Aquario ~5.5L


Pedro_

Recommended Posts

Boa Dia a todos!

 

Ora bem comprei há uns tempos um aquário quadrado Nano, de aproximadamente 5,5L que já vem equipado com filtro interno e Luz (diária e nocturna, são LEDs), o modelo é:

- Aqua Box AA1919 (18x18x18)

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

Dá para manter uma colónia de camarões? se sim quais aconselham e quantos?

 

Venham ideias ;)

 

 

E, um Feliz Natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Máximo 3 red cherrys. Se bem que deva ter algum sítio para colocar futuros descendentes.

 

Feliz Natal! :x-mas:

 

Isso é que é pior, não dá para muitos não... os futuros descendentes iriam para o comunitário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5l, não é um aquário... é um recipiente.

Não metia mais que algumas pedrinhas e umas plantas...

Não só o espaço é pouquíssimo, como a reduzida litragem, irá certamente provocar oscilações nos parâmetros da água, que iram certamente afectar os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas pode albergar vivos se determinadas condições forem satisfeitas:

 

- Aquário perfeitamente maturado (mínimo 1 mês de ciclagem);

- Filtração muito acima do recomendado para esse tamanho (um filtro de cascata com caudal regulável e recomendado para um volume 10 a 20x superior);

- Acho a suplementação à filtração biológica e mecânica do filtro relevante, tanto pelo uso de químicos (resinas ou carvão activado) como plantas de crescimento rápido / flutuantes;

- Adição de poucos vivos, de muito pequenas dimensões, com pouco potencial reprodutivo (para não gerar excessos de população) e que essa adição seja muito gradual;

- Teste dos parâmetros mais importantes (ou utilização de testes permanentes) e trocas de água frequentes.

 

Os nanos são aquários muito interessantes de se manterem... mas não sem os devidos cuidados!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas pode albergar vivos se determinadas condições forem satisfeitas:

 

- Aquário perfeitamente maturado (mínimo 1 mês de ciclagem);

- Filtração muito acima do recomendado para esse tamanho (um filtro de cascata com caudal regulável e recomendado para um volume 10 a 20x superior);

- Acho a suplementação à filtração biológica e mecânica do filtro relevante, tanto pelo uso de químicos (resinas ou carvão activado) como plantas de crescimento rápido / flutuantes;

- Adição de poucos vivos, de muito pequenas dimensões, com pouco potencial reprodutivo (para não gerar excessos de população) e que essa adição seja muito gradual;

- Teste dos parâmetros mais importantes (ou utilização de testes permanentes) e trocas de água frequentes.

 

Os nanos são aquários muito interessantes de se manterem... mas não sem os devidos cuidados!

 

Concordo plenamente. Quanto à filtração, o filtro interno que já vinha parece-me adequado, no entanto alterei-o na sua constituição, retirei metade da sua esponja e adicionei alguma cerâmica, ficando constituído por esponja, cerâmica e carvão activo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais