MafaldaCruz Publicado Dezembro 26, 2010 Publicado Dezembro 26, 2010 Olá e antes de mais Feliz Natal a todos! Comprei o meu aquário na Aquaplante em Lisboa e a senhora disse-me que tinha de usar substracto fértil e areão por cima. Mas que tinha ir metendo substracto fértil por baixo do areão à medida que este se fosse gastando pelas plantas. Eu perguntei-lhe se isso não podia ser evitado e usar só substracto fértil sem ter areão por cima (eu quero ter plantas). A senhora disse-me que sim que se podia e vendeu-me um substracto preto que mais parecia areia da praia Flourite Sand Black. Eu acreditei e só pus o substracto mas, mal enchi o aquario com água este ficou todo turvo e nublado com o pó do substracto durante 4 dias e nem com o filtro ligado passava. Entretanto já atirei tudo fora. Ha algum substracto que possa ser usado directamente no aquário? Eu tenho sempre de usar areão por cima? Eu não queria ter que estar a escavar areão para "repor" o substracto ao longo do tempo... Obrigado e desculpem o incómodo. Beijinhos, Mafalda Citar
Unknown Publicado: Dezembro 26, 2010 Publicado: Dezembro 26, 2010 Não tenho a certeza, mas acho que tens mesmo que usar areão por cima do substrato, senão acontece isso que te aconteceu, água turva e não só, montes de algas também Citar
Vasco Matos Publicado: Dezembro 26, 2010 Publicado: Dezembro 26, 2010 Ora essa Mafalda, não é incómodo nenhum! Para a maioria do pessoal aqui, só conseguem ajudar porque em algum ponto do percurso na aquariofilia foram ajudados, e assim avançaram no hobby até ao ponto de já "não podermos" desistir, tal o bichinho... Bem, quanto á questão do substrato, há aqui alguma confusão. Decidiste criar um aquário plantado, e vais e bem colocar um substrato fértil. Existem substratos férteis que requerem o uso de um substrato inerte por cima, outros há porém, que podem ser usados como substrato único. Eu pessoalmente gosto sempre de usar Akadama por cima de qualquer substrato fértil. O areão de rio não é indicado para colocar em plantados, pois as raizes das plantas não se agarram facilmente a este. O que não consegui perceber foi o que a senhora da lija te disse... "Mas que tinha ir metendo substracto fértil por baixo do areão à medida que este se fosse gastando pelas plantas." Ora isto, é impensável. É impossivel de realizar. Existem é uma bolas da JBL e pastilhas fertilizantes que podemos colocar perto das raizes das plantas. Um substrato fértil coloca-se no aquário e dura largos meses, dependendo da qualidade. Mete-se o substrato fértil no fundo, a akadama (ou outra coisa) por cima, mete-se o hardscape(troncos e pedras) e plantas e fica assim largos meses, sem se tocar no substrato. Não te esqueças também Mafalda, que para conseguirmos um plantado com sucesso, com todos os tipos de plantas, devemos ter um sistema de CO2, e utilizar um ou vários fertilizantes liquidos que suprimam as necessidades das plantas. Um substrato fértil não basta na maioria das vezes, mas isto também depende da luz que vais colocar, CO2, etc. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ricardo.Fonseca Publicado: Dezembro 26, 2010 Publicado: Dezembro 26, 2010 Olá Mafalda e boas festas. Antes de mais, não devias ter deitado o areão fora. O Flourite black sand pode ser utilizado individualmente como substracto, penso que seja vulcanico e facilite o desenvolvimento das plantas mas daí até ser fértil não sei. Quase todos os substractos, principalmente os de uso directo (sem lavagem) no aqua deixam a água turva senão tiveres muito cuidado ao colocar a água no aqua. Quando a senhora da loja te falou em ires adicionando substracto penso que deveria dizer o que o Vasco já te disse acerca das pastilhas (reactivar o substracto fornecendo-lhe nutrientes - pastilhas, bolas, comprimidos,...). Quando se usa um substracto fértil este deverá ser isolado da coluna de água através de uma camada de substracto inerte - neste caso não era necessário e poderias usar somente o flourite - eu sou suspeito pois gosto desse substracto. Boa sorte e boa aquariofilia Ricardo Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 26, 2010 Autor Publicado: Dezembro 26, 2010 Olá Mafalda e boas festas. Antes de mais, não devias ter deitado o areão fora. O Flourite black sand pode ser utilizado individualmente como substracto, penso que seja vulcanico e facilite o desenvolvimento das plantas mas daí até ser fértil não sei. Quase todos os substractos, principalmente os de uso directo (sem lavagem) no aqua deixam a água turva senão tiveres muito cuidado ao colocar a água no aqua. Quando a senhora da loja te falou em ires adicionando substracto penso que deveria dizer o que o Vasco já te disse acerca das pastilhas (reactivar o substracto fornecendo-lhe nutrientes - pastilhas, bolas, comprimidos,...). Quando se usa um substracto fértil este deverá ser isolado da coluna de água através de uma camada de substracto inerte - neste caso não era necessário e poderias usar somente o flourite - eu sou suspeito pois gosto desse substracto. Boa sorte e boa aquariofilia Ricardo Fonseca Ola Ricardo, Obrigado pela resposta. O problema é que a água estava demasiado turva e não passava com nada, nem melhorava. E eu já estava a espera à 4 dias... o que podia fazer? eu até pus um líquido para tornar a áegua limpida mas nem isso fez nada. e aquele substracto como era de areia não dava para todas as plantas pelo que eu percebi. eu queria um que pudesse ser usado sem areão, mais grosso que a areia e que não sujasse o aquário todo ao pôr. Alguma sugestão? Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 26, 2010 Autor Publicado: Dezembro 26, 2010 ah...e eu não quero um plantado também queria por la peixes. Citar
Ruy M. Publicado: Dezembro 26, 2010 Publicado: Dezembro 26, 2010 lol Um plantado também pode levar peixes! O que pretendes é um aquario com algumas plantas, plantados são aquarios muito exigentes a varios niveis, não vai lá apenas com um substrato fertil (que até nem é necessário). Mas é (erradamente) usual utilizar o termo aquario plantado stricto sensu para designar aquarios com apenas algumas plantas. Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 26, 2010 Autor Publicado: Dezembro 26, 2010 lol Um plantado também pode levar peixes! O que pretendes é um aquario com algumas plantas, plantados são aquarios muito exigentes a varios niveis, não vai lá apenas com um substrato fertil (que até nem é necessário). Mas é (erradamente) usual utilizar o termo aquario plantado stricto sensu para designar aquarios com apenas algumas plantas. Sim Rui, mas isso é apenas uma discussão de termos técnicos. Nem eu nunca falei de plantados. Isso não tem nada a ver com a resolução do meu problema concreto. Citar
Ruy M. Publicado: Dezembro 26, 2010 Publicado: Dezembro 26, 2010 ah...e eu não quero um plantado também queria por la peixes. No comment Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 26, 2010 Autor Publicado: Dezembro 26, 2010 Ok. Rui, tem toda a razão, peço imensa desculpa. Creio que não entendeu o que quis dizer. Eu só disse que queria ter umas plantas e uns peixes. Mas o meu problemma não é esse. O meu problema é o que é que vou utilizar para o fundo sem ter muito trabalho. Obrigado e desculpe mais uma vez o mal entendido Citar
psi20 Publicado: Dezembro 27, 2010 Publicado: Dezembro 27, 2010 Ok. Rui, tem toda a razão, peço imensa desculpa. Creio que não entendeu o que quis dizer. Eu só disse que queria ter umas plantas e uns peixes. Mas o meu problemma não é esse. O meu problema é o que é que vou utilizar para o fundo sem ter muito trabalho. Obrigado e desculpe mais uma vez o mal entendido acho que devias usar o substrato que já tens e colocar por cima algum areao. neste caso o areao sim deve ser lavado antes de colocares no aqua... Citar
Recommended Posts