Recommended Posts

Publicado

BOA NOITE...

a pergunta é a seguinte, os machos desta especie quando não são dominates no aqua com que cor ficam!?

pois é....

no meu aqua, há uns tempos introduzi dois peixes desta especie, e no que reparei ontem foi que a femea já confirmada apareceu de boca cheia..mas o suposto macho em vez de apresentar o azul escuro caracteristicos, apresenta uma cor entre o beje e o amrelo (mas não tem muito a haver com o amrelo pois está bastante mais esbatido)...dai a minha dúvida será que tem esta cor por não ser dominate? o curioso é que o suposto macho, como é caracteristico, apresenta uma pinta amarela na barbatana "anal" (não sei se será este o termo)..!

agradecia uma ajuda!!

obrigado

Publicado:

Olás,

a pergunta é a seguinte, os machos desta especie quando não são dominates no aqua com que cor ficam!?
Os johannii macho adultos são azuis, sejam dominantes..ou dominados. :lol:

Os jovens são amarelos...coloração que dura até aos 7-9meses mais ou menos.

mas o suposto macho em vez de apresentar o azul escuro caracteristicos, apresenta uma cor entre o beje e o amrelo (mas não tem muito a haver com o amrelo pois está bastante mais esbatido)...dai a minha dúvida será que tem esta cor por não ser dominate?

Não, deve ter essa cor por se tratar de um peixe jovem. Com o tempo ele muda para preto/azul...não te preocupes.

Caso tenhas outro macho parecido no aquário (algo a evitar), esta mudança poderá levar muito tempo...ou nem sequer vir a dar-se.

Deves preocupar-te, sim, caso tenhas peixes incompativeis cromáticamente com os johannii (Ps. saulosis, Melano. interruptus, Metriaclima "msobo"...etc) ou simplesmente peixes com cores semelhantes á femea (amarelos :idea: ), e não tenhas assistido ao "acto", pois poderás ter aí uns "belos" hibridos na boca da fêmea. :wink:

Caso tenhas visto os dois a acasalar, boa sorte com a descendência! :D

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

desculpa estar a fazer mais perguntes ...

o que chamas ao acto!? a unica coisa que eles custumavam fazer era andarem os dois aos circulos, sempre atrás da cauda um do outro..será?

humm...em relação a idade eles são bem mais novos.

ultimo pergunta espero não estar a ser chato..mas existe uma idade para eles se tornarem sexualmente activos !?

obrigado

Publicado:

mais uma vez...

foi agora dar uma ultima vista de olhos ao aqua e para minha surpresa o meu suposto macho Metriaclima estherae, tem a boca um pouco cheia :idea: !! será que o macho Melanochromis johannii limpou as duas!?

que grande confusão :wink: .. já agora em relação ao Melanochromis johannii é normal o macho estar no meio das rochas e a femea andar um pouco a deriva no aqua!? em relação a Metriaclima estherae que faço com os seus filhos!?

obrigado pela ajuda!

abraço