gcota Publicado Dezembro 12, 2010 Publicado Dezembro 12, 2010 Boas, estou a iniciar um aquario, e tenho lido extensivamente este forum de qualidade para me ambientar e aprender um pouco sobre os procedimentos a ter. um das questões que ainda se prende, é com os TPA's , estes são realmente sempre necessário ? nao bastará termos filtro externos com capacidade adequada para evitar os TPA's ? desde já Obrigado, Gil Citar
Rui Galrão Publicado: Dezembro 12, 2010 Publicado: Dezembro 12, 2010 a resposta a tua pergunta é simples e directa.. 'NÃO' lê sobre o ciclo do nitrogénio ficas a saber porque.. Citar O meu aquário.. AQUÁRIO AFRICANO by Rui Galrão Projecto do meu Lago em standby
rpn Publicado: Dezembro 12, 2010 Publicado: Dezembro 12, 2010 boas eu pessoalmente nao sigo a regra das TPA á risca.eu tenho um aqua c/600lts 3 filtros externos : 1 com 1500lts/h,e os outros 2 com 1000lts/h cada.... simplesmente acrescento agua, e 1 vez semana troco 10% agua.... tenho tambem 1 filtro UV.. e agua é de osmose e Co2 para manter o ph sempre nos 6.2 maximo 6.5 por isso acho que o realmente importa é capacidade do sistema de filtagem que cada aqua tem.....e atenção que tenho altuns... cumps rui Citar
telmo vale Publicado: Dezembro 12, 2010 Publicado: Dezembro 12, 2010 boas voute explicar porque á que tens de fazer tpas. para se iniciar um novo aquario é presiso que o aquario estableça uma quantidade de bacterias nitrificantes que decompoe a amonia e os nitritos a 0 só depois disso é que podes colocar ALGUNS PEIXES (n é logo 65 de uma vez) mesmo se tiveres um filtro externo isso n te quer dizer que deixas de fazer tpas porque as bacterias nitrificante nao te decompoe os nitratos, os nitratos n se decompoe com oas bacterias nitrificantes mas sim com as mudanças de agua. os nitratos so sao prejudiciais se tiverem mto altos. o filtro é apenas uma parte para filtrar a agua e para o mais importante ter as colonias de bacterias, alem dessas estarem presentes em todo o aquario mas tu nao as ves. n sei que quantidade de agua tens no teu aqua mas diz quantos lt tem para que o pessoal te possa dizer os litros que podes trocar semanalmente. espero ter-te ajudado Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
rpn Publicado: Dezembro 12, 2010 Publicado: Dezembro 12, 2010 boas nao percebi que estavas a iniciar um aqua...... sim enquanto nao tiveres o aqua maturado e essencial que faças as TPAs , mas depois de conseguires teres tanto o filtro e o aqua colonizado com bacterias para te fazerem a fitraçao biologica penso que nao seja o mais importante,como te disse no post anterior.... cumps rui Citar
anabantidae Publicado: Dezembro 12, 2010 Publicado: Dezembro 12, 2010 boas nao percebi que estavas a iniciar um aqua...... sim enquanto nao tiveres o aqua maturado e essencial que faças as TPAs , mas depois de conseguires teres tanto o filtro e o aqua colonizado com bacterias para te fazerem a fitraçao biologica penso que nao seja o mais importante,como te disse no post anterior.... cumps rui Desculpa, mas não estou de acordo. Durante o período do estabelecimento do ciclo é importante não se mudar a água para permitir às bactérias nitrificantes estabelecerem-se. Até ao final do ciclo (3 a 4 semanas) não se deve trocar a água. Depois do ciclo estar estabelecido (amónia = 0, nitritos = 0) deve-se fazer uma TPA para eliminar os nitratos que se foram formando. Depois, deve ser feita uma troca regular. O sistema que eu sigo é trocar 30% por semana, mas há quem prefira de outras maneiras. Se não fizeres TPAs acumulam-se nitratos em excesso que, além de prejudicarem os peixes são aproveitados pelas algas para invadir o aquário todo. Citar
[C4] Publicado: Dezembro 12, 2010 Publicado: Dezembro 12, 2010 (editado) Boas. A minha opiniao, e so tenho apenas 2 anos disto, por isso vale o que vale: O problema sao os nitratos. Se tiveres plantas suficientes que consumam os nitratos, as TPAs passam a ser apenas para que possas ter parametros de agua aproximados dos da torneira. Se tiveres um azar e precisares trocar, tipo, 80% da agua, minimizas o choque. Se nao tiveres plantas que te consumam os nitratos, entao as TPAs servem pricipalmente para os eliminar uma vez que em grandes quantidades se podem tornar prejudiciais aos vivos. Eu troco 10% de 15 em 15 dias.... Tenho um colega que troca 10% de 6 em 6 meses... Comeca com 10% por semana, e depois vais ver que naturalmente adoptas uma quantidade e uma frequencia que te permitem ter um aquario equilibrado. cps Editado Dezembro 12, 2010 por [C4] Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
Recommended Posts