Bruno Barreiros Publicado Dezembro 14, 2010 Publicado Dezembro 14, 2010 (editado) Caros, Em baixo partilho convosco umas fotos que penso serem algas BGA mas queria as vossas opiniões. O aquário tem cerca de 12 meses e estava estabilizado sem qualquer alga. Após um longo período sem CO2 e possivelmente um período de 3 semanas de demasiada alimentação (é o que dá deixar a mulher a tratar disso quando se está ausente) começaram a aparecer estas algas. O que tentei fazer até agora foi limpar ao máximo planta a planta e podar as mais afectadas, meter co2 e esperar mas a coisa não melhora, pelo contrário continua a crescer em força. Com a limpeza remexi um pouco no substrato e como é fértil tenho receio que possa ter afectado a coluna de água com um excesso de nutrientes. Após alguma leitura pelo forum, venho aqui pedir algumas opiniões do que fazer para as combater. Vejo que existem algumas técnicas com a utilização de produtos químicos (que queria evitar ao máximo) ou pela técnica do apagão. Devo dosear fertilizantes, deixar de dosear co2, gerar mais O2... Desde já agradeço por as vossas opiniões. Obrigado. Editado Dezembro 14, 2010 por Bruno Barreiros Abraço, Bruno Barreiros
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 14, 2010 Autor Publicado: Dezembro 14, 2010 Já agora medi entretanto os nitratos NO3 com um teste da JBL e dá < 0,5 ppm Obrigado Abraço, Bruno Barreiros
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 14, 2010 Publicado: Dezembro 14, 2010 Boas Bruno. Já agora medi entretanto os nitratos NO3 com um teste da JBL e dá < 0,5 ppm Então já sabes o que é que tens de fazer... Fertiliza isso com NO3 mas não te esqueças que por si só, elas não vão desaparecer. Trata de as sinfonar o melhor possível. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 14, 2010 Autor Publicado: Dezembro 14, 2010 (editado) Boas Bruno. Então já sabes o que é que tens de fazer... Fertiliza isso com NO3 mas não te esqueças que por si só, elas não vão desaparecer. Trata de as sinfonar o melhor possível. Cumprimentos Luís Fortunato Obrigado pela ajuda Luís. Desculpa a pergunta um pouco de quem sabe pouco mas que produtos existem para dosear NO3? Estive a ver e por exemplo o Elos FASE 2 contêm N e P, pode ser um bom produto mas devo adicionar uma bomba de oxigénio extra durante algum tempo uma vez que preciso de mais moléculas de O2 para se juntarem com o N? Tentei reduzir um pouco o ciclo de luz em prejuízo das plantas mas penso ser uma ajuda talvez. Vou também para a alimentação durante 2/3 dias. Quando ao co2 na vossa opinião devo parar ou continuar? Obrigado. Editado Dezembro 14, 2010 por Bruno Barreiros Abraço, Bruno Barreiros
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 15, 2010 Publicado: Dezembro 15, 2010 Olá de novo. Fertilizar NO3 usas KNO3.... Estive a ver e por exemplo o Elos FASE 2 contêm N e P, pode ser um bom produto mas devo adicionar uma bomba de oxigénio extra durante algum tempo uma vez que preciso de mais moléculas de O2 para se juntarem com o N? O Azoto (N) que vem no FASE 2 já vem sobre a forma de NO3 não precisas de te preocupar com isso. Já agora, que falas na bomba de ar, outra das causas das ciano-bactérias é a falta de circulação. Ou seja, aparecem em zonas de água estagnada. Tentei reduzir um pouco o ciclo de luz em prejuízo das plantas mas penso ser uma ajuda talvez. Podes fazer... elas até podem desaparecer, mas se não fizeres mais nada elas vão voltar. Vou também para a alimentação durante 2/3 dias. Não... continua a alimentar. O teu problema não é excesso de NO3 e/ou de PO4 mas sim falta de NO3. Quando ao co2 na vossa opinião devo parar ou continuar? Continua... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 15, 2010 Publicado: Dezembro 15, 2010 Já agora, que falas na bomba de ar, outra das causas das ciano-bactérias é a falta de circulação. Ou seja, aparecem em zonas de água estagnada. Acho que também deves ter isto em boa consideração. A adição de uma bomba de circulação costuma ajudar à redução das cianos, que podem como dizes estarem relacionadas com excesso de alimentação e detritos que ficam presos em zonas de pior circulação.
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 15, 2010 Autor Publicado: Dezembro 15, 2010 Obrigado Luís uma vez mais, os meus comentários em baixo. Fertilizar NO3 usas KNO3.... Ok obrigado. O Azoto (N) que vem no FASE 2 já vem sobre a forma de NO3 não precisas de te preocupar com isso. Já agora, que falas na bomba de ar, outra das causas das ciano-bactérias é a falta de circulação. Ou seja, aparecem em zonas de água estagnada. Ok vou então continuar a fertilizar diariamente com Elos FASE 2 para ver se subo um pouco os níveis de NO3. Quanto à bomba de ar referia-me a injectar mais O2 no aquário. Li na net que pode ajudar a combater mas agora estou confuso porque supostamente as ciano precisam de O2 para se desenvolver, se injecto mais ainda pior não? Podes fazer... elas até podem desaparecer, mas se não fizeres mais nada elas vão voltar. Ok vou ter isso em conta. Não... continua a alimentar. O teu problema não é excesso de NO3 e/ou de PO4 mas sim falta de NO3. Ok obrigado. Abraço, Bruno Barreiros
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 15, 2010 Autor Publicado: Dezembro 15, 2010 Acho que também deves ter isto em boa consideração. A adição de uma bomba de circulação costuma ajudar à redução das cianos, que podem como dizes estarem relacionadas com excesso de alimentação e detritos que ficam presos em zonas de pior circulação. Desde já obrigado Diogo. Vou tentar encontrar uma bomba de circulação baratinha para a ligar. Abraço, Bruno Barreiros
Apoxyomenos Publicado: Dezembro 15, 2010 Publicado: Dezembro 15, 2010 Fiquei com uma dúvida... Nos meus testes (Sera e Nutrafin) só tenho medidas em mg/l, e os meus valores de NO3 são 0.25mg/l. Acham isto pouco ou muito NO3, considerando que o valor se mantem estável desde antes do fotoperíodo até ao final do mesmo. Se 0.5ppm é pouco, a quantos mg/l corresponde? Obrigado
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 15, 2010 Publicado: Dezembro 15, 2010 Olá. Em água doce, podes admitir que mg/L é equivalente a ppm, uma vez que a densidade das águas doces é muito perto de 1 kg/L... Quanto aos valores, para te dizermos se é alto, baixo, assim-assim, depende de mais factores. Se fertilizas, qual a razão Watt/L, que plantas tens, etc... De certa forma, se é um aquário high ou low tech. Digo-te isto, porque tanto podes ter carências de Azoto como não ter... depende muito do que vês, nomeadamente os sinais que a plantas mostram. Se a teu ver as plantas estão saudáveis e não presentam cores esbatidas nem acastanhadas, nem plantas a morrer e com folhas só partes superiores, podes admitir que não tens carências de Azoto. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts