Zugas Publicado Dezembro 14, 2010 Publicado Dezembro 14, 2010 Boas! Talvez desde ontem 1 escalar que tenho, tem tido um comportamento mais tímido que me deixou mais alerta. O que de inicio não passada de uma súbita timidez, passou a um barbatana (direita) meio encolhida/presa e a outra (esquerda) com algumas manchas esbranquiçadas. A boca também revela algum esbranquiçado e a respiração "parece" mais ofegante. Continua a comer, mas "gosta" cada vez do fundo e de estar escondido, o que me está a deixar preocupado. Os outros peixes continuam todos iguais, sem qualquer alteração. Ph: 7.7 Amónia = 0 Temp: 27ºC/27.5ºC Seguem algumas fotos e um vídeo. Com o vídeo consegue-se perceber os problemas nas barbatanas. Alguém me consegue ajudar?? Obrigado, JT
Julius Publicado: Dezembro 14, 2010 Publicado: Dezembro 14, 2010 Boas, os escalares preferem águas mais ácidas a nível de PH. Tens o PH a 7.7, esta demasiado alto. Como estão os restantes parâmetros? Já tens os animais a quanto tempo nesse aquário? Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Zugas Publicado: Dezembro 14, 2010 Autor Publicado: Dezembro 14, 2010 Boas, os escalares preferem águas mais ácidas a nível de PH. Tens o PH a 7.7, esta demasiado alto. Como estão os restantes parâmetros? Já tens os animais a quanto tempo nesse aquário? Há mês e meio. Tenho mais 4 escalares sem qualquer sintoma. Achas que pode ser fundos ou parasitas? Cumps
Julius Publicado: Dezembro 15, 2010 Publicado: Dezembro 15, 2010 Fizeste o ciclo de azoto correctamente? Tens o aquário a funcionar a quanto tempo? OS restantes parâmetros como estão? Fazes Tpas semanais? FAz o teste de PH a água da torneira e diz me que valor te dá, vais ter que baixar esse PH, esta muito alto. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Zugas Publicado: Dezembro 15, 2010 Autor Publicado: Dezembro 15, 2010 Fizeste o ciclo de azoto correctamente? Tens o aquário a funcionar a quanto tempo? OS restantes parâmetros como estão? Fazes Tpas semanais? FAz o teste de PH a água da torneira e diz me que valor te dá, vais ter que baixar esse PH, esta muito alto. - Mudei de aquário há 2meses e meio. Passei tudo o que estava no antigo de 60 lt(que já o tinha há 8meses) para este de 120lt. Mantive o filtro, o areão, o tronco e 80% da água. Tive zero baixas e passado 1mês, inseri os escalares. - O aquário funciona há 2 meses e meio - Tenho só o teste da amónia = zero. Temperatura:27/27.5ºC - TPA semanais 20%. De 15 em 15 dias aproveito a TPA e aspiro o fundo. - Vou fazer testes à água da torneira para ver os valores. e Ver como está a água do aqua. Cumps
Julius Publicado: Dezembro 15, 2010 Publicado: Dezembro 15, 2010 Eu explico te a minha ideia;) Se a água da torneira já sair com esse PH, então é natural que a do aquário tb esteja alta entendes? Terás que tratar desse problema e existem formas de o fazer tal como usar turfa, ou CO2 ou meteres troncos. TPAs com água engarrafada também permitem descer o PH. NÃO USES PRODUTOS. Agora se a água da torneira sair com PH mais baixo, então algo no teu aquário esta a causar essa subida. Fazeres teste ao KH também ajudava... Pode por exemplo ser o teu areão que esta a subir o PH entendes? Por isso te digo, antes de fazeres alguma coisa, tens que descobrir de onde vem essa subida, se é a água em si da torneira ou se é algo no aquário que esta a fazer subir o pH. Quando souberes avisa. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Zugas Publicado: Dezembro 16, 2010 Autor Publicado: Dezembro 16, 2010 Boas! Então temos: PH (aquário): 7.8 Ph (torneira): 8 Tenho 2 troncos, CO2 não posso investir nesta altura, como se aplica a turfa?
Zugas Publicado: Dezembro 16, 2010 Autor Publicado: Dezembro 16, 2010 Boas! Então temos: PH (aquário): 7.8 Ph (torneira): 8 Tenho 2 troncos, CO2 não posso investir nesta altura, como se aplica a turfa? (Entretanto o escalar começa a voltar a ter um comportamento normal e a barbatana parece estar a melhorar...)
Julius Publicado: Dezembro 16, 2010 Publicado: Dezembro 16, 2010 Pronto, então está explicado, a água da torneira sai com PH muito alto. Fazes TPAs de 25 litros semanais não é? Muito bem, o próximo TPA vais fazer apenas com água de garrafão, compra no LIDL ou continente o mais barato que encontres, neste caso serão 5 garrafões. Após isso confirmas o ph do aquário e se necessário voltas a fazer nova reposição ate o desceres para o nível que queres. Nos próximos TPAs usas água engarrada e água da torneira, talvez 3 garrafões que dão 15 litros e 10 litros de água da torneira. Terás que ser tu a experimentar e ver o equilíbrio que consegues entre TPAs com dois tipos de água entendes a ideia? CO2 ajudava mas se não dá para já não fazes. Quanto a turfa, nunca usei logo não sou a pessoa indicada para te ajudar mas abre novo post ou procura no fórum posts já feitos que de certeza que encontras informações. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
[C4] Publicado: Dezembro 16, 2010 Publicado: Dezembro 16, 2010 (editado) Atencao que a marca de água do continente tem um pH de 8. Sabe mal que se farta Editado Dezembro 16, 2010 por [C4] Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
Julius Publicado: Dezembro 17, 2010 Publicado: Dezembro 17, 2010 ' timestamp='1292520575' post='1013104']Atencao que a marca de água do continente tem um pH de 8. Sabe mal que se farta Olha essa não sabia... Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
user elisa Publicado: Dezembro 18, 2010 Publicado: Dezembro 18, 2010 As manchas brancas são sintomas de parasitas, a respiração ofegante são problemas nas guelras (uma infecção de um fungo). Podes também ter problemas na qualidade da água.
elisabete.schiek Publicado: Dezembro 23, 2010 Publicado: Dezembro 23, 2010 É facil fazer injecção de CO2 caseira. Vai ao Google e procura "CO2 caseiro". Mas atenção à altura da pedra difusora e vai fazendo muitos testes de ph. No meu caso funcionou na perfeição. Num mês baixei no ph de 7.6 para 6.6 sem adição de químicos. Quanto ao problema do escalar parece-me ser uma infecção qualquer, tal como disse a Elisa. Sabes que o ph muito alto pode enfraquecer o sistema imunitário dos peixes e só alguns manifestam doença.
Zugas Publicado: Dezembro 27, 2010 Autor Publicado: Dezembro 27, 2010 O escalar melhorou e agora parece estar tudo a caminhar bem. Fui fazendo mais TPA do que o normal, apesar do PH não descer dos 7.2 agora. -------------------- Outra situação -------------------- Ontem quando regressei do fim-de-semana festivo deparo-me com isto: Não sei há quanto tempo ele estava assim mas o comportamento estava normal. Hoje de manha já não tinha nada... O que era "aquilo"? Cumps, JT
Julius Publicado: Dezembro 27, 2010 Publicado: Dezembro 27, 2010 Queres resolver isso rapidamente e sem gastar muito dinheiro? Vai ao LIDL compra meia dúzia de garrafões da marca deles que se não me engano tem ph a 5.0 e vais tirando água da torneira e repondo um garrafão de cada vez. Muda logo uns 15 litros inicialmente e passado 5 minutos faz o teste, se precisares vais mudando mais 5 litros de cada vez até teres isso direito;) Próximos TPAs, mudas sempre metade metade ou como vires que dá melhor resultado a nível de percentagem de cada tipo de água. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Zugas Publicado: Dezembro 27, 2010 Autor Publicado: Dezembro 27, 2010 Queres resolver isso rapidamente e sem gastar muito dinheiro? Vai ao LIDL compra meia dúzia de garrafões da marca deles que se não me engano tem ph a 5.0 e vais tirando água da torneira e repondo um garrafão de cada vez. Muda logo uns 15 litros inicialmente e passado 5 minutos faz o teste, se precisares vais mudando mais 5 litros de cada vez até teres isso direito;) Próximos TPAs, mudas sempre metade metade ou como vires que dá melhor resultado a nível de percentagem de cada tipo de água. Isso em relação ao Ph.... E em relação ao vídeo? Consegues identificar o que o escalar tem?
Zugas Publicado: Dezembro 30, 2010 Autor Publicado: Dezembro 30, 2010 Ninguém consegue identificar o que é "aquilo" no vídeo?
Zugas Publicado: Janeiro 3, 2011 Autor Publicado: Janeiro 3, 2011 Depois de comer aquela bola avermelhada voltou a sair de dentro dele. Passado algum tempo já estava normal... Não acredito que ninguém saiba o que é? Ajuda sff. Thx
Zugas Publicado: Janeiro 4, 2011 Autor Publicado: Janeiro 4, 2011 -------------------- Outra situação -------------------- Ontem quando regressei do fim-de-semana festivo deparo-me com isto: Não sei há quanto tempo ele estava assim mas o comportamento estava normal. Hoje de manha já não tinha nada... O que era "aquilo"? Cumps, JT UP
Recommended Posts