Recommended Posts

Publicado

Boas,

tive um desastre mt grande no meu aquario :(:(:( morreram-me os peixes;os escalares,kribensis e 1 zebra danio...de resto sobreviveram pk consegui tiralos a tempo... :(

Morreram pk pus co2 a mais...lol...sou inesperiente...e agora como tenhu agora a agua a 29ºC e ph entre 7.0 e 7.5 gostaria de fazer um biotopo amazonico...e gostaria de por escalares...so q ainda nao sei bem o q devo por...plantas e peixes...

Podem dar-me umas dicas...sff... :)

Obrg e Abrçs

bOoM

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:

Oi [stR]bOoM!

o biotopo dos escalares não existem quase plantas so troncos e raizes, outros peixes encontrados no mesmo biotopo são Mesonauta festae(festivum),apistograma agassiz e alguns tetras.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Thks ezstyle,

mas eu fiquei com as plantas...mas compreias nem sabia o nome...compreias pk eram giras ou pk conbinavam com outras...tenu echinodorus amazonicus,vallisnerias spiralis "tiger",cabombas carolinianas

e egerias densas...mas se me disserem se posso kuais e q posso por agradecia...:( e q de plantas nao percebo mt...lololol :)

Eu kria um akua bem plantado para os eskalares...mas tb vou por tronkos...ou faço um akua comunitario?!o q axam?!com eskalares klaro

:(:(

Obrg

bOoM

Publicado:

so mais uma coisa...o meu akuario e um cubo...leva 64 litros...axam bem q eu ponha...tetras...(neons extra e cardinais),escalares casal e tb um casal de festivuns...dao.se tds bem?!qts cm e q o festivun kresce?!

Se puderem responder o mais depressa possivel :) agradecia...

qts neons ponho?!

Abraços e Obrg

bOoM

Publicado:

Oi !!

Esse aquario e' mesmo fixe para um casal de escalares + um aquecedor e um filtro :(:) :D Ficava-lhe mesmo bem :( Nem o "habitante" areao lhe punha :(:(

Se queres casais e' porque deves querer reproduzi-los. Isto so' consefues se estiverem os bichos sozinhos!

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Boas,

o akuario parece pekeno...mas ate e bom...ja la tive 4 kribensis e 4 eskalares...por isso nao axo nenhum problema...e como se fosse 32 para kada um...e os neons...lol...esses e so mesmo paraenfeitar...lol

ABraços

bOoM

Publicado:

Oi !!

Nao quis depreciar o teu aquario, so' acho e' que se pretendes reproduzir-los e' melhor estarem sozinhos.

Abraco e boa sorte

Valter

Anti-BAD

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

FishMan tass bem...

Mas tipo...e q como axo q nao vou por so um de cada especie ponho casal...para tb se sentirem melhor...axo q ng e nenhum animal nao gosta de fikar sozinho... :wink::?:

Kem me poder mais dicas agradecia...

:?:

Abrçs

bOoM

Publicado:

Buenas,

mudei de ideias ...por isso nao vou por os Festivuns...lolol

vou por um casal de apistogrammas.. ...Afinal o site q eu fui ver sobre os festivuns tava enganado...eles nao krescem 10cm,mas sim 15cm... ja agora sabem dizer.me como distingo o macho da femea ( apistogramma )???!!! :wink:

Abraços

bOoM

• 3 meses depois...
Publicado:

dizem que o num dos parentes a cabeça faz mais a forma de triângulo e que no outro existe um altinho, mas não se confirma isso.

e acho que também existe uma diferença no ânus.

Publicado:

Vivam!

Destinguir o macho da femea com 100% de certeza so' quando estao a desovar!! Isso posso-vos garantir! Agora, podes olhar para eles e conseguir perceber o sexo, mas e' necessaria alguma experiencia e sempre com uma margem de erro! Existem varias teorias, mas tenho ca em casa exemplares que contradizem todas as teorias! Portanto a 100% so na postura, a menina poe ovos, o menino fertiliza!

Abraco

Valter

Anti-BAD

Publicado:

Concordo a 100% com o que disse o ezstyle à cerca do biotopo dos escalares, ao contrario do que muitos possam pensar não existem mesmo quase plantas nenhumas, apenas muitas raizes, folhas em decomposição e pouco mais. Claro que isto nem sempre é bonito de se ver (eu pessoalmento aprecido bastante), por isso tantos aquariofilos teimam em enxer aquarios amazonicos com plantas, o que de certo não será a verdadeira realidade.

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Publicado:

Caros colegas de hobby,

Há muito que vem sendo dito que o biótopo amazónico está praticamente isento de plantas aquáticas sendo que, p.ex., o biótopo de escalares seria primacialmente constituído por plantas em decomposição e raízes. Não querendo contestar a totalidade da afirmação, pergunto-me, somente, se não existirá uma confusão entre as características normais dos vários rios que formam a bacia do Amazonas e as zonas alagadas.

De facto, nas zonas alagadas, por altura das cheias, existem essencialmente troncos e raízes de árvores e plantas/folhas em decomposição. No entanto, existem também e em vários pontos do leito normal, designadamente nas áreas menos profundas, mais marginais, variadíssimas plantas aquáticas. Lembro-se de, há uns anos, ver um programa na TV sobre o Rio Negro no qual o biólogo que fazia a expedição se perguntava como é que águas com uma acidez extrema e pouca luminosidade conseguiam comportar a existência de uma flora tão variada e rica.

Também é verdade que a época de reprodução dos peixes ocorre na época das chuvas e cheias, pelo que é natural que sejam essas as condições ideais para a reprodução dos peixes que mantemos em cativeiro.

Cumprimentos

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Bastará fazeres uma pequena pesquisa no site da Tropica por exemplo e poderás constatar que o numero de plantas existentes da Amazónia a comparar com as da Asia por exemplo e Africa não tem nada a ver!!

É claro que existem algumas plantas, mas não creio que seja como muitos aquariofilos as "pintao" nos seus aquarios ditos "Amazonicos".

Deverás conhecer o sr. Takashi Amano, mestre no chamado paisagismo natural, ele por acaso publicou umas fotos sobre o habitat natural dos escalares, lá pode se constatar em pleno a inexistencia de vegetação!

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Publicado:

Oi Pessoal!

Ricardo so um detalhe no caso do rio Negro la não tem scalares e sim altuns, quanto a plantas nas areas onde são encontrados existem Eleocharis e alguns musgos, no mais vegetação morta raizes e troncos.

não ha como negar que existem muitas plantas na bacia Amazonica, mas nem sempre as especies mantidas junto com o peixes condizem com a realidade.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Plantas, claro!

Quer os escalares quer os discus habitam margens densamente plantadas.

Só que não são necessariamente as plantas tipicas de aquário. No meio natural, escalares, discus, festivum e mesmo por vezes os severum habitam a zona próxima da margem, entre juncos e outras plantas palustres. Porque pensam que os peixes são espalmados e lentos? É que entre os juncos a velocidade interessa pouco mas a capaciade de manobra é fundamental. A camuflagem também, principalmente contra as aves, daí que todos estes peixes têm padrões de riscas verticais.

Em aquário as vallisnerias são um bom substituto e as echinodorus de folha larga dão uma ajuda. De resto, na natureza, por vezes escalares e discus escolhem precisamente as folhas de echinodorus para as posturas.

Miguel