mephsis Publicado Dezembro 10, 2010 Publicado Dezembro 10, 2010 Olá a todos, tenho um aquário, e já vi que cometi alguns (bastantes) erros ao começar a ler este fórum... Inscrevi-me pois quero dar as melhores condições possíveis aos meus peixes e percebi que as indicações dadas na loja, nem os requisitos mínimos serão... A minha "história": Deram-me um peixe num aquário com um filtro. Fui a uma loja pedir informações pois queria ter mais peixes e não queria cometer erros. Disse as características do aquário e repeti-as sempre que lá voltei... Então o que indicaram foi comprar areão (parece pequeno cascalho, que foi fervido após ter sido passado por várias águas para perder o pó. Esteve assim o aquário com o areão e o peixe cerca de um mês, já com termostato pois decidi optar por peixes de água quente. 1 mês depois, voltei á loja e comprei 4 neons e 2 guppies macho. Achei mais tarde que eles mereciam umas meninas para fazer companhia e comprei 3 fêmeas. Passado 2-3 dias só tinha uma fêmea e comprei mais 4 fêmeas pois sendo 5, a probabilidade de morrerem por assédio dos machos diminuía. Pois...morreram 2 ficando 3 que entretanto descobri que estão grávidas. Testes de ph e etc., nunca fiz nem tal me foi sugerido, o aquário não sei os litros, mas já percebi que deve estar sobrepovoado, não tenho iluminação, e esta junto á janela da cozinha, apenas tenho uma planta que nem sei o nome... O tamanho do aquário é 42x20x19cm (comprimento x largura x altura). As mudas de água foi-me dito para deixar metade ou até menos da água no aquário e acrescentar mm água da torneira, eu tive sempre o cuidado de acrescentar a nova pouco a pouco para evitar choques térmicos aos peixes. A população do aquário é 3 fêmeas guppy + 2 machos, 5 neons dos "normais" e 1 que parece castanho, um ou uma Corydora (perguntei ao comprar as características do peixe e se podia ter só 1 ou era em cardume como os neons e foi-me dito que um sozinho fica bem) e um plecostomus. Devido à gravidez das guppy vou comprar musgo de java pois não as quero manter na maternidade e está já em vista um aquário maior (102lt penso). Abaixo as fotos dos meus peixinhos. Apareceu-me um caracol, (ponho também a foto), digam-me sff se o posso manter ou se deve virar comida para os peixinhos. Caracol Plecostomus não sei que tipo... neons não está o castanho... uma das futuras mamãs Corydora não sei qual... as outras 2 mamãs machos as femeas sao pequenas como os machos fotografei foi dentro da maternidade e parecem maiores pois estavam mais perto Comentem, dêem sugestões e dicas para melhorar a qualidade de vida dos meus peixinhos sff, como disse é o meu primeiro aquário e queria o menor número de erros da minha parte para evitar mortes desnecessárias devida ao desconhecimento. Citar
jcd_aqua Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 Boas Olá a todos, tenho um aquário, e já vi que cometi alguns (bastantes) erros ao começar a ler este fórum... Inscrevi-me pois quero dar as melhores condições possíveis aos meus peixes e percebi que as indicações dadas na loja, nem os requisitos mínimos serão... Deixa-me dar-te felicitações, pois reparaste que cometeste alguns erros e fizeste questão de ir à procura de uma solução, para dares o melhor aos teus "amigos". Erros todos fazem, e eles existem para serem corrigidos O primeiro a corrigir é: não voltes a essa loja! pelos vistos não sabem nada sobre o que vendem... Quanto à sobrepopulação, já vi que sabes que a tens e que estás à procura de solução, por isso força ai. Nas mudas de água, que devem ser semanais, trocas 20% a 30% e não faças grandes choques de temperatura. Há quem aconselhe que ponhas a água em repouso para eliminar o cloro, outros que metem directamente da torneira, essa parte deixo para os entendidos.. um ou uma Corydora (perguntei ao comprar as características do peixe e se podia ter só 1 ou era em cardume como os neons e foi-me dito que um sozinho fica bem) Corydora é considerado peixe de cardume (não voltes à dita loja..) Pronto, espera por outras opiniões, que há gente muitoooo mais informada que eu, esta foi uma pequena ajuda. Cumprimentos Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mephsis Publicado: Dezembro 10, 2010 Autor Publicado: Dezembro 10, 2010 obrigado jcd_aqua! na realidade são 2 lojas pois a Corydora foi comprada noutra loja. devo ter mesmo azar nas lojas que escolho... Alguma BOA loja em Lisboa? Citar
Fabio_Fatal Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 Para remover o cloro da água podes deixa-la em repouso um dia ou dois num recipiente aberto ou podes utilizar o Tetra Aquasafe ou Sera Aquatan que removem o cloro imediatamente. Utilizar água "mesmo da torneira" pode matar-te os peixes em menos de nada, é uma questão de sorte e azar. É que o cloro não chega a casa sempre nas mesmas concentrações: depende da quantidade adicionada, da distancia ao depósito, do caudal etc. Na minha casa a água da torneira mais parece água de piscina mas há casas em que o cloro nem se sente. Eu utilizei o Tetra Aquasafe para montar o aquario e ainda me sobrou bastante mas como tenho um furo ao pé de casa utilizo água do furo pras trocas parciais. Assim não tenho de andar a dosear aquasafe. Li algures que o aquatan é melhor que o aquasafe porque tambem complexa os metais pesados da agua mas não te posso provar isto. Uma coisa que podes fazer pra testar as informações que te dão na loja é começares por fazer perguntas para as quais ja sabes a resposta, se bater certo então perguntas o que queres realmente saber nas cautela de qualquer forma Citar O meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180150
jcd_aqua Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 (editado) Sendo do lado sul do rio Tejo, não te sei responder a essa pergunta, mas espera que te respondam, pois há cá muita gente de Lx. Mas julgo que se pesquisares bem no fórum, encontras algumas referências Edit: Começa por ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=256 Cumprimentos Editado Dezembro 10, 2010 por jcd_aqua Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mephsis Publicado: Junho 9, 2011 Autor Publicado: Junho 9, 2011 Os guppys originais já morreram. As fêmeas tiveram os seus filhotes. 2 delas não resistiram ao nascimento dos filhos e a outra... bem, foi mais estranho pois a barriga foi crescendo e um dia dei com ela com a barriga rebentada e tinha um alevim minusculo no aqua. Mas ao menos fiquei com os filhotes delas que são lindos! Os machos desapareceram... simplesmente desapareceram. O Pleco está com 15 cm, a cory já tem companhia (penso ser um casal), e tenho um "caracol" maçã e um trio Molly balão laranja quase vermelho. Claro que num aqua de 100 lts. pleco pleco e ampulária e o aquário no Natal: Está diferente o aqua neste momento, ando a pensar acrescentar plantas de manutenção fácil pois as da ultima foto morreram todas. Sugestões? Assim que tirar novas fotos coloco. Citar
cajo5 Publicado: Junho 9, 2011 Publicado: Junho 9, 2011 Boas Deixa-me dar-te felicitações, pois reparaste que cometeste alguns erros e fizeste questão de ir à procura de uma solução, para dares o melhor aos teus "amigos". Erros todos fazem, e eles existem para serem corrigidos O primeiro a corrigir é: não voltes a essa loja! pelos vistos não sabem nada sobre o que vendem... Quanto à sobrepopulação, já vi que sabes que a tens e que estás à procura de solução, por isso força ai. Nas mudas de água, que devem ser semanais, trocas 20% a 30% e não faças grandes choques de temperatura. Há quem aconselhe que ponhas a água em repouso para eliminar o cloro, outros que metem directamente da torneira, essa parte deixo para os entendidos.. Corydora é considerado peixe de cardume (não voltes à dita loja..) Pronto, espera por outras opiniões, que há gente muitoooo mais informada que eu, esta foi uma pequena ajuda. Cumprimentos Ai as corydoras sao peixes de cardume? eu comprei so' uma e na loja nao me disseram isso.. so' me falaram dos neons que eram peixes de cardume.. enfim.. estão aqui umas lojas espertas tao.. quanto ao aquario pelos habitantes que o teu aquario tem, diria que o teu e o meu sao aquarios gemeos teem duas mamãs guppys gravidas e tdo Citar
Recommended Posts