Recommended Posts

Publicado

Boa Dia a todos!

Ora bem comprei há uns tempos um aquário quadrado Nano, de aproximadamente 5,5L que já vem equipado com filtro interno e Luz (diária e nocturna, são LEDs), o modelo é:

- Aqua Box AA1919 (18x18x18)

As minhas dúvidas são as seguintes:

Dá para manter uma colónia de camarões? se sim quais aconselham e quantos?

Venham ideias ;)

E, um Feliz Natal

Publicado:

Máximo 3 red cherrys. Se bem que deva ter algum sítio para colocar futuros descendentes.

Feliz Natal! :x-mas:

Isso é que é pior, não dá para muitos não... os futuros descendentes iriam para o comunitário.

Publicado:

5l, não é um aquário... é um recipiente.

Não metia mais que algumas pedrinhas e umas plantas...

Não só o espaço é pouquíssimo, como a reduzida litragem, irá certamente provocar oscilações nos parâmetros da água, que iram certamente afectar os camarões.

Publicado:

Apenas pode albergar vivos se determinadas condições forem satisfeitas:

- Aquário perfeitamente maturado (mínimo 1 mês de ciclagem);

- Filtração muito acima do recomendado para esse tamanho (um filtro de cascata com caudal regulável e recomendado para um volume 10 a 20x superior);

- Acho a suplementação à filtração biológica e mecânica do filtro relevante, tanto pelo uso de químicos (resinas ou carvão activado) como plantas de crescimento rápido / flutuantes;

- Adição de poucos vivos, de muito pequenas dimensões, com pouco potencial reprodutivo (para não gerar excessos de população) e que essa adição seja muito gradual;

- Teste dos parâmetros mais importantes (ou utilização de testes permanentes) e trocas de água frequentes.

Os nanos são aquários muito interessantes de se manterem... mas não sem os devidos cuidados!

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Apenas pode albergar vivos se determinadas condições forem satisfeitas:

- Aquário perfeitamente maturado (mínimo 1 mês de ciclagem);

- Filtração muito acima do recomendado para esse tamanho (um filtro de cascata com caudal regulável e recomendado para um volume 10 a 20x superior);

- Acho a suplementação à filtração biológica e mecânica do filtro relevante, tanto pelo uso de químicos (resinas ou carvão activado) como plantas de crescimento rápido / flutuantes;

- Adição de poucos vivos, de muito pequenas dimensões, com pouco potencial reprodutivo (para não gerar excessos de população) e que essa adição seja muito gradual;

- Teste dos parâmetros mais importantes (ou utilização de testes permanentes) e trocas de água frequentes.

Os nanos são aquários muito interessantes de se manterem... mas não sem os devidos cuidados!

Concordo plenamente. Quanto à filtração, o filtro interno que já vinha parece-me adequado, no entanto alterei-o na sua constituição, retirei metade da sua esponja e adicionei alguma cerâmica, ficando constituído por esponja, cerâmica e carvão activo.