho Funciona Com estimulador do Apetite dos peixes, e acima de tudo ajuda a reforçar as defesas dos peixes.

Podes fazer o seguinte em casa:

- Em casa descascas um dente de alho, fazes um sumo de alho com a batedeira juntando sumo de limão (pouco) :roll:

Depois sempre que fores dar de comida, deixas a comida 2 ou 3 minutos de molho nesse sumo.

Ou entao fazes um batido caseiro onde incluas o alho.

Publicado:

boa sorte porque eu nao tive.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pois estou muito feliz, e como prometi cá vai mais um update.

O Marco madeira , recomendou-me uma comida congelada , a qual é destinada aos peixes anjos e borboleta, que é o caso do meu Chelmon Rostratus, comprei-a hoje e mal cheguei a casa não resisti em experimentar.

Qual não foi o meu espanto que ele aceitou de imediato.

Sendo assim já aceita artemia congelada, e agora esta mistura propria para peixes destas especies.

Nota: se alguem estiver interesado em saber qual a marca , envie-me uma mensagem por MP, para não fazer publicidade a marcas.

Obrigado

Antonio Rodrigues

155_135.png
  • 2 meses depois...
Publicado:

AntonioRod

resolvi comprar outro chelmon rostratus e gostaria de saber o nome dessa comida, porque as minhas aiptasias ja se foram e agora nao o tenho visto comer nada, nem misis, nem larva de mosquito nem mesmo artemia salina viva.

obg

Publicado:

Olá a todos.

O chelmon rostratus, é considerado Reef safe? Pode ser intruduzido num aquario com vários tipos de corais?

Cumps

Marco

Cumps

Marco.

Publicado:

o meu tem corais ele nao lhes fez mal, julgo que é reef safe.