Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, estou a montar um nano reef num cubo de 100 litros, sem sump, e estava a pensar numa solução "low cost" para as reposições de água doce de osmose. A ideia seria usar um daqueles bebedouros para roedores, que se vendem nas lojas da especialidade.

Uma hipótese seria este:

http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=482&ilingua=1&item=882&idpai=122

Em princípio, bastaria cortar (no todo ou em parte) a base daquele recipiente onde a água vai sendo despejada e ajustá-la ao nível desejado no aquário. Em teoria, quando o nível baixasse, a gravidade faria o resto. Contras: definitivamente a falta de estética da solução, embora talvez fosse remediável com uma garrafa bonitinha :Fade-color. Prós? 90 cêntimos de preço diz tudo.

Depois, há esta alternativa mais "sofisticada":

http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=481&ilingua=1&item=979&idpai=122

Neste caso, o princípio seria o mesmo (reposição automática pelo efeito da gravidade). Teria de se retirar o êmbolo (esfera) de Inox que tem no interior e, em princípio, adaptar um tubo que entrasse no aquário até ao nível de água desejado. Não é tão feio como o outro e até vem com os grampos para o fixar às redes das gaiolas, pelo que talvez desse para usar ao estilo "hang-on" no vidro do aquário. Vi há tempos um "post" noutro fórum que propunha um sistema semelhante a este. A diferença é que aqui o DIY seria mínimo.

P.S. também vi bebedouros com muito maior capacidade, com reservatórios de 20 litros.

O que acham?

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Boas.

Não sei quanto custaria essa invenção low cost, nem se funcionaria, uma vez que a gravidade é tramada :P , mas com menos de 25€ uma boia de nivel e uma bomba de reposição, um bocadinho de bicolage fazem milagres....

Pede ajuda na elaboração no kit, penso que tens de ter um cabo electrico um rele a bomba e a sonda, não te sei ajudar como montar, mas sei que membros costumam utilizar esse sistema.

Cumps

Cumprimentos

Adão Pesqueira

Fisherman's Palace

Fisherman's Reef

Publicado:

Boas.

Não sei quanto custaria essa invenção low cost, nem se funcionaria, uma vez que a gravidade é tramada :P , mas com menos de 25€ uma boia de nivel e uma bomba de reposição, um bocadinho de bicolage fazem milagres....

Pede ajuda na elaboração no kit, penso que tens de ter um cabo electrico um rele a bomba e a sonda, não te sei ajudar como montar, mas sei que membros costumam utilizar esse sistema.

Cumps

Boas, a minha ideia era dispensar a bóia de nível e toda a parafernália eléctrica, porque o objectivo é apenas repor a água. A sonda, apenas um tubo, seria ajustada de forma a entrar no aquário até ao nível mínimo de água desejado. Só quando o nível ficasse abaixo disso, fazendo entrar ar pela sonda, é que a água sairia do recipiente.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Boas

Se a questão é o low cost, até fazes isso com um garrafão de plastico e dois tubos de ar.

cumps.

BB

Publicado:

Boas, a minha ideia era dispensar a bóia de nível e toda a parafernália eléctrica, porque o objectivo é apenas repor a água. A sonda, apenas um tubo, seria ajustada de forma a entrar no aquário até ao nível mínimo de água desejado. Só quando o nível ficasse abaixo disso, fazendo entrar ar pela sonda, é que a água sairia do recipiente.

Atenção que isso apenas funciona se utilizares um recipiente rigorosamente fechado. Caso contrário o efeito perde-se!

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Boas, a ideia dos bebedouros é precisamente tirar partido de um recipiente mais ou menos pensado para a função que iria servir. Talvez precisem de um bocado de silicone na ligação à "sonda" (tubo de bomba de ar?). Um garrafão com duas palhinhas, além de muito mais feio, seria impossível de fixar ao vidro do aquário e mais difícil de isolar.

Publicado:

Eu tenho um DIY de reposição de água bastante simples. Envolve uma bomba de ar, uma bóia de nível, tubo de ar e um recipiente fechado onde coloco água para reposição. Algo deste género:

DIYATO.jpg

É simples de se fazer e fica por cerca de 15€. O meu tem funcionado bem...

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Boas Diogo,

Tens alguma hipótese de mostrar uma imagem real do sistema? O meu problema é que não vou ter "sump", a não ser a interna do aquário, e o espaço onde ele está também é limitado.

Publicado:

Olá PST

Deixo te aqui umas fotos do meu. É o mesmo principio do do Diogo, mas com uma bomba de elevação de 12v, 2 sensores e um relé.

Os sensores:

07122010329.jpg

O de baixo, controla o nivel, o mais acima é só em caso de o de baixo falhar, impede uma inundação. Já tive os baratuxos do ebay de 0,5A e troquei por estes (de 1A) porque não tinha confiança naquilo.

A saida da agua, e os sensores. O apoio ainda está meio improvisado, mas tem aguentado:

07122010330.jpg

O reservatório e a bomba. é uma bomba reefset de 12v, anda à volta dos 20€. Alimentada por um transformador dos chineses.

(ainda bem que tirei a foto, tenho que por mais àgua)

07122010331.jpg

A caixa onde entram os cabos e está alojado o relé:

07122010332.jpg

Aberta:

07122010333.jpg

Mesmo com uma bomba de 12v e estes sensores, o relé é obrigatório. No arranque esta bomba manda 1 "spike" de 1,5A que chegou a colar sensores baratuxos. Aproveito para perguntar ao Diogo que sensor é que ele tem, para aguentar os 220v.

De qualquer maneira, um relé resolve a questão, uma vez que deixa de passar a corrente de alimentação da bomba directamente nos sensores.

abraço

BB

Publicado:

Boas, BBranco.

Obrigado pela paciência para as explicações e para postar as imagens.

Alguém me sabe dizer onde arranjo essas bóias de nível.

Cumps.

Publicado:

Estas comprei-as na radipeças na cova da piedade perto de 4 eur cada. São Velleman.

Se optares pelas dos chineses, procura no ebay por float switch. um euro ou assim. Também funcionam e nunca me deram problemas; Eu é que sou desconfiado e optei por outras.

Volto a frisar, isto tem que ter um relé pelo meio, a não ser que optes por sensores que aguentem a potencia da bomba sem colarem.

Abraço

BB

Publicado: (editado)

Ui!!!

Além das tuas dicas, até encontrei um bom passo-a-passo, neste site:

http://www.melevsreef.com/plumbing/auto_topoff.html

...mas continuo cheio de dúvidas sobre a instalação eléctrica:

1. A ligação à corrente (tomada) é feita a partir da bóia de nível ou da bomba/powerhead?

2. Se é a primeira, depois retiro a tomada da bomba/powerhead, descarno os fios e ligo-os à bomba, através de uma extensão de fio eléctrico?

3. Faço esta ligação convergir no relé?

4. mencionaste um transformador. Qual é a sua função?

Desculpa, mas sou um maçarico em questões de electricidade. Para mim, arranjar um candeeiro já é motivo de orgulho :?

Editado por PST

Publicado:

BB, não tenho nada. De facto a corrente de 220V pode ser excessiva para estes sensores e acontece ele colar ocasionalmente. Apenas preveni temporariamente esse pormenor utilizando um recipiente de reposição que não exceda o volume máximo do aquário. Mas vou mesmo ter de tentar ir para uma solução mais dentro desse género porque é chato ter de andar a repor água no recipiente a cada 3-4 dias. Mas mais do que isso há o problema de isto correr a 220V e se por acaso a bóia de nível tivesse uma fissura e deixasse passar agua para o circuito, rebentava com todos os vivos do reef.

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Boas

Vamos lá por partes:

No meu caso concreto, a minha bomba de elevação é de 12v, daí o transformador dos chineses. É uma da Reefset, igual à da Tunze do Osmoregulador Universal deles. Ambas (esta e a da Tunze andam na casa dos 20euros).

Vai tudo ligar ao relé! O relé funciona assim: Tem um circuito que funciona a uma tensão mais baixa, e assim que este circuito é fechado (através dos sensores de nivel) o relé funciona como um interruptor e vai fechar o circuito da bomba, alimentando-a. Ou seja, a corrente electrica que alimenta a bomba nunca passa pelos sensores e sim pelo relé que está feito para aguentar mais "pancadaria" do que este tipo de sensores. É mais simples do que parece. O relé também tem que ter uma alimentação própria. No meu caso, como está tudo a funcionar a 12v, é o mesmo transformador que alimenta a bomba que vai também alimentar o relé. Se optares por uma bomba que funcione a 220v tens que ter uma outra fonte de alimentação (um transformador ou mesmo uma pilha de 9v) para o relé.

O esquema de ligação varia de relé para relé; o meu é um de 12v (vou tentar por cá o esquema, mas estou com pouco tempo e vou passar o fim de semana fora).

@diogo: estava-te a perguntar acerca disso porque mandei um par de sensores para o lixo quando tentei ligar tudo sem relé e a funcionar a uns miseros 12v. depois com mais paciencia e um amigo munido dum multimetro é que chegamos à conclusão que mesmo a 12v, a tensao inicial era muito superior à que os sensores aguentam.

deixo-te aqui um site acerca disto e também tem cá o esquema de um relé e bomba de 12v. Se bem que o meu relé é diferente deste daqui. No meu tanto o positivo como o negativo são controlados pelo relé simultaneamente e aqui é apenas um dos polos. Só usei este porque foi o relé que me arranjaram.

(em frances! mas o google traduz bem!)

http://mars.reefkeepers.net/Articles/Osmolateur/osmolateur.html

Está aqui outro com uma bomba de 110v (é o mesmo principio de uma de 220v)

http://www.reefsanctuary.com/forums/diy/64681-chipmunks-diy-ato-guide-step-step.html

Abraço

BB