Recommended Posts

Publicado

Ola a todos, ja andava a pensar em arranjar um aquario quando de repente alguem me ofereceu um usado com capacidade de cerca de 68l, mais coisa menos coisa...

Decidi colocar mãos a obra e fui buscar material a uma loja que vendia... no meio da minha inexperiencia com alguns conselhos do meu pai que teve um aquario durante anos com um ecossistema estavel.

A escolha do material foi a seguinte

Bomba de Ar Sera Precision air Plus 275R - 4W, 4,5L/minuto - 2 tubos de ar um deles com um T e 3 bolinhas difusoras para dar um efeito bonito

Filtro Submersível Elite Jet-Flo 100 com Espuma e Zeo-Carb

Relativamente ao Termostato não me lembro da marca mas comprei um com capacidade para aquecer um aquario com 80l logo deve servir perfeitamente para este...

A Luz ja vinha com o aquario... não sei ao certo o que esta lá!

Depois disto coloquei seixos pequenos, umas rochas vulcanicas dos açores e alguma conchas, antes de colocar no aquario meti isto tudo em agua a ferver durante uns tempos...

Usei depois uns liquidos para preparar a agua da torneira para ser usada em aquario.

Medi o Ph e esta a 7,5

Depois meti la uns pequenos seres vivos... uns 12 neons, 3 guppys, 3 Mollys e um Palhaço!

Desde ontem que estão nas sete quintas e ainda não se passou nada de mal... o palhaço é um agitado que passa todo o dia a brincar pela corrente gerada pelo filtro...

Se verificarem algum erro grave no que fiz digam qq coisa eu tenho andado a pesquisar acerca do assunto.

Tencionava colocar uma alga antes de ter os peixes mas os meus pais precipitaram-se e apareceram em minha casa com os peixes logo. Quero ver se logo a noite trago uma plantinha ou duas, queria arranjar uns 2 limpa fundos e 2 limpa vidros tambem...

Publicado:

Se verificarem algum erro grave no que fiz digam qq coisa eu tenho andado a pesquisar acerca do assunto.

Depois meti la uns pequenos seres vivos... uns 12 neons, 3 guppys, 3 Mollys e um Palhaço!

Olá bem vindo, convém leres algumas coisas sobre o ciclo do azoto, pois o que indiquei em cima é um erro frequente a quem começa.

Colocaste muita fauna para inicio, e fauna a mais para o tamanho do aquário.

Como não fizeste o ciclo o nível de amónia vai disparar e como tal terás que efectuar Trocas Parciais de Água (TPA) com frequência.

O palhaço é um peixe que se tiver espaço vai crescer muito, sem espaço fica atrofiado pois não tem para onde crescer.

Publicado:

Pah o erro é que a malta primeiro faz e só depois pergunta...

A montagem do aquário faz se calmamente e só depois de umas 3 a 4 semanas (pode ser mais ou menos, só fazendo testes é que se pode concluir porque cada caso é um caso)com a água a ciclar e atingindo o fim do ciclo do azoto é que se pode introduzir animais.

E esta introdução faz se mais uma vez calmamente, ou seja, aos poucos.

Meteste os teus animais numa água que não tem um ecossistema ainda criado, que não apresenta equilíbrio e meteste demasiados animais de uma só vez.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Pois, a coisa foi muito precipitada... eu tenho noção disso. mas ja la vão 4 dias e nenhuma baixa, os peixes parecem animados, pelo menos divertem-se bastante a nadar contra a corrente provocada pelo filtro submersivel!

Tenho andado de olho neles e a coisa parece andar bem!

Eu vou actualizando o que se vai passando

Publicado:

Mete pouca comida nos próximos dias, precisas de evitar excesso de carga orgânica.

Brevemente vais ter um pico de nitritos o que é normal no ciclo de azoto.

Como esta a tua água a nível de amonia e de nitritos?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!