Recommended Posts

Publicado:

Cara Susana,

 

As fêmeas de Xiphophorus maculatus ( Platy ) são maiores do que os machos e quando estão em gestação apresentam uma barriga muito mais desenvolvida.

Na variedade selvagem ( original ) e em algumas estirpes desenvolvidas pelo homem, é ainda visível durante a gestação a dita “ mancha de gravidez “ que se situa no fim do abdómen, perto da zona anal e da barbatana com o mesmo nome de forma triangular.

O que me preocupa na mensagem é o facto da barriga do peixe se apresentar branca... é uma situação nova ou isso é normal no indivíduo em causa ?

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Publicado:

ola

eu ja tenu 1 platy assim a uns 2 meses penso k ele esta gravida mas tambem axo k ta a demorar tempo demais!!!

s algm m puder ajudar tambem agradeço!!!

abraços :oops::? :D

Publicado:

Olá David,

 

Embora se leia habitualmente que para a espécie tal da família Poeciliidae o tempo de gestação seja de tantos dias, isso só é metade da verdade.

De facto, em condições “ ideais “ de alimentação e de meio ambiente os peixes “ cumprem “ esses prazos ( mais ou menos ).

As espécies mais resistentes e habituadas ao longo de incontáveis gerações a cativeiro como o Guppy, também não fogem muito dessas estimativas independentemente do que eu disse atrás, contudo, infelizmente nem sempre é assim.

Se por motivos de stress ou de alguma incompatibilidade com o meio a maioria das fêmeas de poecilídeos ( como o Platy ) podem fazer-nos uma “ guerra de nervos “ e adiarem os partos por bastante tempo ( nalgumas espécies para lá dos 9 meses ).

Tal como certas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] abortam no Outono para não serem surpreendidas pelas baixas temperaturas do Inverno em gestação, outras espécies podem adiar a vindas das suas crias ao mundo devido a súbitas alterações no seu meio ambiente que aconselham um parto noutra altura mais propícia à sobrevivência das crias.

Para quando ?... só as progenitoras podem decidir com base em mecanismos que a natureza dotou as suas antecessoras à muitas gerações atrás.

Como ultrapassar este dilema ?

Tentarmos criar as “ melhores condições “ físico-químicas na água onde vivem, dar-lhes alimentação estimulante ( alimento vivo, por exemplo ), controlar a temperatura ( isto implica por vezes variações térmicas diárias e temperaturas mais baixas no Inverno ), dar-lhes muito espaço e vegetação abundante e... depois de todo este esforço rezar para que não tenha faltado nada, para que a futura mãe não esteja a retardar o parto por motivos de saúde e para que quando voltarmos a olhar para o aquário no dia seguinte eles estejam lá... uma nova geração de Platys.

Como tenho escrito em várias mensagens...

Nunca usem as chamadas " maternidades " com estes peixes por favor...

Estas caixas de tortura apenas funcionam com algumas espécies e têm a desvantagem de causar partos prematuros ou muito prolongados, stress às fêmeas com consequências graves na imunidade, poluição da água através dos alimentos não consumidos ( alimentos não vivos ) e aumentam o canibalismo e a agressividade.

O ideal é um aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes para se salvar uma boa parte da ninhada. Não interessa salvar TODOS os recém nascidos porque em breve teremos um aquário superlotado com peixes demasiado aparentados para os deixarmos reproduzirem-se entre si. ( A consanguinidade deteriora rapidamente uma população pequena ).

Desta forma evitam-se os males da ditas " maternidades " acima apontados, criamos uma atmosfera harmoniosa e natural para os nossos amados peixes e em certas espécies podemos mesmo acabar com os actos desesperados de canibalismo em pouco tempo se os adultos conviverem com crias no mesmo espaço ( mesmo que eventualmente consigam comer algum recém nascido ).

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Publicado:

Se o peixe tem a barriga totalmente branca de certo que n está para ter pequenos. Está assim a muito tempo susana? Se n pode ser Obstipação.

 

No caso do David Cruz, 2 mesês para ter as crias, penso que seja um pouco de mais. Sebem que o que disse o nosso "amigo" Cyprinodon, seja aparentemente correcto.

 

Mas vejam isto:

 

Hidropisia/Inchaço-De-Malawi

Sintomas: Abdómen inchado; as escamas podem esparar-se do corpo. O termo engloba todas as doenças que provocam inchaço anormal do abdómen e que muitas vezes não se distinguem umas das outras. A hidropisia crónica desenvolve-se devagar; nos casos agudos, os peixes incham rapidamente.

Causa: Mau funcionamento dos orgãos ou factores ambientais; níveis elevados de cloreto de sódio, nitrato, bactérias ou dieta pobre/incorrecta.

Tratamento: Não há. A correcção das condições do aquário e da dieta podem ajudar.

 

Não sou entendido em "viviparos".

 

Espero ter ajudado, esperem tb por mais ajudas.

 

Cumprimentos,

Bruno Pereira