Substrato fértil e "Areão"


Ed_boy

Recommended Posts

Quero fazer um plantado. E gostava que me aconselhassem quais são os melhores substrato férteis e areões para um aquário de 100x40x30, 120 lt

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ed_Boy,

 

Tens de ser um pouco mais específico relativamente ao que queres fazer para que o pessoal possa dar a sua opinião...

Dependendo da exigência da flora a nível de nutrientes, irá também depender qual o melhor substrato a utilizar.

 

Por exemplo, se quiseres somente anúbias, o simples areão de rio chega.

 

Mas se quiseres algo mais elaborado, terás de procurar substratos ricos em nutrientes.

 

Diz quais são as tuas ideias a nível de flora ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ed_Boy,

 

Tens de ser um pouco mais específico relativamente ao que queres fazer para que o pessoal possa dar a sua opinião...

Dependendo da exigência da flora a nível de nutrientes, irá também depender qual o melhor substrato a utilizar.

 

Por exemplo, se quiseres somente anúbias, o simples areão de rio chega.

 

Mas se quiseres algo mais elaborado, terás de procurar substratos ricos em nutrientes.

 

Diz quais são as tuas ideias a nível de flora ;)

 

Abraço

 

Eu actualmente tenho apenas um areão de rio. E quero um substrato fértil e um substrato bom para começar pelos plantados a sério. Com plantas de algum nível de complexidade.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que substratos ricos em nutrientes e bons areões me podem aconselhar? precisava mesmo da vossa ajuda!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a substractos férteis mesmo de boa qualidade tens o Elos Bottom Mineral ou o Tropica Plant Substrate, mas também com o da JBL proflora ou o sera floredepot não deves ficar mal servido de todo. Agora relativamente ao substracto inerte que colocas por cima do fértil ainda tens mais por onde escolher mas tendo em conta que queres fazer um plantado, existe muita gente que utiliza akadama e tenho visto aquários que tiveram muito bom progresso com akadama, mas como disse tens outras opções como por exemplo o elos terra, desde que não seja excessivamente grosso até podes optar por areão simples desde que as plantas recebam os nutrientes necessários não terás problemas. No meu caso estou a montar um aqua novo também e optei por uma mistura de elos bottom mineral e tropica plant substrate como substrato fertil e depois uma camada de quartzo negro com 5cm de espessura e +- 3mm de grossura dos grãos mas de momento tenho poucas plantas e tenho de ver se começo a plantar antes que sobrem demasiados nutrientes na coluna de água para as malditas algas :medieval_mace:

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pelas Dicas! Quanto custa o da tropica?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É relativamente caro, um saco de 5lt vende-se em lojas de aquariofilia por volta dos 23 euros, já o da Elos deve rondar o mesmo valor, e o mesmo acontece com os da jbl e sera, de qualquer maneira aconselho-te o da tropica ou o da elos por serem marcas que segundo os experts vendem produtos de qualidade superior, muito embora existam projectos com os outras duas marcas que mencionei que ficaram bastante bons como o do joão azevedo que li à uns tempos aqui neste forum, aqui fica uma das imagens do aqua dele

 

dsc02373i.jpg

 

 

Belíssimo aqua e o substrato que usou inicialmente foi o da sera floredepot, portanto mais euro menos euro, o que interessa é manter os parâmetros da água estáveis de forma a que exista um equilíbrio que permita as plantas crescerem saudáveis, isso incluí tempo, calma, dedicação, boa fertilização, bom sistema de CO2 e boa monitorização da química da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será a Akadama um bom "Areão?"

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a akadama nem sempre é um bom areão, pois desfaz-se facilmente, cuidado ao escolher.

se tiveres coridoras ou outros peixes de fundo grande, poderás ver a akadama a "nadar" pelo aquário todo, nada agradável.

é preferivel escolheres um areão que gostes, o de rio é um boa possibilidade, mas pode ser normal de mais.

eu gosto do preto, ou então de outro tom natural(são gostos).

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por Acaso tenho umas Corydoras. E para aspirar , a akadama é má?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

investiga o JBL manado! 30l por 25e!

 

eu uso e e simplesmente brutal!!!

 

atençao que tanto akadama como jbl manado nao sao propriamente substratos ferteis!

1 substrato fertil e ellos botton mineral ou terra zero (por exemplo)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

investiga o JBL manado! 30l por 25e!

 

eu uso e e simplesmente brutal!!!

 

atençao que tanto akadama como jbl manado nao sao propriamente substratos ferteis!

1 substrato fertil e ellos botton mineral ou terra zero (por exemplo)

 

cumps

Sim eu sei :) Muito obrigado pela observação.

Se calhar vou por jbl manado e Akadama! Com o Elos bottom mineral

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado ai com as quantidades de sub fertil pois podes pagar isso bem caro.

Então? Como devo fazer?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom ter sub. fertil mas não penses que vai fazer milagres, no entanto pode criar enormes dores de cabeça com as algas quando são cometidos excessos.

Eu coloco apenas 60 a 70% do que é recomendado pela marca, depois é necessário conseguir o equilibrio com a fertilização semanal ou diária. È dificil explicar porque é algo que se depreende com a experiencia diaria com o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.