Black Pearl Publicado Dezembro 17, 2010 Publicado Dezembro 17, 2010 Boas a todos. Venho pedir um conselho a membros mais experientes com kinguios. O meu eterno dilema no meu aquário destes maravilhosos bichinhos são as plantas. Já tentei de tudo e eles conseguem sempre abocanhar as pobrezinhas...Desde amazonenses, passando por ambulias anãs (Limnophila sessiliflora), fetos de java e anúbias, acabam todas comidas. Estou a pensar agora tentar valisnérias e musgo de java...o que vos parece? Aconselham? Aceitam-se conselhos. Obrigada.
sugarstorm Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 (editado) Boas Black Pearl, Eu vou montar um aqua de Kinguios daqui a uns dias. Já tinha colocado um post nas Plantas a perguntar o mesmo. Após a nossa troca de MP's fui pesquisar e foi isto que descobri na net: - (Facto) É difícil ter Kinguios e plantas a conviver, mas não impossível. - Devemos ter plantas de folhas duras e grandes. - Devemos ter plantas que eles não gostem de comer. (dahhh) Esta foi a lista que arranjei tirada de vários sites e de um post aqui no fórum: Anubias Nana, Barteri Bolbitis heudelotii Ceratophyllum demersum Ceratopteris thalictroides Cryptocoryne ciliata, crispatula, willisi, wendtii e beckettii Echinodorus bleheri Echinodorus grandiflorus Echinodorus Lerei Hydrocotyle Leucocephala Hygrophila corymbosa angustifolia Microsorum pteropus (Feto de java) Vallisneria Americana Vesicularia dubyana A opinião é que estas, de uma forma geral, aguentam a voracidade dos Kinguios. Mas tu referes que as tuas Anubias Nana foram comidas, logo é melhor escolher algo maior, as Barteri talvez? Ou seja temos de ter plantas de Background e meio, mas frontais, nada! Já agora podes ir ao fórum das plantas ver a resposta que me foi dada no mês passado. Editado Dezembro 22, 2010 por sugarstorm
D-Backs Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Boas! Ora bem, venho acrescentar a experiência PRÁTICA aos conselhos TEÓRICOS que o sugarstorm te deixou. Por experiência própria (no meu aquario de kinguios de 35 L) posso te garantir que 70 % da lista que o sugarstorm te deu está correcta. O ceratophylum demersum é mesmo a unica que eu tirava dessa lista. Posso dizer-te que é um verdadeiro petisco para os Kinguios! Agora, se o teu objectivo, como eu, é manter plantas num aquario de Kinguios vou-te aconselhar o que me aconselharam a mim e que mantém os kinguios longe das plantas: dieta à base de SPIRULINA! Faz uma pequena pesquisa por aqui ou no Google para te informares. Para além de lhes dar as necessidades "vegetarianas" que precisam, reforça o sistema imunitário e coisas assim. Onde comprar? Eu uso o JBL Vert que qualquer loja de animais/peixes deve ter. Também podes mandar vir pela net e sai-te mais barato. Eu tenho, com sucesso, as seguintes espécies: Anubias Nana Vallisneria Americana Cryptocorynes Wendtii e Beckettii var. Petchii Echinodorus Cordifolius Microsorum Pteropus (Feto de Java) Microsorum Pteropus Windelov E desconfio muito que a Hydrocotyle Leucocephala (moedinha brasileira) e a Echinodorus Bleheri também se darão muito bem! Boa escolha! Cumps. D-Backs Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Black Pearl Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Publicado: Dezembro 22, 2010 Obrigada a ambos. Cumprimentos.
sugarstorm Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Boas, D-Backs: Espero muito em breve ter também conhecimento prático e não só teórico Quanto à ceratophylum demersum, só tá na lista pois no Forumaquario.com.br um brasileiro garante que é a única onde os kinguios não tocam LOL Tu dizes exactamente o contrário. Ou muito me engano, ou nisto das plantas e kinguios tem mesmo de ser por experiência. Uns juram que planta a,b,c são as que os seus peixes não comem e que adoram x,y,z. Outros dizem que a,b,c eles devoram e x,y,z não lhes tocam... Por isso parece que terá mesmo de ser por erro. Partir a cara algumas vezes até chegar a bom porto. Mas como vou ter 432 litros para "brincar" tenho muito por onde escolher. Pode é doer na carteira. Já agora obrigado pela dica da spirulina
D-Backs Publicado: Dezembro 22, 2010 Publicado: Dezembro 22, 2010 Podes crer! Os meus quando pus Ceratophylum foi um vê-quem-come-mais-primeiro (mesmo com a dieta de spirulina que já tinham). Eheheh Fogo 432 litros?! Que inveja... Eu estou agora a passar de água fria para água quente e de 35 L para 90 e já vi que não vou poder ter tudo o que queria... Enfim. Good luck ai com a tua "brincadeira". Hehe, cumps. D-Backs. Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Recommended Posts