Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a pensar construir um aquário de raiz,preferencialmente o mais DIY possível, mas como sou novo nestas andanças queria esclarecer algumas dúvidas, que ainda persistem, mas adianto que muitas mais já foram esclarecidas pelos tópicos do forum!:)

Então cá vai, para um principiante como eu, que acham das seguintes propostas:

-Dimensões : 70*35*35 (cm)

-Iluminação: (em principio o aquário irá ficar situado numa área com bastante luz natural), eu como sou das electrónicas pensei em Leds de alta potencia brancos para auxiliar na iluminação necessária, e alguns RGB para efeitos decorativos( moonlight, etc).

-Filtragem : aqui residem as minhas maiores duvidas!Não queria algo visível no aquário, mas também sistemas do tipo sump parecem ser fruta a mais para o meu nível, que aconselham?

-Aquecimento: acho que depende dos peixes que lá irei por não é? Mas podiam me informar quais as espécies mais resistentes, devido à questão do ciclo do Azoto e a eu ser "maçarico", para que esta parte também fique solucionada.

Deixo aqui a imagem de um aquário que gostei bastante, só para terem uma ideia geral de como pretendo deixar o aquário.

IMG_481.jpg

Desde já os meus agradecimentos a todos os que puderem me ajudar neste projecto.

Imagination is more important than knowledge!

Publicado: (editado)

Antes de mais bem vindo ao fórum!

Não deves colocar o aquário numa zona com muita luz natural, isso só irá trazer problemas com as algas.

Não quero desanimar mas um aquário com essas dimensões é difícil criares algo parecido com a imagem que colocaste.

De qualquer maneira com entusiasmo tudo é possível desde que apeles um pouco à imaginação :idea: . Peixes resistentes que ajudem no ciclo do azoto tens por exemplo as colisas em geral até são bastante resistentes às fases iniciais e a maior parte dos peixes-gato também... corydoras entre outros, os peixes em geral são mais resistentes que aquilo que se lê na teoria, tudo depende agora do que pretenderes meter lá dentro.

Quanto à filtragem tens boas opções a nível de filtros externos, marcas como a eheim ou a fluval têm muito boas opções para esse volume, como o 2211 da eheim por exemplo ficavas muito bem servido ou com o 2213 um pouco a cima e excedia por completo os requisitos dos 70x35x35 mas este modelo na maior parte das lojas já oferece um bom kit de torneiras o que facilita bastante as limpezas do filtro e ficavas já com um bom filtro para futuros projectos mais ambiciosos :animal_fish::animal_fish::animal_fish:

Aquecimento - claro que te fica mais barato se fores a uma grande superficie e comprares um termoestato "chinoca", mas os eheim jager com os quais trabalho são mesmo muito bons, considerados os melhores do mercado por causa da sua funcionalidade de calibragem manual, ou seja, se meteres no termoestato para aquecer a água até aos 28ºC e no teu termómetro marcar apenas 26 ºC podes calibrá-lo de forma a obteres com precisão a temperatura que queres

Já agora, a iluminação depende do projecto que queres fazer, se for um plantado, a iluminação tem de ser boa, na ordem dos 0,5W/L ou um pouco superior, se não for plantado, basta teres uma calha que te de para veres os peixes a nadar :animal_fish::lol:

Editado por KinGz
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!