Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal!

Ando tentado a transformar o meu aqua de 180 L biotopo característico asiático, num Tanganyika.

Após muita pesquisa, verifico em quase 100% das montagens tanganyikas, que não é usada a bomba de ar para oxigenar a água, pelo que questiono se tal será necessário para os peixes deste lago.

A questão também se prende pelo seguinte, um dia destes resolvi desligar a bomba de ar (ligada a 2 pedras difusoras) e elevar o tubo "flauta" de saída de água, para que houvesse uma grande agitação na superfície de forma a ser injectado oxigénio na água. Pensei ser suficiente, junto com a densa vegetação que tenho no aquário.

Lá fui à minha vida e quando regressei, no final da tarde, encontrei o meu góbio (Gobius gasteveni) muito ofegante a tentar chegar-se cada vez mais à linha da superfície da água. Liguei novamente a bomba de ar, mas o resultado foi trágico, no dia seguinte encontrei-o morto no fundo do aqua.

Quanto ao góbio, esta espécie é marinha, no entanto quando o comprei estava num aqua de água doce e já vivia no meu áqua há cerca de 1 ano.

Que me dizem pessoal?

Ricardo Domingues

Publicado:

Olá,

À mais de 20 anos que não uso pedras difusoras e nunca me morreu nenhum peixe com falta de "ar"...! Na verdade a dissolução das bolhas na água é mínima e o que a pedra difusora promove essencialmente, é uma corrente que faz com que a água seja oxigenada à superfície.

Quanto à tua questão, penso que a resposta é óbvia, não precisas de pedra difusora. Agora tens que garantir uma boa movimentação e filtração.

Abraço,

Diogo