subzer0 Publicado Dezembro 10, 2010 Publicado Dezembro 10, 2010 (editado) Já procurei por várias superfícies comerciais, mas ainda não encontrei lã de vidro para filtros em grandes quantidades e barata. Alguém sabe onde posso comprar na zona de Lisboa? Estou a fazer um filtro diy de alguma capacidade (bidon 30l) que está em fase de testes de estanquicidade e queria passar ao passo seguinte, que serão as matérias filtrantes. Estava a pensar colocar lã de vidro e leca. Há mais alguma que deveria colocar? Pensei em esponjas, mas também não sei onde arranjar de maneira a que possa cortar à medida... Obrigado desde já pela ajuda! Editado Dezembro 10, 2010 por subzer0
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 Olá. Primeiro de tudo, aquilo a que se chama de lã filtrante em aquariofilia não é lã de vidro. A lã de vidro é muito perigosa, fere nos dedos e no caso de ser inalada pode provocar graves problemas respiratórios. Eu não sou grande entendido nessa matéria, mas a coisa mais parecida que eu vi à lã filtrante, é dracalon. É geralmente utilizado no enchimento de edredons, almofadas, etc... Arranja-lo facilmente em lojas de tecidos ou em grandes casas comerciais como a Pollux. Como é um plástico e é feito em doses industriais, aconselho-te a passá-lo muito bem por água antes de o colocares em qualquer tipo de filtro. Quanto às esponjas, acho que nas grandes superfícies de materiais de construção as consegues arranjar. Mas com certeza que alguém que já as tenha comprado saberá dizer onde se compram facilmente. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Valter Cardoso Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 (editado) Já procurei por várias superfícies comerciais, mas ainda não encontrei lã de vidro para filtros em grandes quantidades e barata. Alguém sabe onde posso comprar na zona de Lisboa? Boas, tens aqui: Link da Montra da Loja No 1º andar, do depois de subir as escadas viras para o lado direito ao fundo e novamente à direita (queres melhor ) Tens a tal lã filtrante com 1,5cm de espessura, tens poliester, etc, etc. em rolos de 1,5mt e podes cortar a partir dos 25cm. Depois quero ver fotos desse DIY Um abraço, VC Editado Dezembro 10, 2010 por Valter Cardoso Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY) Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal "QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"
subzer0 Publicado: Dezembro 11, 2010 Autor Publicado: Dezembro 11, 2010 Muito obrigado pelas respostas detalhadas e completas! Na segunda feira vou a essa loja ver se me safo Quanto à polux, deu-me outra ideia que gostaria de ter opiniões: Sei que eles vendem colchões de espuma à medida. São basicamente esponjas mais rijas e com orifícios mais pequenos. Penso que o material seja neutro e não tóxico. Será que os mesmos funcionam como boas esponjas para o filtro? Outro problema que ainda não consegui resolver é o seguinte: No fundo do filtro, onde está a entrada de água, tenho visto que a maior parte dos projectos cria um espaço vazio para a água poder entrar livremente. Alguém tem alguma ideia de como o fazer? Esse espaço é mesmo necessário? Quando o projecto estiver completo com sucesso, irei postar fotos do mesmo, mas basicamente será um filtro que foi construído com um bidon de 30l, com ideias tiradas de outros projectos que por aqui andam no fórum.
Recommended Posts