Recommended Posts

Publicado

Boas!

Tenho um aqua de 18 litros da Aquatlantis à cerca de duas semanas para o meu betta macho.

Mas o filtro é muito forte e nao dá para regular a intensidade, o que faz com que ele fique a um canto para não ficar no meio da turbulência.

O filtro já veio com o aquário, é tipo Kit.

É do modelo "Junior 40".

Posso fazer algo para nao ficar com tanta intensidade? não me apetecia gastar ja dinheiro noutro filtro :S

Ah e outra duvida, posso juntar uma ou duas femeas?

Ou algum peixe limpa-fundos?

Muito obrigada!

Publicado: (editado)

Experimenta mudar a direcção do jacto de agua, para ir contra uma das pareces do aqua ou mesmo para a parede de aqua acima da linha de agua, ou entao tenta colocar uma esponja bastante porosa em frente à saida do jacto (mas de modo a que nao impeça a agua de sair, apenas para a "espalhar").

Quanto às femeas, esqueçe, nesse espaço reduzido o macho esfarraparia as femeas, para isso precisarias de um aqua maior e com esconderijos para a femea descansar.

A nao ser que queiras fazer reprodução, mas para isso aconselho-te a ler um pouco mais sobre reproduçao de Bettas. (e mesmo assim, esse aqua é um pouco pequeno).

Limpa fundos ja n vejo grande incoveniente, mas convinha que o Betta fosse o ultimo a entrar no aqua nesse caso.

Editado por sHaDe
assbettaportugal-1.png
Publicado:

Boas Vanessa

Eu não sou muito experiente mas vou tentar dar o meu contributo...

Pelo que encontrei uma vez no site, alguns utilizadores adicionaram uma rede na zona de sucção do filtro e viraram-na contra o vidro. Eu nunca tive esse problema, mas se tivesse era isso que tentava.

Espero ter ajudado em alguma coisa :/

Quanto as femeas, pelo que ja vi e tenho lido, podes juntar. Precisas é de ter uma boa quantidade de plantas para evitar conflitos, não sei porque sinceramente.

Quanto ao limpa-fundos nao sei mesmo, mas podes colocar um comedor de algas chinês.

Que tenhas uma boa Aquariofilia! xD

Publicado:

Boas!

Tenho um aqua de 18 litros da Aquatlantis à cerca de duas semanas para o meu betta macho.

Mas o filtro é muito forte e nao dá para regular a intensidade, o que faz com que ele fique a um canto para não ficar no meio da turbulência.

O filtro já veio com o aquário, é tipo Kit.

É do modelo "Junior 40".

Posso fazer algo para nao ficar com tanta intensidade? não me apetecia gastar ja dinheiro noutro filtro :S

Ah e outra duvida, posso juntar uma ou duas femeas?

Ou algum peixe limpa-fundos?

Muito obrigada!

Os outros dois companheiros já disseram quase tudo.

Sobre o filtro,podes ainda se a saída for de "flauta", podes sempre acrescentar um tubo e fazer mais uns furinhos, assim reduz um pouco o caudal.

Podes colocar limpa-fundos á vontade, até podes colocar um ou dois caracóis para ajudarem na limpeza.

Fêmeas podes colocar mas tens é que ter esconderijos para elas e algumas plantas, para elas se poderem esconder dele.

Cumprimentos e boa sorte.

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Olá,

podes tentar resolver o assunto como te disseram anteriormente. Senão, fazes como eu, tenho os meus machos em aquas iguais aos teus, mas sem filtro, apenas com o aquecedor. A única coisa que tens que fazer é mudar +/- um terço da água de 15 em 15 dias, e se vires no tempo intermédio que necessita podes aspirar o fundo com uma mangueira que há com uma bombinha(barato). Tu depois consegues controlar perfeitamente a limpeza do aqua. Posso-te dizer, que desde que tirei os filtros, os machos andam sem stress nenhum e a longevidade de vida aumentou bastante.

Quanto a companhia, eu, com cada macho, tenho um limpa fundos (corydora) e um limpa vidros (um ancistru, os pleocostumos crescem muito), e tenho um caracol, nesse corres o risco dele ficar sem corninhos.

Vê aqui o aspecto do aspirador

Espero ter ajudado,

Gaio

Editado por Gaio
Publicado:

A única coisa que tens que fazer é mudar +/- um terço da água de 15 em 15 dias,

Gaio

Gaio permite-me discordar com esta parte. Quando se trata de um aquário sem filtro as trocas de água devem ser mais regulares no mínimo 1 vez por semana, o ideal seriam mesmo de 3 me 3 dias cerca de 20% da água.

No caso dos CrownTail(não sei se é o caso), é num instante que enrolam os raios se a água ficar um pouco suja.

Abraço

Pedro

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Olá,

eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver com a limpeza e oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário.

Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana. Não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm. http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand .

Como disse anteriormente, os meus, desde que removi os filtros não stressam e a longevidade dos mesmos aumentou. O enrolar das barbatanas ou deterioração, não se dá só nos Crowntail, acontece em todos e pode ser, ou dos parametros da água, ou do stress, como ocorre também em aquários filtrados, a razão mais frequente é o stress. Uma das causas é a corrente excessiva que o filtro faz e que o betta não gosta muito.

Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria.

Editado por Gaio

Olá,

eu estou a falar da experiência que tenho. A regra das mudanças de água tem a ver também com a oxigenação da mesma, nos bettas , já em habitat natural, vivem em charcos, que como podes imaginar, estão bem mais sujos que o teu aquário.Estas a falar de 18 litros de água para um peixe que vem respirar à superfície e que já por si é bem mais resistente que outros peixes. Se não exagerares na quantidade de comida, podes crer que ele está na boa.Tens uma equipa de limpeza e podes aspirar o fundo se achares necessário.

Sabes que o transporte dos bettas de importação é feito em saquinhos minúsculos e eles resistem uma semana, não quero dizer com isto que concorde mas é a realidade e nós ao comprá-los é que alimentámos isso. Podes ver também este video que te mostra o habitat e como eles são criados, diz-me das condições que o teu têm http://www.aquanet.tv/Video/150-betta-splendens-der-glaenzende-kaempfer-der-pla-kat-in-thailand .

Isto é a minha opinião, e como te digo é por experiência própria.

Não sei se sabes mas não existem bettas VT's, CT's , HM's , HMPK's, etc em habitat natural. o pessoal no Brasil estão actualmente a tentar alterar o nome de Betta Splendens para Betta Domesticus.

Eu falei em dar as condições que eles merecem e são ideias para eles. Os que vem da Tailândia (e já comprei muitos, acredita) só lá passam 7 ou 8 dias, não vivem lá para sempre.

Sobre o vídeo, já conhecia mas não podemos comparar com as condições deles com as nossas, porque lá o clima é completamente diferente do nosso.

Espero que não leves a mal estar a dizer isto tudo, respeito a tua opinião, sei que cada um tem as suas experiências e opiniões.

Abraço

Pedro Conceição

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Boas concordo com o Pedro

Pela experiencia que tenho em aquariofilia as tpa devem ser no maximo semanais correndo o risco da subida da amonia que poderia ser letal. Isto mesmo com filtro.

Em relação ao teu problema podes usar lã que sendo mais compactada diminui o caudal.

Amigo Gaio qd falaste na importaçao (nao sei se ja fizeste) realmente vem e sacos pequeninos demoram 5 dias a chegar e muitas vezes chegam em pessimo estado. A ultima importação que fiz eram 18 chegaram vivos 16 mas pensei que nenhum ia sobreviver.

Editado por bruno s
Imagem colocada
Publicado:

Mais uma vez olá, sim já fiz e sei como eles vem.

Eu limitei-me a falar da experiência que tenho e como mantenho os meus bettas. Não me vou repetir.

Não se esqueçam que este tópico não é para me ajudar a mim, certo.

Mais uma vez olá, sim já fiz e sei como eles vem.

Eu limitei-me a falar da experiência que tenho e como mantenho os meus bettas. Não me vou repetir.

Não se esqueçam que este tópico não é para me ajudar a mim, certo.

Desculpem, não sei como repeti o post e não sei como apaga-lo.

Editado por Gaio
Publicado:

Em relação a limpeza estou muito satisfeito com as ampularias

Imagem colocada