Recommended Posts

Publicado

olá a todos!acabei de comprar um aqua de 1.20m.também ja tenho o termostasto.agora queria que me ajudassem quanto ao restante material necessário...que tipo de filtro devo comprar,´se é preciso bomba de ar...esses pormenores tecnicos que voces percebem mais que eu, concerteza.

muito obrigada

Publicado:

Tenho um aquário igual (1.20m) relativamente recente (desde 23.10.2004) e adquiri o seguinte material:

1 termo 300W (mas aconselho 2 de 150 a 200W para melhor distribuição térmica)

2 filtros exteriores Eheim 2026 (mas um deverá ser suficiente, eu é que resolvi ser previdente caso o 1º tivesse qualquer avaria)

Luminária - 1 Flora Glo + 1 Power Glo (é o tenho mas parece-me pouco, estou a pensar aumentar)

Kit CO2 (tenho da Nutrafin) mas sei de kit melhores ($$$) que poderás adquirir aqui mesmo através do Fórum.

Pelo menos um termometro para controlo da temperatura (na minha opinião, dois seria o ideal pois permitiria o controlo nas duas extremidades do aquário)

Dependendo da orientação das saídas de àgua e do tipo de filtro escolhido, uma bomba de ar e respectiva pedra difusora.

Não me recordo de mais neste momento.

Espero ter ajudado...

Cumprimentos,

Sérgio Costa

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Publicado:

Viva.

Antes de mais nada, benvinda ao Fórum.

Kit CO2 (tenho da Nutrafin) mas sei de kit melhores ($$$) que poderás adquirir aqui mesmo através do Fórum.

Aqui tenho de discordar de ti SergioCosta... Um sistema de CO2 é apenas necessário para quem quer manter um aquário plantado. Não é indispensável para aquários que tenham poucas plantas...(não sei se é o caso da soniameen)

Quanto à bomba de ar, passa-se o mesmo. Desde que se tenha uma boa agitação superficial da água, não é necessário um aparelho destes. Obviamente, torna-se "obrigatória" se tiveres bastantes peixes dentro do teu aquário, que farão com que a concentração de CO2 dissolvido seja superior à normal, podendo assim intoxicar-te os peixes.

Mais importante do que todos os equipamentos, é saber primeiro, que tipo de aquário queres montar. Dependendo dos habitantes que pretendes manter, convém saberes que tipo de água gostam, tipo de substracto, plantas, etc...

Antes de te começares a aventurar neste grande mundo da Aquariofilia, aconselho-te vivamente a leres um resumo de tudo o que te poderia ser respondido aqui no Fórum, em:

http://faq.thekrib.com/pt/index.html

Se por ventura não perceberes algo, ou não ficares totalmente esclarecida, concerteza que podes sempre perguntar por aqui. O que eu quero dizer é que uma pergunta tão vasta como a tua, tornaria este tópico numa grande salganhada. E para evitar isso, mais vale leres primeiro o "The Krib" e perguntares depois. Além do mais, que a maior parte das respostas que recebesses aqui no fórum, seriam de certa forma idênticas às dessa página.

Espero ter ajudado.

E mais uma vez, se precisares pergunta :arrow:

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá,

Não podia estar mais de acordo com o que disse o Ivanpantz, pois o que é indispensável para uns torna-se suplerfluo e dispendioso para outros, dependendo do que se quer ter no aquário. Como exemplo disso, temos alguns carissimos sistemas de iluminação e CO2, por isso vê 1º o que pretendes e depois define o equipamento necessario.

cumps,

sandro

Publicado:
Mais importante do que todos os equipamentos, é saber primeiro, que tipo de aquário queres montar.

Concordo 99,9% (só pra não dizer 100 :lol: )

Se, por exemplo, decidires montar um aquário de cíclideos africanos do Malawi , nem precisas de plantas (porque eles comem-nas) , nem precisas de co2 (porque não tens plantas) , nem de gastar montes de euros em iluminação (pela mesma razão). Ou seja, +€€€ para os peixes :P

Quanto ao filtro, depende do volume do aquário :D

ruarrr_avt.jpg
Publicado:

Boas,

:D 1º diz-nos as medidas so teu aqua (julgo que seja C120*A50*L40) 240L.

:lol: Depois eu apostava sempre num bom sistema de filtragem sempre exterior,(eu tenho um Eheim 2028 para 240L e eutou satisfeitissimo) para quaisqueres peixes que queiras ter.

:P O Co2 eu nem te aconselhado (não sei se tens experiencia em aquas) mas se és nova nisto não te aconselho mesmo porque senão tiveres plantas suficientes acabas por intoxicar os peixes e depois um sistema de CO2 ainda é carote , também podes fazelo tu (procura por DIY Co2 ou receita Co2).

:arrow: Em relação ao iluminação é que depende muito, se quireses ter um aqua com bastantes plantas e isso, vais precisar de +/- 1W por Litro (para fazer plantado ai já é necessario o CO2) mas se prentenderes teres só uma plantinha ou outra (anubias, egeria densa, echinodorus, etc) com 0.5W por Litro já as consegues manter e sem Co2. Depois tem a opção dos africanos que ai nem precisas de tanta iluminação (basta prai uns 60W) e sem CO2.

:arrow: Em relação ao termo eu também tenho um de 300W e não me queixo desque ponhas a saida do filtro dum lado e a entrada do outro vais ter uma boa distribuição da temperatura.

:arrow: Em relação ao substrato também depende para africanos areia (podes ir buscar á praia e lavar muito bem) e para os outros areão do rio um pouco mais grosso.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

desde ja muito obrigada a todos os que me ajudaram.

tenho um aqua de 52 cm...mas começa a ficar muito apertado para os meus escalares e pro meu discu.neste aqua tenho plantas artificias, porque tive receio de não as conseguir manter vivas. agora que tenho um de 1.20 queria fazer algo melhor...umas plnatinhas, não muitas, para começar...depois, consoante o que eu conseguisse logo irira aumentando-as.ja vi aqui alguns exemplos de aquas a serem montados(fotos) e reparei que se coloca uma camada de areao, outra(parece-me) de substrato e novamente outra de areao.deve ser pra manter a sobrevivencias das plantinhas...(julgo eu...) :D

ja percebi que se tiver poucas plantas nãp preciso de acessorios de co2, nem de bomba de ar...desta forma julgo ser necessário:

- um bom filtro exterior

- um bom termostato(300W)?

-a tal iluminação

- e gostaria de ter areia(julgo ja ter visto pr aqui um com areia no fundo e ficava muito bonito)

agradecia que me emendassem no que estivesse errada e me dessem as vossas sujestoes pra não perder os meus "meninos"

obrigada

Publicado:
umas plnatinhas, não muitas, para começar...depois, consoante o que eu conseguisse logo irira aumentando-as.ja vi aqui alguns exemplos de aquas a serem montados(fotos) e reparei que se coloca uma camada de areao, outra(parece-me) de substrato e novamente outra de areao.deve ser pra manter a sobrevivencias das plantinhas...(julgo eu...) :arrow:

O que podes fazer é meter um areão mais grosso por baixo(para segurar melhor as plantas) e depois por cima pores areia.

ja percebi que se tiver poucas plantas nãp preciso de acessorios de co2, nem de bomba de ar...desta forma julgo ser necessário:

È mesmo isso eu não te aconselho mesmo CO2 no inicio de um pantado e bomba de ar com um fitlro exterior nunca precisas.

- um bom filtro exterior

- um bom termostato(300W)?

-a tal iluminação

Sim posso ter dar a minha opinião:

:D Filtro Eheim Professional II 2026 (950L/H)

:lol: Termo correcto 300W

:P Iluminção eu arranjava uma calha para começar com 100W mas em vez de estares a gastar dinheiro 2x podes optar e comprar logo uma calha com +/-200W ai sim ficavas bem servida. :arrow:

- e gostaria de ter areia(julgo ja ter visto pr aqui um com areia no fundo e ficava muito bonito)

Sim fazes como te disse uma camada de areão grosso e por cima areia (cuidado que neste caso já não pode ser areia da prai porque vai-te aumentar o ph e a dureza (mau pos discus e escalares) por isso tem que ser areia do rio(é igual só que é o rio.)

Outra coisa eu já tive discus e escalares e tive 0problemas mas olha que se diz que não se deve juntar estes dois. Discus e altuns sim agora escalares não. Além dos escalares serem muito vorazes na hora de comer diz-se que tem uma bactéria não fatal para eles mas fatal para os discus.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Boas

Não sei se concordo que um plantado, mesmo no inicio, não deva ter injecção de CO2.

O CO2 é fundamental para que as plantas crescam em condições e bonitas.

Se o numero de peixes existentes der CO2 suficiente para que as plantas realizem a fotosintese tudo bem, mas se tal não acontecer as plantas não terão carbono suficiente na água e o CO2 é fundamental ao seu crescimento e desenvolvimento.

Em relação aos termoestatos acho que 2*150W é de todo preferivel a 300W directos por duas razões:

- Se o de 300W falhar não há substituto.

- 2*150w consomem menos electricidade pois ligam menos vezes e durante menos tempo devido à temperatura estar mais equalizada no aquário. É preciso não esquecer que os termoestatos ligam sempre que a temperatura baixa de um determinado valor e que no caso de 1,2m a queda de temperatura entre extremos não é despresável.

Quando ao areão... tenho em casa um plantado de 250L e como substrato tenho apenas areia de rio. As plantas estão boas, a crescer muito bem e mesmo existindo cerca de 5cm de altura de areão, este não compacta e permite às raízes crescerem.

Além disso as corydoras cá em casa adoram o areão, pois podem "fuçar" nele à vontade :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
Boas  

Não sei se concordo que um plantado, mesmo no inicio, não deva ter injecção de CO2.  

O CO2 é fundamental para que as plantas crescam em condições e bonitas.  

Se o numero de peixes existentes der CO2 suficiente para que as plantas realizem a fotosintese tudo bem, mas se tal não acontecer as plantas não terão carbono suficiente na água e o CO2 é fundamental ao seu crescimento e desenvolvimento.

Eu sei disso o que quis dizer é que achava que no inicio valia mais a pena gastar dinheiro em outras coisas e ao mesmo tempo adquirir mais experiencia visto que a sonia só tinha plantas artificias. Outra coisa é que eu não posso ter C02 sem uma boa iluminação porque depois as plantas não vão efectuar tão bem a fotossintese e vai gerar excesso de CO2. Quanto a mim :D :lol:

Em relação aos termoestatos acho que 2*150W é de todo preferivel a 300W directos por duas razões:  

- Se o de 300W falhar não há substituto.  

- 2*150w consomem menos electricidade pois ligam menos vezes e durante menos tempo devido à temperatura estar mais equalizada no aquário. É preciso não esquecer que os termoestatos ligam sempre que a temperatura baixa de um determinado valor e que no caso de 1,2m a queda de temperatura entre extremos não é despresável.

Claro que 2x 150W é sempre melhor do que 300W mas pelo que percebi a sonia já tinha comprado um de 300W. Por isso acho que não vale a pena trocar. Eu não tenho queixas :P

Quando ao areão... tenho em casa um plantado de 250L e como substrato tenho apenas areia de rio. As plantas estão boas, a crescer muito bem e mesmo existindo cerca de 5cm de altura de areão, este não compacta e permite às raízes crescerem.

Além disso as corydoras cá em casa adoram o areão, pois podem "fuçar" nele à vontade :arrow:

Se tu tens a experiencia quem sou eu para contraria... :arrow: Por caso sempre pensei que só com areia de rio fosse dificil as plantas aguentarem-se. Mas mesmo assim não seria melhor um pouco de areão grosso por baixo?

Publicado:

ja percebi...entao vou colocar umas pedritas que tenho ca em casa por baixo, e por cima a tal areia do ria...onde se arranja?nas lojas de animais?é que nunca vi na que costumo ir.obrigada a todos pela ajuda

Publicado:
Outra coisa é que eu não posso ter C02 sem uma boa iluminação porque depois as plantas não vão efectuar tão bem a fotossintese e vai gerar excesso de CO2. Quanto a mim :lol:  :P  
Não necessariamente... o Co2 dissolve-se na água até um certo limite, depois disso já não se dissolve mais (a água fica saturada) e é libertado.

A questão da iluminação é interessante... li aqui à uns tempos um artigo da trópica onde eles relacionavam iluminação com CO2 e segundo eles o CO2 tem um impacto superior nas plantas... idealmente, para as plantas, o aquário deve ser saturado de CO2, claro que quando existem peixes a coisa funciona de forma diferente e não podemos saturar a água pois os peixes morrem, mas os injectores da nutrafin por exemplo, permitem diminuir a quantidade de CO2 dissolvido na água de forma muito eficaz :arrow:

É tudo uma questão de balanço, mas com má iluminação e sem CO2, gastar dinheiro em plantas é deitar dinheiro fora.

Claro que 2x 150W é sempre melhor do que 300W mas pelo que percebi a sonia já tinha comprado um de 300W. Por isso acho que não vale a pena trocar. Eu não tenho queixas :arrow:

Eu tenho... uma conta de luz bem grande :D

E noto por exemplo que o meu termoestato de 300W liga muito mais vezes que o de 150W da minha esposa... e os aquários têm o mesmo tamanho e estão à mesma temperatura.

Por caso sempre pensei que só com areia de rio fosse dificil as plantas aguentarem-se. Mas mesmo assim não seria melhor um pouco de areão grosso por baixo?

Também pensava que seria dificil sim... mas não é.

Areão grosso por baixo podes por... mas quando sifonares o substrato esse areão vai ficar depois em cima.

Tenho um aquário de kribensis onde fiz essa experiencia de misturar areões e é isso que verifico. Com o tempo o areão grosso troca de lugar com o areão fino.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
ja percebi...entao vou colocar umas pedritas que tenho ca em casa por baixo, e por cima a tal areia do ria...onde se arranja?nas lojas de animais?é que nunca vi na que costumo ir.obrigada a todos pela ajuda

Boas

Areia de rio encontras nos hipermercados de materiais de construção (aki,maco,etc).

Normalmente vem em sacos de 20Kg e custa menos de 2€! Está habitualmente na secção dos cimentos.

Deves lavar muito bem esse areão pois vem muito porco.

Quanto às pedritas não te preocupes... a areia de rio vem com bastantes pedritas pequenas e talvez por esse motivo não compacte como outras areias que se vendem por aí.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!