Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Na vossa opinião existem alguns caracois que se enquadrem num biotopo amazonico (com cardinais, apistos, corydoras, ancistrus). ?

Existe algum amigo pacifico, e que se encontre naquelas aguas?

Edit: Pela pesquisa que fiz, a apple snail, encontra-se no rio Amazonas.

Obrigado

Editado por tat
Publicado:

Boas,

Estou então a pensar colocar uma Ampulária Dourada, no meu pseudo-biotopo Amazonico.

A questão que me surge, é se um PH entre os 6.5-6.7 será o indicado para o caracol.

O que vos parece?

Publicado:

Boas

Podes colocar ampulárias e neritinas tens é qe ter ter cuidado com as ampulárias porque quando são adultoas costumam fugir do aquario!

Espero ter ajudado,

abraço

A serio? É pá isso é chato, pois no Verão tiro sempre as tampas do aquario.

Nesse caso, as neritinas acaba por ser uma melhor opção.

Quanto a ter um PH abaixo de 7, isso não poderá ser prejudicial para os caracois? Não terão carecias de calcio?

• 1 mês depois...
Publicado:

boas,eu tenho 4 ampularias douradas com um cardume de neons e 3 coridoras.todos se dao muito bem.quanto a sairem do aquario nunca me aconteceu,pois eu tenho o aqua sem tampa sempre.mas o meu aqua tem umas extremidades salientes para dentro,nao sei se é por isso k nunca sairam.reparo muito elas subirem ate ao limite de agua,mas depois voltam sempre para baixo.

digo-te ja k as ampularias douradas sao uma bela escolha.

sao interessantes e ficam muito bonitas num aqua.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

k cena...falei antes do tempo.dao-se todos bem,mas algo se passa com uma das ampularias.esta dentro da casca e nao se mexe a varias horas.k poderá ser

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

Podes colocar ampulárias e neritinas tens é qe ter ter cuidado com as ampulárias porque quando são adultoas costumam fugir do aquario!

isto não é totalmente verdade tenho umas 10 ampularias e nenhuma me sai da agua sequer,só se for para meter ovos é que saem da ÁGUA

por outro lado só tenho 3 neritinas e estas passam a maior parte do dia fora de ÁGUA

L's e mais L's

Procuro L's

Publicado:

boas lygen,visto k tens umas ampularias,talvez me possas ajudar.tenho 4,mas uma das duas k comprei hoje desde k meti no aqua nem sequer saiu da casca.nao se mexe.sabes me dizer algo sobre isso?

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

não sei, tira-a do aqua e cheira se cheirar mal é porque já está morta, as minhas não costumam estar muitas horas paradas

L's e mais L's

Procuro L's

• 4 semanas depois...
Publicado:

segundo o site do applesnail ph abaixo de 7 é realmente prejudicial pois o calcio torna se menor tornando assim tambem as suas carapaças mais fraquinhas portanto toca de subir esse ph para 7 no minimo =)

Daniela Fonseca

• 8 meses depois...
Publicado:

Tat,

O meu pH também é mais ou menos pelos 6, sobretudo por causa do CO2, será que não dá para ter os snails?

Tenho mesmo de comprar um teste de GH :)

Pedro Gil

Publicado:

pmg, provavelmente com um pH=6, a agua não vai ter os minerais necessários para os caracois terem uma casca forte.

Eu tive uma helena, alguns meses, que acabou por morrer com a casca muito gasta.

Entretanto juntei uns caracol maçã, que têm sobrevivido, mas mais uma vez a casca não está bonita, parece muito fininha a pontos de abrir buracos.

Publicado:

Obrigado Tat,

Alguma coisa que se possa fazer sem ter que obrigatóriamente aumentar o pH?

Pedro Gil

Publicado:

Nao tenho experiencia no assunto, mas supostamente poderias dar calcio para ajudar a fortalecer as cascas.

Seja como for, faz a experiencia, coloca 1 ou 2 caracois, e vê como evoluem.

Publicado:

Boas tat

Eu tenho caracois e uma Neritina,com o PH 6.6 e coloco na água

Decalcit em pó comprace nas farmacias,aquilo e salvo erro 5gramas

para um litro de agua sem cloro,e claro,eu ponho sempre que faço

semanalmente o TPA,á tens que fazer numa garrafa,não altera o ph

e tbm faz bem aos peixes,espero ter ajudado.

Comp: Álvaro Silva

Publicado:

Obrigado Álvaro...

Encontrei este post que parece interessante, ainda só não sei é se efectivamente vou usar este Decalcit ou não pois mesmo tendo um pH baixo nao sei se tenho deficiências de Cálcio.

Tenho de ir ler como se comporta o Cálcio em relacção aos outros nutrientes ...

Obrigado a todos pelos esclarecimentos...

Pedro Gil

Publicado: (editado)

Viva,

o pH vai corroer um pouco as conchas mas em princípio não é problemático desde que tenhas um gH relativamente alto. Caso o gH seja muito baixo (< 4-6 gH), como é o meu caso, é fazer uma solução com CaCl2 (e já agora um pouco de MgSO4) e administrar uma vez por semana. Isto vai garantir as quantidades de sais necessários à construção da concha.

Eu tenho 1 neritina no meu aqua e o pH é ácido e a água extremamente mole. Faço o que descrevi e não tenho qualquer problema. Também posso dizer que é comum a minha Neritina passear fora do aquário. É um comportamento natural da espécie.

abraço,

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Viva,

Não comprei. Pedi um pouco à botânica na universidade. Têm carradas por causa dos cultivos ;)

Contra-indicação... penso que não. Pelo menos eu não noto nada na minha fauna e há muita gente a usar. Podes substituir por CaSO4 (penso que é assim) mas o CaCl2 dissolve-se que nem gingas. Tiro uma nica de nada (~1/8 de colher de chá) e ponho directamente dentro do aqua (10 L) depois da TPA.

abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boas Gustavo ,

E para nós os meros mortais onde se pode arranjar disso?

Pedro Gil

Publicado: (editado)

E para nós os meros mortais onde se pode arranjar disso?

LoL.

CaSO4.2H20 = gesso. Nada como ir a uma loja de ferragens ;)

O CaCl2 não sei. talvez numa farmácia ou drogaria talvez.

Abraço,

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Amigos deixem de usar remendos em cálcio. Existe cálcio para corais que podem e devem usar para invertebrados de água doce. Peçam numa loja de aquariofilia com produtos para água salgada. Não suja a água, só é preciso disolver um minuto ou dois num recipiente com água a parte.

Podem usar decalcit (farmácia), mas apenas em aquários plantados! Pois o decalcit adiciona fosfatos e enevoa a água durante um curto periodo de tempo. os fosfatos são apreciados pelas plantas, mas noutros aquários é apenas poluição.

Não inventem outras coisas.