MafaldaCruz Publicado Dezembro 22, 2010 Publicado Dezembro 22, 2010 (editado) Olá a todos! O meu nome é Mafalda, tenho 19 anos e decidi criar o meu primeiro aquário de água doce. Decidi pôr um nome chamativo no fórum para ver se tinha uma ajuda mais rápida. Como estou limitada pela minha mãe em termos de orçamento e espaço, apesar de ter lido muito que este tamanho é não é o ideal, tive de comprar um aquário de apenas 20 litros. o "setup" como lhe chamam por aqui é: - Aquário de 20 Litros da Aquatlantis - Filtro Mini bio box I com 3 caixinhas lá dentro. Uma com bolinhas penso que de madeira, outra com umas argolinhas azuis e a ultima com uma esponja branca. - termostato FLUVAL Tronic de 50 watts - Protecção de plástico do termostato também da FLUVAL Tronic - Termómetro Marina Aquarium - Sifão Marina Easy Clean - Kit de testes Nutrafin: pH, NH3/NH4, NO3, NO2, KH/GH - Substracto Flourite Black Sand - Condicionador de água de torneira NUTRAFIN Aqua plus - Suplemento biológico para aquários NUTRAFIN Cycle - Luz LED incorporada na tampa com 19 leds de 1,5Watts cada um, o que dá um total de 28,5 Watts site do aquário: http://www.acuarioaberiak.com/documentos/Atlantisac%2040.www.acuarioaberiak.com.pdf Precisava agora da vossa ajuda em relação a algumas coisas... Já estive a ler muito no fórum mas há algumas perguntas que não entendi muito bem (talvez por ser uma novata nisto) 1. Tencionava por no aquário alguns guppies (aqueles peixes que nascem já peixes), e talvez neóns, talvez camarões, um limpa fundos e um limpa vidros. O que acham? Quantos poderei por de cada? eu sei que o espaço é mínimo mas eu sou muito dedicada e gostava mesmo de poder aproveitar o pouco espaço que a minha mãe me deixa ter. 2. Em relação aos guppies, se eles se reproduzem muito rapidamente o que faço quando houver muitos no aquário? Eles não se comem uns aos outros para equilibrar a população? 3. Tenho bastantes dúvidas em relação ao substracto. Eu gostava de ter 2 ou 3 plantas e a senhora da loja disse-me que eu nao precisava de por areao, apenas o substracto. É possível? Relembro que o substracto é areia. 4. O substracto areia nao vai sujar muito todo o aquário? http://www.ecomarine.com.br/images/Flourite%20Black%20Sand%20copy.jpg 5. Na loja na qual queria ir comprar os guppies, eles agora ficaram doentes e não estao à venda. Acham que é seguro eu ir comprar depois deles deixarem de estar doentes? ou é melhor ir comprar noutra loja? se calhar os desta loja mesmo depois de doentes estao com o sistema imunitario em baixo... 6. Por ultimo, no total, depois de ter explicado mais ou menos a minha ideia, quantos peixes me aconselham no máximo neste aquário? e qual é a temperatura ideal para eles? Os peixes escolhidos são uma boa escolha? Ou são demasiados? A loja onde comprei tudo chama-se Aquaplante e é em Benfica. Tinha lido aqui no fórum que era uma loja boa. Muito Obrigado pela vossa ajuda! Fico à espera de respostas para o meu primeiro aquário! Beijinhos Mafalda Editado Dezembro 23, 2010 por MafaldaCruz Citar
Ed_boy Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Olá a todos! O meu nome é Mafalda, t Olá mafalda!Podes escrever o resto :sign_welcome: Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras.
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Publicado: Dezembro 22, 2010 Olá mafalda!Podes escrever o resto :sign_welcome: já escrevi! podia-me ajudar? obrigado! Citar
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Olá Mafalda. Bem vinda a este hobby. 20Litros é muito pouco, sei que estamos limitados por razões de vária ordem mas se poderes ou assim que poderes tenta passar para o mínimo de 60 litros, isto não tem só a ver com o espaço disponível para os peixes mas também porque em 20 litros se torna muito complicado manter os parâmetros da água estáveis. Não sei se já leste e sabes sobre o ciclo do azoto, convêm saber se bem que em 20 litros pouco há que saber, TPA's muito frequentes é o básico. Podes também ler isto (se ainda não leste): [manual]inicio Na Aquariofilia 1 - 20 Litros são poucos litros, coloca um trio de guppys (macho e fêmeas) que depois eles criam, limpa vidros opta por Ottos, para limpar o fundo opta por camarões (Amano) ou caracóis. 2 - Os pais guppys podem comer os filhotes, se queres que sobrevivam alguns opta por colocar plantas que lhes ofereçam locais para se esconderem (fetos, anúbias, musgos, valisnérias). 3 - As plantas anteriores podes colocar com areão, akadama se quiseres uma cor mais acastanhada. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Publicado: Dezembro 22, 2010 (editado) Olá Hugo! Muito Obrigado pela ajuda... Em relação ao tamanho por enquanto não posso mesmo fazer nada... apenas quero dar uma vida saudavel aos poucos peixes que tiver. Ja li sobre o ciclo de azoto e penso que entendi como funciona. Em relaçao ao areao nao sei se percebeste a minha pergunta... eu ja tinha comprado aquele substracto que escrevi no setup.. posso usa-lo sem areao por cima? essa é a minha duvida. Pois eu sei que da para plantas a senhora da loja disse-me. So tenho mais uma pergunta... que provavelmente é parva... aqueles liquidos para tirar o cloro da agua e o das bacterias nitrificantes metem-se dentro do aquário cheio de água da torneira depois de o encher ou metem-se num balde antes da água da torneira ir para o aquário? Editado Dezembro 22, 2010 por MafaldaCruz Citar
psi20 Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Em relaçao ao areao nao sei se percebeste a minha pergunta... eu ja tinha comprado aquele substracto que escrevi no setup.. posso usa-lo sem areao por cima? essa é a minha duvida. Pois eu sei que da para plantas a senhora da loja disse-me. Deves colocar areao por cima So tenho mais uma pergunta... que provavelmente é parva... aqueles liquidos para tirar o cloro da agua e o das bacterias nitrificantes metem-se dentro do aquário cheio de água da torneira depois de o encher ou metem-se num balde antes da água da torneira ir para o aquário? uma vez que agora ainda nao tens peixes podes deitar directamente no aquario. primeiro tirar o cloro e só passado algum tempo as bacterias. quando tiveres o aqua a funcionar apenas precisas de adicionar o produto para retirar o cloro e convem ser fora do aquario. NB: as materias filtrantes de que falas as castanhas convem lavares/passares por agua primeiro pois libertam poeiras... dá uma vista de olhos no meu topico para veres as alteraçoes que fiz à minha biobox. Citar
psi20 Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 faltou o link http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=168378&st=0 Citar
Julius Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Olá Mafalda e bem vinda. Relativamente ao ciclo de azoto, basicamente metes o aquário a funcionar e só colocas os primeiros animais passado 3 semanas, assim evitas problemas ou enganos visto ainda estares a iniciar te. Quando ao produto do PH, quando já tiveres animais no aquário, e estiveres a fazer TPAs (1 por semana de cerca de 5 litros) ou seja 1 garrafão, basicamente basta teres um garrafão de parte (sem nunca ter sido usado para outros efeitos), apenas para isso e colocas lá as gotas. Importante, quando lavares as esponjas do filtro, lava-as com água que tenhas tirado do aquário, não laves nada no filtro com água da torneira. Qualquer dúvida avisa. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Publicado: Dezembro 22, 2010 Obrigado a ambos! Não sabia disso do filtro. Agora antes de ter peixes posso lavar o filtro em água corrente da torneira perfeitamente normal? Li algures nalgum sítio que o substracto também deveria ser lavado com água quente antes de ir para o aquário. Isso é verdade? Isso aplica-se ao meu substracto? Psi20, já conhecia o teu aquário, já tinha lido o teu tópico. Infelizmente a minha biobox só tem 3 caixinhas. Os cilindros de porcelana servem para que? Qual é a diferença para as bolinhas castanhas de bactérias ou para a esponja azul? Obrigado a todos mais uma vez. Se hoje tiver as respostas a estas perguntas acho que vou montar já o aquário. Mal possa meto fotografias Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Publicado: Dezembro 22, 2010 o filtro mini bio box pode estar semi-enterrado no substracto? não dificulta as entradas de água? Citar
psi20 Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 sim podes lavar o filtro... e sim podes enterrar parcialmente a box desde que os orifícios por onde entra a agua não fiquem obstruidos. o substrato creio que nao deves lavar (pelo menos nao lavei o meu) mas o areao sim. (o substrato fica no fundo do areao) se calhar devias colocar umas fotos para a malta ver em especial as materias filtrantes. a minha bio box tem: -ceramicas: AKA cilindros de porcelana, usados para ajudar à fixação de bacterias que te ajudam a estabilizar os parametros do aqua (devias colocar algumas no teu) -bolinhas castanhas, creio que para alem de filtrar tb têm por objectivo a fixação de bacterias. -a esponja azul creio ser mais para filtrar a agua -a esponja branca tb (NB: adicionei bastante la branca à que lá estava inicialmente pois era insuficiente...) se a tua biobox tiver uma caixinha preta nao a uses por agora, nao é necessaria. quanto à la branca eu retirei-a da caixa (tive que partir um pouco a mesma) pois depois dá-te mais jeito para lavares a mesma e eventualmente acrescentares alguma. Citar
psi20 Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 por curiosidade, qual é o modelo exacto do teu aqua? Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 por curiosidade, qual é o modelo exacto do teu aqua? Ola psi20, o meu aquário é um Atlantis 40! Acabei de o montar todo posso tirar uma fotografia mas ainda não se vê NADA! está tudo nublado por causa do substracto. Meti o termostato a 26 graus, creio que é o correcto para os guppies. Meti o termostato perto da bio box pelo que li é bom porque assim a água vai passando por lá e aquece o aquário todo e não cria hot spots. É normal a bomba da bio box ser muito fraquinha? é que eu meti o dedo no oríficio onde normalmente sai a água e não senti água nenhuma a sair. Mas aquilo faz barulho de uma bomba a funcionar... Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 Descobri um site do meu aquário: http://www.acuarioaberiak.com/documentos/Atlantisac%2040.www.acuarioaberiak.com.pdf Citar
Julius Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 Mafalda estas com a pica toda ehehhehe. Vai com calma a fazeres as coisas, é natural que ao inicio se cometa alguns erros, ainda hoje eu cometo por vezes, mas lembra te sempre que quanta mais calma tiveres mais possibilidade existe de fazeres tudo correctamente;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
psi20 Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 Ola psi20, o meu aquário é um Atlantis 40! Acabei de o montar todo posso tirar uma fotografia mas ainda não se vê NADA! está tudo nublado por causa do substracto. Meti o termostato a 26 graus, creio que é o correcto para os guppies. Meti o termostato perto da bio box pelo que li é bom porque assim a água vai passando por lá e aquece o aquário todo e não cria hot spots. É normal a bomba da bio box ser muito fraquinha? é que eu meti o dedo no oríficio onde normalmente sai a água e não senti água nenhuma a sair. Mas aquilo faz barulho de uma bomba a funcionar... é normal ficar com a agua turva fizeste bem em colocar o teermostato perto da box. quando à bomba a mesma tem uma portinholazinha onde regulas o caudal. verifica se está toda aberta. Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 ola. a bomba já estava no máximo. Antes de pôr a bio box no aquário experimentei a bomba e meti no máximo. Agora já tem alguma força quando ponho o dedo o que não tenho a certeza é se pus bem a bomba dentro da bio box. Porque a bomba tinha umas ventosas pequeninas, vou vos por um desenho explicativo: O meu aquário também está cheio de bolhas de ar por todo o lado... sabem como posso fazer com que deixe de ter bolhas? Li que as bolhas dentro do aquário são más porque aumentam a putrefacção. Obrigado e desculpem todas estas dúvidas Citar
psi20 Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 ola. a bomba já estava no máximo. Antes de pôr a bio box no aquário experimentei a bomba e meti no máximo. Agora já tem alguma força quando ponho o dedo o que não tenho a certeza é se pus bem a bomba dentro da bio box. Porque a bomba tinha umas ventosas pequeninas, vou vos por um desenho explicativo: O meu aquário também está cheio de bolhas de ar por todo o lado... sabem como posso fazer com que deixe de ter bolhas? Li que as bolhas dentro do aquário são más porque aumentam a putrefacção. Obrigado e desculpem todas estas dúvidas depende do formato da bomba... nao tinha nenhum tubo para ligares a bomba à saida? quanto às bolhas com um cartao multibanco passa pelo vidro que desaparecem. Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 Tinha uns tubos pequeninos mas não percebi bem onde se ligavam. Vou ver se descubro. Assim que puder meto uma fotografia do aquário para verem se está muito turva a água. Citar
psi20 Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 Tinha uns tubos pequeninos mas não percebi bem onde se ligavam. Vou ver se descubro. Assim que puder meto uma fotografia do aquário para verem se está muito turva a água. fotografa tb a bomba Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 Ok! Daqui a meia hora ponho aqui as fotografias! Espero a vossa ajuda... Obrigado por tudo! Beijinhos Citar
joniclicks Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 boas mafalda. bem vinda ao forum. ja foi quase tudo dito e tens material suficiente para começar o hobby mas vai com calma. coloca ai umas fotos do aqua e os parametros pra a gente te ajudar melhor. só um reparo essa calha de led´s de origem desses aquarios tem no total 1.5w de potencia nao 28.5w. cumps joni Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 Olá! Como prometi aqui vão as fotografias. Não se vê nada ainda!! o substracto preto ainda está muito em suspensão Aqueles pontinhos brancos que se vêm no vidro são bolhas de ar que teimam em não desaparecer... aqui estão: fotografia frente fotografia lado esquerdo (filtro e termostato): fotografia lado direito (termometro): fotografia parte de cima (isto parece tudo menos um aquário... estou tão triste): Eu acho que o filtro não está a funcionar muito bem... vou agora tira-lo e fotografar o filtro e a bomba para vos mostrar! Por favor ajudem-me! o meu aquário parece um pantano.... Citar
MafaldaCruz Publicado: Dezembro 23, 2010 Autor Publicado: Dezembro 23, 2010 Já tenho também as fotografias do filtro! Aqui está uma dele todo desmontado. Para que servem aquelas 3 pecinhas pequeninas? O tubo tem de encaixar na bomba? As 3 pecinhas não consigo perceber para que servem... a única que entendi foi aquela em forma de L que serve para direccionar o fluxo na saída do filtro se ligada ao tubo. Agora as outras duas... não faço ideia.. .... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 1, 2011 Publicado: Janeiro 1, 2011 Servem para ligar o tubo transparente à bomba de água, caso seja preciso mais um cotovelo. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts