Que índice de protecção (IP) ??


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

Estou a pensar em fazer uma calha DIY para o meu aquário porque a que tenho aqui é emprestada e dá muito pouca luz e já tenho as plantas a ficaram castanhas...

 

Qual o índice de protecção para os balastros que devo ter em conta? E para as lâmpadas (se se aplica)??

 

Fico de alguma forma alarmado porque tenho lido muito sobre leds comprados em chineses. Que IP têm? Será que a durabilidade por estarem num ambiente húmido e por vezes salino não é afectada?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não me parece que seja muito relevante o IP dos balastros, nem sei se isso vem referenciado neles! Normalmente o que eles trazem escrito, ou descrito nas especificações, é a Classe de Protecção. I ou II. I quando têm ligação à terra, e II quando são indicados para uso interno. Quase todos, se não mesmo todos, têm estas duas características.

 

De qualquer modo, a colocação dos balastros deve ser o mais resguardado possível, para evitar problemas.

 

Nas lâmpadas, o cuidado a ter é utilizar suportes estanques. Resolve o problema do índice de protecção.

 

Led´s dos chineses, nem devem ter as especificações correctas, quanto mais o IP!

 

 

 

Para aqueles que possam ler este tópico, e fiquem a saber o que é isto do IP, consultem este link.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos!

 

Parece que a minha pergunta não estava totalmente correcta, porque estive a investigar e o IP aplica-se à armadura como um todo e não às diversas peças da mesma.

 

Percebo muito pouco de electricidade e isto de misturar água com electricidade na calha DIY que pretendo fazer traz-me alguma apreensão... portanto, tenho mais 2 questões para quem tiver 1 minutinho me responder:

 

Ouvi dizer que não há suportes estanques para lâmpadas PLL. É mesmo assim?

 

Já agora o que recomendam? PLL ou tubulares (lineares)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal! Preciso mesmo de umas opiniões!

 

-- Ouvi dizer que não há suportes estanques para lâmpadas PLL. É mesmo assim?

 

--o que recomendam, tubulares ou pll?

 

Se me indicarem um tópico onde isto foi discutido também serve. Eu não encontrei

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não conheço suportes pll estanques, nunca vi!

 

Fluorescentes tubulares são fáceis de encontrar e a um preço razoável. Já o mesmo não se pode dizer das pll, que são mais caras. Quanto a mim, a pll tem uma vantagem: com o mesmo comprimento consegue-se ter mais potência que uma tubular.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...