Neckes Publicado Dezembro 22, 2010 Publicado Dezembro 22, 2010 Boas pessoal! Antes de mais quero desejar a todo o ppl do fórum boas festas! Então cá vai a minha duvida! Eu tenho 1 aquário de 126L e estou a fazer um novo setup. A minha ideia era fazer um plantado e andei a ler e pesquisar sobre iluminação que deveria utilizar. Sequindo a regra do 0,5-1 w/L eu ia precisar de 60-120 w mais coisa menos coisa certo? OK! O problema e' que a calha que tenho leva duas lâmpadas fluorescentes(T8 penso) de 60cm, e eu andei a procura e tal mas n encontro lâmpadas deste "modelo" com potencias tão elevadas. Penso que o standard para 60cm seja 18w... Onde posso encontrar lâmpadas de maior potencia?(se e' que existem...) Segundo o site da tropica as plantas que pensava utilizar(Anubias; Cryptocoryne; Vallisneria; etc.) são de fácil tratamento. Será mesmo essencial mudar de calha? É que o financiamento para aquariofilia é mto baixo... Cumps Citar
Ruy M. Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Tens 36w, certo? As lampadas t8 são standard, para 59cm só existe a potencia de 18w. Teres um plantado com essa iluminação está quase fora de questão, o que tu queres dizer é que queres ter um aquario com algumas plantas, são coisas distintas. como não queres gastar muito dinheiro sugiro então que optes por um aquario low tech, vai a essa area e ve o que se faz e retira ideias. Ainda assim o ideal era teres mais uns watts,podias por exemplo trocar as t8 por t5 l8. Ficavas então com 2 lampadas de 28w = 56w. Aproveita para fazer essa troca quando procederes á troca de lampadas (que deve ser feita de 9 em 9 meses), o que tens que adquirir adicionalmente é um balastro (electronico) de 28wx2 t5 e os suportes (fica +- a 20eur). A distancia dos encaixes é a mesma, só tens que trocar... Citar
leonix00 Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 (editado) Boas, Eu tive a mesma duvida que tu. Mas cada aquario é um aquario. Tempo de iluminação, quantidade e tipo de plantas, C02, fertilização, são tudo variáveis e que em quase nenhum aquario são iguais, e por isso o que funciona comigo pode não funcionar contigo. O meu é um comunitário na maior parte com barbos tem cerca de 20 plantas 100x40x50 = 200lts brutos e comprei uma calha de 4xT5 39W No inicio tinha as 4 lampadas 7h ligadas e estava a notar que algumas plantas estavam a ganhar alga castanha na folha. Reduzi a luz para 2x 39W 1 lamp para flora e outra normal e mantenho as 7h e nos ultimos 2 meses tem estado impecavel! Folhas verdinhas, sem algas e a crescerem bastante! Tenho C02 JBL com valvula solenoide. Agora se o teu objectivo é mm um plantado carregado de plantas é capaz de fazer falta mais luz, no meu caso estou com 2 lampadas a mais na calha... Não quis arriscar comprar a calha de 2 lampadas e depois necessitar de comprar 1 de 4. Boa sorte Editado Dezembro 22, 2010 por leonix00 Citar Comunitário 200lts
Neckes Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 Ok, já entendi que com esta calha não posso encher o aquário de plantas e musgos... Agora estou a pensar abandonar o projecto do plantado e montar apenas um comunitário só com kk coisinha la dentro. Vou ver se arranjo + hardscape e criar um novo layout em que o cinzento da pedra vai substituir o verde das plantas... Estilo floresta urbana talvez. Sendo assim deixo aqui o meu agradecimento pelos vossos posts! Se tiverem mais comentários/sugestões podem postar que eu vou continuar atento. Apesar de tudo custa-me abandonar a ideia do plantado... cumps Citar
Fernando_regio Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 E pa, tens uma porrada de plantas bem giras que não precisam de muita luz, co2 etc... mesmo "low Tech" consegues fazer uma coisa muito bonita e completa, só investigar. Citar
Recommended Posts