Melanochromis johannii...DÚVIDA !!!


Joes

Recommended Posts

BOA NOITE...

 

a pergunta é a seguinte, os machos desta especie quando não são dominates no aqua com que cor ficam!?

 

pois é....

no meu aqua, há uns tempos introduzi dois peixes desta especie, e no que reparei ontem foi que a femea já confirmada apareceu de boca cheia..mas o suposto macho em vez de apresentar o azul escuro caracteristicos, apresenta uma cor entre o beje e o amrelo (mas não tem muito a haver com o amrelo pois está bastante mais esbatido)...dai a minha dúvida será que tem esta cor por não ser dominate? o curioso é que o suposto macho, como é caracteristico, apresenta uma pinta amarela na barbatana "anal" (não sei se será este o termo)..!

agradecia uma ajuda!!

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

a pergunta é a seguinte, os machos desta especie quando não são dominates no aqua com que cor ficam!?
Os johannii macho adultos são azuis, sejam dominantes..ou dominados. :lol:

Os jovens são amarelos...coloração que dura até aos 7-9meses mais ou menos.

 

mas o suposto macho em vez de apresentar o azul escuro caracteristicos, apresenta uma cor entre o beje e o amrelo (mas não tem muito a haver com o amrelo pois está bastante mais esbatido)...dai a minha dúvida será que tem esta cor por não ser dominate?

 

Não, deve ter essa cor por se tratar de um peixe jovem. Com o tempo ele muda para preto/azul...não te preocupes.

Caso tenhas outro macho parecido no aquário (algo a evitar), esta mudança poderá levar muito tempo...ou nem sequer vir a dar-se.

 

Deves preocupar-te, sim, caso tenhas peixes incompativeis cromáticamente com os johannii (Ps. saulosis, Melano. interruptus, Metriaclima "msobo"...etc) ou simplesmente peixes com cores semelhantes á femea (amarelos :idea: ), e não tenhas assistido ao "acto", pois poderás ter aí uns "belos" hibridos na boca da fêmea. :wink:

Caso tenhas visto os dois a acasalar, boa sorte com a descendência! :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa estar a fazer mais perguntes ...

 

o que chamas ao acto!? a unica coisa que eles custumavam fazer era andarem os dois aos circulos, sempre atrás da cauda um do outro..será?

humm...em relação a idade eles são bem mais novos.

ultimo pergunta espero não estar a ser chato..mas existe uma idade para eles se tornarem sexualmente activos !?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez...

 

foi agora dar uma ultima vista de olhos ao aqua e para minha surpresa o meu suposto macho Metriaclima estherae, tem a boca um pouco cheia :idea: !! será que o macho Melanochromis johannii limpou as duas!?

que grande confusão :wink: .. já agora em relação ao Melanochromis johannii é normal o macho estar no meio das rochas e a femea andar um pouco a deriva no aqua!? em relação a Metriaclima estherae que faço com os seus filhos!?

 

obrigado pela ajuda!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais