nyx Publicado Dezembro 19, 2010 Publicado Dezembro 19, 2010 boas. este é o primeiro post neste forum, so tenho que vos agradecer pois ja aprendi muito nas leituras que tenho feito! tenho um aquario relativamente pequeno 80l(se nao estou em erro) que tenho com as minhas mollys ja á algum tempo, nao é plantado, e melhor ou pior consigo mante lo mesmo sem grandes conhecimentos neste mundo. depois de ler bastante, decidi aventurar me muito lentamente e adquirir material para montar um bichinho de 200l que vai ser a nova decoração da sala de estar =) como disse, aquario ja tenho, calha de ilumicação e termostato de 300w, o movel, estou em projecto com um colega carpinteiro. pretendo para este aquario um plantado com baixa manuntencao, pois trabalho em lisboa e so estou em casa ao fim de semana, irei la colocar, viviparos, e equipa de limpeza adequada. preguntas da praxe: que filtragem é indicada para 200l? sistema de co2 é essencial ou poderei nao te lo? obgd desde ja pelas respostas a medida que tenha desenvolvimentos colocarei aqui no forum e fotos incluidas cump Citar
robintiago Publicado: Dezembro 20, 2010 Publicado: Dezembro 20, 2010 um filtro bom para utilizares seria o eheim classic 2217 de modo a manter uma boa filtração(discutivel). tens outros filtros como eheim ecco e outros, mas considero este bom e fiável. o CO2 é dispensável pois tudo depende do crescimento das plantas e fertilização que tiveres. como só estás ao fim de semana, não se torna importante no meu ver. Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
Ruy M. Publicado: Dezembro 20, 2010 Publicado: Dezembro 20, 2010 Como o Robintiago disse tudo depende dos teus objectivos para o aquario, enquanto não souberes exactamente o que queres não te podemos dar grande ajuda. Referiste plantado, mas acho que deves estar a confundir plantado com um aquario com algumas plantas, são coisas distintas. Para manter um low tech com plantas não é de facto necessário co2, embora seja aconselhavel dependendo do numero de plantas. Apesar de tudo há muitos outros factores a ter em conta e que é preciso não esquecer. Citar
nyx Publicado: Dezembro 20, 2010 Autor Publicado: Dezembro 20, 2010 o projecto so comeca a avancar verdadeiramente depois de adquirir o resto do material essencial, mas depois disso, comecarei a pensar no layout que tentarei fazer. resumindo o que me disseram, para filtro o eheim classic 2217 é uma opcao valida, o sistema de co2 é dispensavel, pois terei algumas plantas e nao um plantado, a fertelização sera essencial. vou procurar aqui nos classificados o filtro e espero ter novidades breves Citar
Ruy M. Publicado: Dezembro 20, 2010 Publicado: Dezembro 20, 2010 podes também optar pela utilização de 2filtros mais fracos, também dá bons resulatdos. Citar
nyx Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Publicado: Janeiro 14, 2011 o projecto vai avançando lentamente, o dinheiro não abunda, mas o filtro eheim classic 2217 já se encontra na minha posse e a funcionar no meu outro aquário com o filtro interno, no dito coloquei cerâmicas e lã filtrante, aconselham mais alguma matéria filtrante? o móvel esta quase acabado, e apenas falta isso para colocar o aquário no sitio e começar a pensar num layout. certezas, vou usar humos como substrato fértil, pois é barato e pelo que li é um substrato aceitável, quanto aos inertes, gosto bastante do aspecto da sílica e da akadama, serão eles compatíveis?? Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 14, 2011 Publicado: Janeiro 14, 2011 Ambos se podem colocar... Presumo que te refiras á areia de silica, tem alguns inconvenientes e algumas plantas não gostam muito. Na minha opinião quanto mais grossa for a areia de silica pior será. Mas colocar silica por cima de humus não me parece boa ideia, a não ser que seja grossa. Quanto á akadama depende muito, mas é sempre uma boa escolha. Tudo depende do tipo de plantas, estetetica que pretendas, etc. Citar
nyx Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Publicado: Janeiro 14, 2011 então, presumo pelo que disse que a areia de sílica no inicio ficaria bonita, mas com o passar do tempo, o humus teria tendência a misturar-se ficando tudo com uma cor acastanhada! para isso mais vale ter akadama ou mesmo um areao de Quartz Negro. esteticamente gosto dos biótipos amazónicos e japoneses, ate ponderei fazer 50/50 no aquário, mas talvez saia uma coisa muito estranha, talvez algo parecido com o biótipo amazónico seja mais aconselhável, um tronco com bastantes ramificações e umas pedras, talvez de xisto Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 15, 2011 Publicado: Janeiro 15, 2011 Se a areia for fina, ao fim de uma semana está tudo misturado, isso é garantido, se for grossa não. Mas silica grossa na minha opinião é feio, mal por mal mais vale ter areão que é muito melhor para as plantas. Se queres areia porque não montas o aquario sem subfertil? Misturas de layout não dá bom resultado, os peixes vão acabar por estragar isso. O tronco fica sempre bonito com uma plantas anexadas na base, se calhar até dispensava o xisto, depende depois em concreto. Citar
Recommended Posts