Pedro_ Publicado Dezembro 24, 2010 Publicado Dezembro 24, 2010 (editado) Boa Noite a todos e um feliz natal! Ora bem como o nome indica, recentemente remodelei o aquário e vendi os seus habitantes pois não tinha o que fazer com eles durante este processo e alguns deles estavam a ficar grandes de mais para o tamanho do aquário, desta maneira de-lhes hipótese de se mudarem para melhor. Em termos de características do aquário: - Aquario: Aquapor 100x30x40, neste momento com o areão e tronco o seu volume deve rondar os 80-90 litros; - Calha: Das compradas no AKI, pois a que vinha infelizmente só trazia espaço para uma lâmpada, agora tem duas, uma comprada para as plantas(meia azulada) e a outra por enquanto é normal(a que vinha com a calha); - Neste momento já tem substrato fértil e areão; - CO2 caseiro. Plantas: - Hydrocotyle Leucocephala - Anubias barteri v. ‘Nana’ - Anubias barteri v. ‘Round Leaf’ (sem certeza que é esta) - Ludwigia peruensis - Musgo de Java - outra planta que não consigo identificar Invertebrados e Vertebrados: - 3 Betta Splendens juvenis (da minha criação) só cá estarão até terem idade para serem isolados - Algum Physias que foram introduzidos sem o querer fazer. A ideia neste momento será acabar de plantar e introduzir os peixes. Em termos de parâmetros físico-químicos não faço a mínima ideia de como se está pois não tenho nada para fazer os testes convenientes, Mas meramente a olho dá para ver que o musgo está com um verde bem vistoso embora não esteja a crescer a olhos vivos, a hydrocotyle desde que foi introduzida parece que cresce a olhos vistos tanto em tamanho como nas raízes que se vão formando e a Ludwigia está mais verde que vermelha embora pareça bem vistosa. Precisava de dicas vossas sobre que peixes manter neste aquário, portanto que venham ideias tendo em conta o seguinte: - Não quero Guppys, Molys, platies ou espadas; - Quero peixes pequenos que possam ser mantidos em estado adulto sem que o aquário pareça muito pequeno; - Já tive um Pleco que ficou mesmo muito grande e que tinha o terrível habito de levantar o areão todo o que deixava o aquário uma bagunça, por isso está fora de questão; - Eventualmente gostava de ter Ciclideos do lago Malawi mas isso pelo que consta implicava não ter a maior parte das plantas que queria, portanto embora gostasse está posto de parte; - Gostava de peixes de cardume ou pelo menos sociaveis entre si; - Em suma queria peixes de pequeno porte, bonitos (embora seja algo relativo) e interessantes de manter. Portanto venham daí as ideias Desde já um grande obrigado. Editado Dezembro 24, 2010 por Pedro_ Citar
Quo Publicado: Dezembro 25, 2010 Publicado: Dezembro 25, 2010 Deves ter antes demais o aquario ciclado, de preferencia colocar bacterias em frasco e bem oxigenado (água a cair em cascata e filtro com volume e com o minimo de 4x o volume de água). Depois disso, a minha sugestão para o teu aquário: peixes: 10 x Melanotaenia preacox (arco-íris anão /néon) - cardume (5 m + 5 f ou apenas 10 machos) 02 x Mikrogeophagus Altispinosus (Ciclideo Anão Altispinosa) - casal de ciclideos 02 x Ancistrus cirrhosus (ancistrus) - comedor de algas 05 x Corydoras aeneus (cory bronze) - limpa-fundos 05 x Pangio Kuhli (cobrinha) - ofídeo / limpa-fundos moluscos (comedores de algas/detritivoros): 02 x Pomacea Bridgesii (Ampulária Dourada) 05 x Vittina semiconica (Neritina sp "Onion" / Cebola) 05 x Clithon corona (clithon "Ouriço") 02 x Tylomelania sp. Poso "Yellow" para mim com isto, com um aquario bem arranjado fica um aqua muito interessante se tiveres jeito. Citar
Pedro_ Publicado: Dezembro 25, 2010 Autor Publicado: Dezembro 25, 2010 Deves ter antes demais o aquario ciclado, de preferencia colocar bacterias em frasco e bem oxigenado (água a cair em cascata e filtro com volume e com o minimo de 4x o volume de água). Depois disso, a minha sugestão para o teu aquário: peixes: 10 x Melanotaenia preacox (arco-íris anão /néon) - cardume (5 m + 5 f ou apenas 10 machos) 02 x Mikrogeophagus Altispinosus (Ciclideo Anão Altispinosa) - casal de ciclideos 02 x Ancistrus cirrhosus (ancistrus) - comedor de algas 05 x Corydoras aeneus (cory bronze) - limpa-fundos 05 x Pangio Kuhli (cobrinha) - ofídeo / limpa-fundos moluscos (comedores de algas/detritivoros): 02 x Pomacea Bridgesii (Ampulária Dourada) 05 x Vittina semiconica (Neritina sp "Onion" / Cebola) 05 x Clithon corona (clithon "Ouriço") 02 x Tylomelania sp. Poso "Yellow" para mim com isto, com um aquario bem arranjado fica um aqua muito interessante se tiveres jeito. Esqueci-me completamente do filtro, tenho um filtro externo da Tetra, Tetratec EX600 (que supostamente é o ideal para aquários de 60 aos 120L). E o aquário está a funcionar há perto de 2 meses. Qual a diferença entre ter um casal de Mikrogeophagus Altispinosus ou de Ramirezi? Muitos dos peixes aconselhados ficam bastante grandes, já tive experiência com Ancistrus e achei que ficavam grandes e a noite por vezes desenterravam algumas plantas. Já estava a pensar em corrys, mas se calhar das pigmeus para poder ter um número maior. Os invertebrados que aconselhas são todos deveras muito interessantes devem é ser difíceis de arranjar eheheh. Muito obrigado pelas ideias e pelo comentário. Citar
Quo Publicado: Dezembro 25, 2010 Publicado: Dezembro 25, 2010 (editado) A diferença é que os Mikrogeophagus Altispinosa tem aspecto mais parecido com os geophagus sp. que são muito elegantes/exoticos, logo fazem juz ao nome mikroGEOPHAGUS. A probabilidade de teres um Altispinosa com aspecto natural é muito mais alta que com um M. Ramirezi. Logo podes apressiar mais a beleza do peixe e a sua variação de cores, algo que dificilmente consegues com selecções artificiais. é também ligeiramente mais robusto que o Ramirezi. Todos os peixes que disse são de pequeno porte. Quanto aos ancistrus há uns que crescem alguma coisa e outros não. Não estarás a confundir um ancistrus com um pleco? é que vejo muito novatos a fazer confusão. E, digo-te quem me dera que os meus ancistrus ficassem grandes... Uns 20 cm, não me importava! tenho um que veio grande, e passado um ano, não cresceu rigorosamente NADA. Tem uns 10 cm, o que é pequeno. no entanto, li que estas a fazer um plantado, com substrato fertil e areão, o que inviabiliza muita da fauna que te disse, quer em termos de bem-estar animal, não gostam dessas condições, quer que te podem dar chatisses. Isto é corys, altispinosa, ancistrus e até kuhli podem não ser o ideal para esse aquário. O ancistrus realmente quando agita o rabo levanta tudo. mas é a tal coisa, eu tenho plantas e tenho a fauna que quero. Depende do que queres para o teu aquario. Editado Dezembro 25, 2010 por Quo Citar
Pedro_ Publicado: Dezembro 25, 2010 Autor Publicado: Dezembro 25, 2010 A diferença é que os Mikrogeophagus Altispinosa tem aspecto mais parecido com os geophagus sp. que são muito elegantes, logo fazem juz ao nome mikroGEOPHAGUS. A probabilidade de teres um Altispinosa com aspecto natural é muito mais alta que com um M. Ramirezi. Logo podes apressiar mais a beleza do peixe e a sua variação de cores, algo que dificilmente consegues com selecções artificiais. é também ligeiramente mais robusto que o Ramirezi. Todos os peixes que disse são de pequeno porte. Quanto aos ancistrus há uns que crescem alguma coisa e outros não. Não estarás a confundir um ancistrus com um pleco? é que vejo muito novatos a fazer confusão. E, digo-te quem me dera que os meus ancistrus ficassem grandes... Uns 20 cm, não me importava! tenho um que veio grande, e passado um ano, não cresceu rigorosamente NADA. Não, tinha um pleco que estavam com mais de 20cm e tinha 2 ancistros, macho e fêmea presumo eu visto que um tinha as protuberâncias na boca e o outro não, tinham uns 10-15cm. Obrigado pela explicação sobre os geophagus, não fazia a mínima ideia Citar
Quo Publicado: Dezembro 25, 2010 Publicado: Dezembro 25, 2010 editei o meu post, completando-o. abraço. Citar
Recommended Posts