Gremlyn Publicado Dezembro 21, 2010 Publicado Dezembro 21, 2010 Boas Estou a pensar em fazer uma calha DIY para o meu aquário porque a que tenho aqui é emprestada e dá muito pouca luz e já tenho as plantas a ficaram castanhas... Qual o índice de protecção para os balastros que devo ter em conta? E para as lâmpadas (se se aplica)?? Fico de alguma forma alarmado porque tenho lido muito sobre leds comprados em chineses. Que IP têm? Será que a durabilidade por estarem num ambiente húmido e por vezes salino não é afectada? cumps
David Cabete Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Boas Não me parece que seja muito relevante o IP dos balastros, nem sei se isso vem referenciado neles! Normalmente o que eles trazem escrito, ou descrito nas especificações, é a Classe de Protecção. I ou II. I quando têm ligação à terra, e II quando são indicados para uso interno. Quase todos, se não mesmo todos, têm estas duas características. De qualquer modo, a colocação dos balastros deve ser o mais resguardado possível, para evitar problemas. Nas lâmpadas, o cuidado a ter é utilizar suportes estanques. Resolve o problema do índice de protecção. Led´s dos chineses, nem devem ter as especificações correctas, quanto mais o IP! Para aqueles que possam ler este tópico, e fiquem a saber o que é isto do IP, consultem este link. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
[C4] Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Aqui fica o link para a tabela IP. http://www.icos.com.br/Pdf/lit_protip.pdf Deve-se usar no minimo IP67 se houver contacto com agua. Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
Gremlyn Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Publicado: Dezembro 22, 2010 Obrigado pelos esclarecimentos! Parece que a minha pergunta não estava totalmente correcta, porque estive a investigar e o IP aplica-se à armadura como um todo e não às diversas peças da mesma. Percebo muito pouco de electricidade e isto de misturar água com electricidade na calha DIY que pretendo fazer traz-me alguma apreensão... portanto, tenho mais 2 questões para quem tiver 1 minutinho me responder: Ouvi dizer que não há suportes estanques para lâmpadas PLL. É mesmo assim? Já agora o que recomendam? PLL ou tubulares (lineares)?
Gremlyn Publicado: Dezembro 28, 2010 Autor Publicado: Dezembro 28, 2010 Vá lá pessoal! Preciso mesmo de umas opiniões! -- Ouvi dizer que não há suportes estanques para lâmpadas PLL. É mesmo assim? --o que recomendam, tubulares ou pll? Se me indicarem um tópico onde isto foi discutido também serve. Eu não encontrei obrigado
David Cabete Publicado: Dezembro 28, 2010 Publicado: Dezembro 28, 2010 Boas Não conheço suportes pll estanques, nunca vi! Fluorescentes tubulares são fáceis de encontrar e a um preço razoável. Já o mesmo não se pode dizer das pll, que são mais caras. Quanto a mim, a pll tem uma vantagem: com o mesmo comprimento consegue-se ter mais potência que uma tubular. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
alcaide Publicado: Janeiro 9, 2011 Publicado: Janeiro 9, 2011 Onde se encontram David? Estou farto de procurar e ninguém me arranja. ALCAIDE
Recommended Posts