xic0 Publicado Janeiro 14, 2005 Publicado Janeiro 14, 2005 boas, eu ando ja com uma duvida desde que montei o aquario. o carvao activo... algumas pessoas dizem que nao presta porque mata as colonias de bacterias, outras dizem que torna a agua mais cristalina. Alguem me podia dizer as vantagens e desvantagens deste tipo de material? Citar xico
Dick Dastardly Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 O carvão filtra muito bem a água. Fica mesmo cristalina. Aliás filtra tão bem que absorve tudo quanto é elementos importantes à vida no aquário e os seus poros são tão pequenos que nem as bactérias lá cabem. Esse é que é o problema... Sugiro que ponhas o carvão a filtrar no máximo um dia para a água ficar cristalina e depois o tires. Também dá jeito para eliminar os medicamentos após um tratamento. Não recomendo é que o uses sistematicamente. Citar
xic0 Publicado: Janeiro 14, 2005 Autor Publicado: Janeiro 14, 2005 mas se tiver ceramica e outro tipo de massas filtrantes nao posso la deixar o carvao? Citar xico
Dick Dastardly Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Não convém. Mesmo que tenhas uma boa cultura de bactérias nas cerâmicas o carvão vai limpar os nutrientes da água. Em água doce não convém. Além disso o carvão entope rapidamente e quando isso acontece descarrega tudo para a água, ou seja de um momento para o outro tens a água cheia de nitritos, amónia e afins e pode ser perigoso. Citar
antonio silva Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Boas, Em vez do carvão , podes usar Resinas, a água fica cristalina, remove substancias nocivas e tem um prazo de utilização muito maior -6 meses tendo a vantagem de quando termina a validade não liberta as substancias nocivas que entretanto reteve. Comps Antonio Silva. Citar Cumps António Silva APC#128
jonas63 Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 O António e o Dick estão certos em te dizer que não deves usar carvão por sistema, no entanto as razões estão algo incorrectas. Dick: O carvão adsorve, ou seja os contaminantes ficam "colados" á superficie e nos poros do carvão activado, o carvão granular usado nos aquários além de permitir a passagem de bactérias é um bom suporte para o desenvolvimento das mesmas. O carvão não adsorve nitritos, nem amónia, nem nitratos, mas principalmente compostos orgânicos e pode quando esgotado libertar algumas das substâncias adsorvidas, mas não deita tudo cá para fora. António: As resinas não substituem o carvão pois são específicas para determinadas substâncias, esgotam-se quando atingem a respectiva capacidade, pode ser em 6 meses ou seis dias mas normalmente podem ser regeneradas pelo utilizador e voltar a ser usadas. A carvão deves usar para tirar a cor e cheiro da água ou depois de teres usado algum medicamento no aquário. Citar
xic0 Publicado: Janeiro 14, 2005 Autor Publicado: Janeiro 14, 2005 ou seja, posso usar carvao caso nao seja por muito tempo seguido. ex: 1 dia. ja agora, caso aplique um medicamento quando tempo tenho de ter o carvao para retirar o mesmo? Citar xico
jonas63 Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Podes até usar mais tempo... o necessário para tirar a cor por exemplo, não deves é usar por principio porque o carvão retira outras substâncias benéficas como por exemplo o ferro necessário para as plantas. Quanto aos medicamentos é dificil dizer porque teriamos de fazer uma análise para saber se já tinha sido tudo retirado, mas 1 ou 2 dias deve ser suficiente. Citar
_Dominic_ Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 este topico e muito esclaracedor mas se eu puser mais de 1 semana o carvao activo os meus peixes e palntas morrem??????? Citar 1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......
xic0 Publicado: Janeiro 14, 2005 Autor Publicado: Janeiro 14, 2005 entao e uma ultima pergunta. formam-se algas devido ao excesso de nutrientes certo? entao se utilizar-mos o carvao este vai tirar um pouco de nutrientes da agua? Citar xico
antonio silva Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 AS resinas que utilizo á 4 anos, segundo o fabricante, não só elimina fosfatos e desperdicios organicos, como mantem o ph estavel, elimina odores, mantem a água cristalina e previne o choque ionico , evitando assim situações de stress nos peixes.(?). Para agua doce e salgada. Made in U.S.A Se tem todos estes efeitos não sei, mas que a agua está sempre cristalina isso, confirmo. Jonas ,as resinas que te referes serão as da Rowa? É que os tipos fabricam 1 resina para cada substancia a remover(silicatos, fosfatos,e.t.c), Assim não á euros que cheguem... Cups Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
Dick Dastardly Publicado: Janeiro 15, 2005 Publicado: Janeiro 15, 2005 este topico e muito esclaracedor mas se eu puser mais de 1 semana o carvao activo os meus peixes e palntas morrem??????? Não. Mas com o uso prolongado podem enfraquecer e ficar mais susceptíveis a doenças. Quer dizer, morrer morrem de certeza, com ou sem carvão. Convém é que seja de velhice! O jonas63 parece melhor informado que eu, mas a ideia base é mesmo não usar por sistema. Citar
RamireZ Publicado: Janeiro 15, 2005 Publicado: Janeiro 15, 2005 Boas Então e com o uso de um filtro externo como se faz para se usar o carvão activado durante um curto espaço de tempo? Es forçado a trocar uma das "camadas" do filtro ao fim de um dia ou tem-se outra maneira de fazer utilização do CA? Cumps Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
jonas63 Publicado: Janeiro 18, 2005 Publicado: Janeiro 18, 2005 António. Não são as da ROWA mas até podem ser... há poucos fabricantes de resinas iónicas.. a PUROLITE é um deles... as marcas de material para aquário compram-lhes em grandes quantidades e vendem. Realmente há resinas para nitratos, fosfatos, etc... umas mais selectivas que outras... é um mundo. vê www.purolite.com ou www.resintech.com Ramirez: A tua questão é muito bem posta, eu pessoalmente gosto de mexer no filtro exterior o menos possível... aí é que dá jeito um filtro interior onde se possam colocar esses materiais "temporários" quando não precisas mais tiras o filtro. João Citar
Recommended Posts