Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Após uns anos sei estar ligado a aquariofilia decidi voltar a investir e comecei por um aquário de 40 Litro da Aquapor em modo Kit.

Configuração;

- Aquário de 40 Litros com Filtro;

- Bombar de ar tetra pac com 2 difusores;

- Areão fino misto cerca de 8 Kgs;

- Termostáto de 75W;

- 1 Rocha vulcânica com tons esverdeados;

Vivos:

3 - Rasbora trilineata Steindachner

2 - Petitella georgia

2 - Tetra neon

1 - Coridora albina

3 - Guppys (1 macho e 2 fêmeas)

2 - Echinodorus tenellus

1 - Cabomba caroliniana

Ainda não tenho o cenário como quero, estou esperando comprar um tronco pequeno e colocar musgo de java e talvez mais umas plantas. Em Janeiro espero ter já umas fotos e partilhar com a comunidade.

Publicado: (editado)

Boas pessoal,

Aqui seguem umas fotos do meu Aqua na versão 1, que irá no futuro levar uns updates :)

Espero que gostem.

med_gallery_52006_2628_66258.jpg

med_gallery_52006_2628_102548.jpg

med_gallery_52006_2628_87822.jpg

med_gallery_52006_2628_74858.jpg

med_gallery_52006_2628_60646.jpg

med_gallery_52006_2628_102660.jpg

med_gallery_52006_2628_39445.jpg

med_gallery_52006_2628_112637.jpg

med_gallery_52006_2628_70841.jpg

med_gallery_52006_2628_62100.jpg

med_gallery_52006_2628_68386.jpg

med_gallery_52006_2628_64577.jpg

med_gallery_52006_2628_108124.jpg

Editado por vjoxyodo
Publicado:

Olá cama-leao,

Sim devia ter comprado um substrato escuro. Foi mais pela experiência que tinha com o meu pai, mas vou adquirir ainda um tronco e mais plantas de modo a criar mais zonas com sombra :).

Obrigado pela dica

Publicado:

As plantas não são pra ficar dentro do vaso amigo :D tens que enterrar

Olá Nuno_Alves,

Sim ainda não finalizei o aqua em Janeiro vou comprar umas plantas e ai planto tudo talvez faça até uma TPA apesar de estar tudo normal com os niveis :)

Publicado:

Sim ainda não finalizei o aqua em Janeiro vou comprar umas plantas e ai planto tudo talvez faça até uma TPA apesar de estar tudo normal com os niveis :)

Entao? Tu só fazes TPA quando os níveis não estão normais?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Entao? Tu só fazes TPA quando os níveis não estão normais?

Olá Julius,

Pela experiência que tinha com o meu pai ele só fazia de 6 em 6 meses mas hj morreu-me um falso nariz bêbado e vejo que água do continente tem propriedades diferentes, do que a água da Madeira que é bem menos dura e mais suave. Amanhã vou retirar uns 20% e colocar água nova tépida. Mas os níveis estão dentro dos parâmetros, acho estranho ter morrido 1 peixe hj e os outros até estão um pouco apáticos.

Eu li tudo o que existia aqui no fórum para lembrar das coisas, mas claro que uso a minha experiência passada com o meu pai. Mas penso que 20% numa TPA já pode ajudar? O problema é q vou de férias 10 dias e o aquário fica por conta própria.

Alguma sugestão? Estou aberto...

Abraço

Publicado:

A minha sugestão passa se por se leste as informações aqui do fórum as seguires.

TAPS semestrais é para esquecer, os TPAs devem ser semanais.

Tu tens o aquário montado a quanto tempo? Ciclaste a água?

Se te morreu um animal e os outros estão apáticos, algo não esta bem.

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

A minha sugestão passa se por se leste as informações aqui do fórum as seguires.

TAPS semestrais é para esquecer, os TPAs devem ser semanais.

Tu tens o aquário montado a quanto tempo? Ciclaste a água?

Se te morreu um animal e os outros estão apáticos, algo não esta bem.

Boas Julius,

Sim ciclei 2 semanas depois coloquei 2 Néons e deixei mais 2 semanas até introduzir novos habitantes. No dia que comprei Néons Negros estes 2 morreram em 12 horas portanto vinham mal da loja. Ontem morreu um Rásbora Tesoura e hj um Guppy Fêmea, reparei que o PH subiu para 8-8.5 reparei pq fiz apenas o teste PH mais preciso.

Hoje de manhã já estavam mais activos e com as cores mais vivas, hj sem falta vou fazer um TPA se o PH mantiver-se alto vou deitar umas 3 gotinhas de limão para o PH descer, penso que será suficiente quero manter um PH de 6-7 são valores mais seguros para um comunitário.

Depois das férias vou remover tb os fetos são plantas mto altas e sinceramente não as acho piada vou meter plantas mais pequenas e enterrar como sugeriste. Paciência é o q eu tenho :)

Agradeço a tua disponibilidade e ajuda :)

Publicado:

Julius,

Já fiz um TPA de 1/3 e enterrei as plantas como sugeriram em post anterior. E comprei um redutor de PH daqui a pouco vou ver a medida a ver se baixou para os 7/7.5 :)

Publicado:

falas numa rocha vulcanica, mas tens mais rochas?

onde as fostes buscar, de que tipo são?

fizeste o teste do vinagre/limão às pedras?

retira as pedras de modo a perceber se é das pedras que a água está alcalina?

tens de fazer mais tps de modo a diminuir o ph.

cuidado com as variações bruscas do ph(superior a 0,5).

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Atenção que nem todas as plantas são para serem enterradas totalmente.

Se tens anubias e fetos de java por exemplo, elas preferem estarem semi-soltas.

Quanto ao PH, faz o teste com agua da torneira a ver como é que ele já vem.

Se vier com PH aceitável então algo no teu aquário esta a fazer subir o mesmo e tens que descobrir o que se passa;)

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

falas numa rocha vulcanica, mas tens mais rochas?

onde as fostes buscar, de que tipo são?

fizeste o teste do vinagre/limão às pedras?

retira as pedras de modo a perceber se é das pedras que a água está alcalina?

tens de fazer mais tps de modo a diminuir o ph.

cuidado com as variações bruscas do ph(superior a 0,5).

São rochas vermelhas porosas, mas ainda não fiz o teste do vinagre/limão. Agora estou de férias, mas po ano quando voltar vejo se é das rochas.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal,

Tive 10 dias de férias e os meus peixes sobreviveram bem depois da TPA de dia 23 Dez.

- 2 Néons

- 2 Falsos Nariz Bêbado

- Casal de Guppys;

- 2 Rásboras Tesousa;

- 1 Corydora Albino.

Desde q iniciei o aquário morreram 2 néons negros, 1 guppy femea e 1 rasbora tesoura. Introduzi hoje 3 femeas guppy, 1 macho guppy e 1 limpa vidros. Para já não introduzo mais nada talvez se encontrar neons chineses. O aquário está giro e tou a gostar do processo. Penso ainda esta semana tirar mais umas fotos visto que já coloquei mais plantas e tou a espera de mais umas :)

Publicado:

Boas,

Foi impressao minha ou falaste na Madeira?? es de la?? eu tambem vim de la a cerca de 3 anos e la tinha um aqua com cerca de 300L e tambem os meus pais faziam TPA's de 3 em 3 ou 6 em 6 meses mas ca nao e possivel as propriedades sao muito diferentes

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Publicado:

Boas,

Foi impressao minha ou falaste na Madeira?? es de la?? eu tambem vim de la a cerca de 3 anos e la tinha um aqua com cerca de 300L e tambem os meus pais faziam TPA's de 3 em 3 ou 6 em 6 meses mas ca nao e possivel as propriedades sao muito diferentes

Boas KillFace,

Sim sou natural de lá apesar de já estar a viver cá em Lisboa há 7 anos onde estudei e agora trabalho. Sim para teres um ideia ainda nas férias limpei um Aqua de 40 litros com 2 Escalares que foram oferecidos e tiveram 1 ano e meio sem TPA e inclusive não tinham filtro, mas ofereci um ao meu pai que vai apenas ciclar com o timer ao mesmo tempo que a luz, ainda esta semana vou criar um post fotos desse mesmo Aqua.

Mas sim a água da Madeira é perfeita para aquarifilia é pena só ver 1 ou 2 lojas especializadas e nem sp tem espécies diferentes como no continente. E digo-te mais o meu pai antes tinha mtos peixes e única coisa que ele controlava era o PH nunca controlou Amónio e afins e plantas dão a pontapé sem substratos e fertilizantes bastas termostáto para algumas o que é incrível. Sou ousado em dizer que o clima mais ameno ajuda tb talvez por se aproximar ao tropical :).

Qualquer coisa PM :)

Publicado:

Boas,

Aqui vão mais umas fotos novas do meu Aqua ainda dentro de semanas vai levar mais umas plantas que estou à espera. Mas está a ficar mais composto espero que gostem :)

med_gallery_52006_2647_50630.jpg

med_gallery_52006_2647_31930.jpg

med_gallery_52006_2647_45439.jpg

med_gallery_52006_2647_42225.jpg

med_gallery_52006_2647_22361.jpg

med_gallery_52006_2647_25945.jpg

med_gallery_52006_2647_52166.jpg

med_gallery_52006_2647_20021.jpg

med_gallery_52006_2647_13380.jpg

Publicado:

gosto do aquário como esta, não coloques mais plantas, se quiseres colocar mais plantas coloca daquelas rasteiras na parte da frente.

parece que vi ai um musgo java, tou certo ou errado???

se o tiveres colocar na parte da frente da pedra grande, não o escondas onde ele está.

Publicado:

gosto do aquário como esta, não coloques mais plantas, se quiseres colocar mais plantas coloca daquelas rasteiras na parte da frente.

parece que vi ai um musgo java, tou certo ou errado???

se o tiveres colocar na parte da frente da pedra grande, não o escondas onde ele está.

Boas,

Tou a espera de mais umas mas pouca coisa e sim tou a espera de umas rasteiras. Quando chegar refazer e colocar o musgo de java à frente. Entretanto vou ter uns cubos vodafone com plantaçoes para crescer e se tiver alevins de guppys meto lá tb :)

Thnks pelo input

Publicado:

fazes bem em colocar la os alevins, mas colocar la musgo e uma ou outra planta para eles se poderem esconder.

se colocares la uns camarões acho que não fazem mal aos alevins.

Publicado:

Sim claro, tb tou a fazer tratamento de 2 troncos bem pequenos q pretendo cultivar com musgo q ainda não sei qual. Camarões ainda é algo que não me excitou por assim dizer, desde sp tive peixes em casa e agora recomecei :)

Publicado:

Bem faço aqui um update ao meu Aqua.

Ontem efectuei uma TPA de 20% visto que tinha os Nitratos mto altos inclusive morreu um macho Guppy. E não sei o que aconteceu devo me ter distraído q parti a parte de cima do termostáto e o limpa-vidros entrou pelo mesmo e morreu lá :S, enfim amanhã compro um magnético já não corro mais riscos.

Até agora em baixas tive 2 Néons Negros (morreram talvez já vinham doentes da loja não aguentaram 12h), 1 Limpa vidros albino, 1 Rásbora Tesoura, 2 Guppys fêmeas.

Sobreviventes:

- 2 Rásboras Tesoura;

- 2 Falso Nariz Bêbado;

- 2 Néons;

- 5 Guppys (4 Fêmeas e 1 Macho);

Teste:

PH - 7 a 7.2;

NO3 - 25;

NO2 - 0;

GH - 14ºd;

KH - 5ºd:

Cloro - 0;

E tenho 2 Fêmeas tenho a certeza que tão grávidas este fim-de-semana já vou fazer os preparativos, inclusive vou adquirir um cubo vodafone a ver se consigo ciclar 1 deles rápido para colocá-las lá para parir ou mais para frente colocar os alevins :)

Publicado:

A água da madeira deve ter propriedades mágicas... pode ser uma água mais rica em nutrientes, mas isso é logo consumido pelas plantas. e não dá para fazer TPAs mais espaçadas com essa ou outra água "perfeita" ou não, a não ser que se tenha conhecimentos sobre o processamento do ciclo e dejectos e a forma de o controlar que é possivel num aquario dessa dimensão, com poucos peixes e muitas plantas.

Publicado:

A água da madeira deve ter propriedades mágicas... pode ser uma água mais rica em nutrientes, mas isso é logo consumido pelas plantas. e não dá para fazer TPAs mais espaçadas com essa ou outra água "perfeita" ou não, a não ser que se tenha conhecimentos sobre o processamento do ciclo e dejectos e a forma de o controlar que é possivel num aquario dessa dimensão, com poucos peixes e muitas plantas.

Epá calma que eu estou em Lisboa, apenas sou natural da Madeira e tenho lá o Aqua do meu pai com 2 Escalares que nem filtro tinham e tiveram ano e meio sem TPA e cheio de plantas. Eu tenho o ciclo controlado no meu Aqua cá em Lisboa, e nem sp os peixes morrem por causa da ciclagem às vzs já vem doentes das lojas, não sei se sabes mas os peixes passam por mto stress por vezes só para chegar a uma loja. Portanto se morreu 1 peixe em 10 de certeza q não será de falta de cuidado meu nas TPAs ou no ciclo, como foi dito aqui num post do fórum não recordo qual - leio opiniões e críticas dos outros e absorvo ou aplico-as como achar melhor, e claro a minha experiência como aquariofilista é que tomo como certo o bom ou mau caminho que tome num determinado processo.

E quanto à água da Madeira garanto-te que dá menos problemas que a de Lisboa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!