Vanessa Franco Publicado Dezembro 5, 2010 Publicado Dezembro 5, 2010 Boas! Tenho um aqua de 18 litros da Aquatlantis à cerca de duas semanas para o meu betta macho. Mas o filtro é muito forte e nao dá para regular a intensidade, o que faz com que ele fique a um canto para não ficar no meio da turbulência. O filtro já veio com o aquário, é tipo Kit. É do modelo "Junior 40". Posso fazer algo para nao ficar com tanta intensidade? não me apetecia gastar ja dinheiro noutro filtro :S Ah e outra duvida, posso juntar uma ou duas femeas? Ou algum peixe limpa-fundos? Muito obrigada!
sHaDe Publicado: Dezembro 5, 2010 Publicado: Dezembro 5, 2010 (editado) Experimenta mudar a direcção do jacto de agua, para ir contra uma das pareces do aqua ou mesmo para a parede de aqua acima da linha de agua, ou entao tenta colocar uma esponja bastante porosa em frente à saida do jacto (mas de modo a que nao impeça a agua de sair, apenas para a "espalhar"). Quanto às femeas, esqueçe, nesse espaço reduzido o macho esfarraparia as femeas, para isso precisarias de um aqua maior e com esconderijos para a femea descansar. A nao ser que queiras fazer reprodução, mas para isso aconselho-te a ler um pouco mais sobre reproduçao de Bettas. (e mesmo assim, esse aqua é um pouco pequeno). Limpa fundos ja n vejo grande incoveniente, mas convinha que o Betta fosse o ultimo a entrar no aqua nesse caso. Editado Dezembro 5, 2010 por sHaDe
Mariojpc Publicado: Dezembro 5, 2010 Publicado: Dezembro 5, 2010 Boas Vanessa Eu não sou muito experiente mas vou tentar dar o meu contributo... Pelo que encontrei uma vez no site, alguns utilizadores adicionaram uma rede na zona de sucção do filtro e viraram-na contra o vidro. Eu nunca tive esse problema, mas se tivesse era isso que tentava. Espero ter ajudado em alguma coisa :/ Quanto as femeas, pelo que ja vi e tenho lido, podes juntar. Precisas é de ter uma boa quantidade de plantas para evitar conflitos, não sei porque sinceramente. Quanto ao limpa-fundos nao sei mesmo, mas podes colocar um comedor de algas chinês. Que tenhas uma boa Aquariofilia! xD
k2o3 Publicado: Dezembro 5, 2010 Publicado: Dezembro 5, 2010 Boas! Tenho um aqua de 18 litros da Aquatlantis à cerca de duas semanas para o meu betta macho. Mas o filtro é muito forte e nao dá para regular a intensidade, o que faz com que ele fique a um canto para não ficar no meio da turbulência. O filtro já veio com o aquário, é tipo Kit. É do modelo "Junior 40". Posso fazer algo para nao ficar com tanta intensidade? não me apetecia gastar ja dinheiro noutro filtro :S Ah e outra duvida, posso juntar uma ou duas femeas? Ou algum peixe limpa-fundos? Muito obrigada! Os outros dois companheiros já disseram quase tudo. Sobre o filtro,podes ainda se a saída for de "flauta", podes sempre acrescentar um tubo e fazer mais uns furinhos, assim reduz um pouco o caudal. Podes colocar limpa-fundos á vontade, até podes colocar um ou dois caracóis para ajudarem na limpeza. Fêmeas podes colocar mas tens é que ter esconderijos para elas e algumas plantas, para elas se poderem esconder dele. Cumprimentos e boa sorte. Pedro Tudo sobre o seu Betta O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/ Cumprimentos Pedro M J Conceição
Gaio Publicado: Dezembro 6, 2010 Publicado: Dezembro 6, 2010 (editado) Olá, podes tentar resolver o assunto como te disseram anteriormente. Senão, fazes como eu, tenho os meus machos em aquas iguais aos teus, mas sem filtro, apenas com o aquecedor. A única coisa que tens que fazer é mudar +/- um terço da água de 15 em 15 dias, e se vires no tempo intermédio que necessita podes aspirar o fundo com uma mangueira que há com uma bombinha(barato). Tu depois consegues controlar perfeitamente a limpeza do aqua. Posso-te dizer, que desde que tirei os filtros, os machos andam sem stress nenhum e a longevidade de vida aumentou bastante. Quanto a companhia, eu, com cada macho, tenho um limpa fundos (corydora) e um limpa vidros (um ancistru, os pleocostumos crescem muito), e tenho um caracol, nesse corres o risco dele ficar sem corninhos. Vê aqui o aspecto do aspirador Espero ter ajudado, Gaio Editado Dezembro 6, 2010 por Gaio
k2o3 Publicado: Dezembro 6, 2010 Publicado: Dezembro 6, 2010 A única coisa que tens que fazer é mudar +/- um terço da água de 15 em 15 dias, Gaio Gaio permite-me discordar com esta parte. Quando se trata de um aquário sem filtro as trocas de água devem ser mais regulares no mínimo 1 vez por semana, o ideal seriam mesmo de 3 me 3 dias cerca de 20% da água. No caso dos CrownTail(não sei se é o caso), é num instante que enrolam os raios se a água ficar um pouco suja. Abraço Pedro Tudo sobre o seu Betta O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/ Cumprimentos Pedro M J Conceição
Gaio Publicado: Dezembro 6, 2010 Publicado: Dezembro 6, 2010 (editado) Olá, eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver com a limpeza e oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário. Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana. Não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm. http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand . Como disse anteriormente, os meus, desde que removi os filtros não stressam e a longevidade dos mesmos aumentou. O enrolar das barbatanas ou deterioração, não se dá só nos Crowntail, acontece em todos e pode ser, ou dos parametros da água, ou do stress, como ocorre também em aquários filtrados, a razão mais frequente é o stress. Uma das causas é a corrente excessiva que o filtro faz e que o betta não gosta muito. Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria. Editado Dezembro 6, 2010 por Gaio
k2o3 Publicado: Dezembro 6, 2010 Publicado: Dezembro 6, 2010 (editado) Olá, eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver também com a oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário. Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana, não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand . Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria. Não sei se sabes mas não existem bettas VT's, CT's , HM's , HMPK's, etc em habitat natural. o pessoal no Brasil estão actualmente a tentar alterar o nome de Betta Splendens para Betta Domesticus. Eu falei em dar as condições que eles merecem e são ideias para eles. Os que vem da Tailândia (e já comprei muitos, acredita) só lá passam 7 ou 8 dias, não vivem lá para sempre. Sobre o vídeo, já conhecia mas não podemos comparar com as condições deles com as nossas, porque lá o clima é completamente diferente do nosso. Espero que não leves a mal estar a dizer isto tudo, respeito a tua opinião, sei que cada um tem as suas experiências e opiniões. Abraço Pedro Conceição Editado Dezembro 6, 2010 por k2o3 Tudo sobre o seu Betta O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/ Cumprimentos Pedro M J Conceição
bruno s Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 (editado) Boas concordo com o Pedro Pela experiencia que tenho em aquariofilia as tpa devem ser no maximo semanais correndo o risco da subida da amonia que poderia ser letal. Isto mesmo com filtro. Em relação ao teu problema podes usar lã que sendo mais compactada diminui o caudal. Amigo Gaio qd falaste na importaçao (nao sei se ja fizeste) realmente vem e sacos pequeninos demoram 5 dias a chegar e muitas vezes chegam em pessimo estado. A ultima importação que fiz eram 18 chegaram vivos 16 mas pensei que nenhum ia sobreviver. Editado Dezembro 7, 2010 por bruno s
Gaio Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 Mais uma vez olá, sim já fiz e sei como eles vem. Eu limitei-me a falar da experiência que tenho e como mantenho os meus bettas. Não me vou repetir. Não se esqueçam que este tópico não é para me ajudar a mim, certo.
Gaio Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 (editado) Mais uma vez olá, sim já fiz e sei como eles vem. Eu limitei-me a falar da experiência que tenho e como mantenho os meus bettas. Não me vou repetir. Não se esqueçam que este tópico não é para me ajudar a mim, certo. Desculpem, não sei como repeti o post e não sei como apaga-lo. Editado Dezembro 7, 2010 por Gaio
bruno s Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 Em relação a limpeza estou muito satisfeito com as ampularias
Recommended Posts