Recommended Posts

Publicado

Tenho andado a ler vários tópicos mas sou inexperiente em relação a fertilizações e como cada caso é um caso e cada planta tem necessidades diferentes decidi expor aqui as minhas duvidas.

Setup e Manutenção_

Aqua de 37,5 L (50x30x25) deve ter 35L +/-

3 cm areão do rio, sem substracto fértil

Filtro de cascata AquaClear 20 (cerâmicas, carvão e esponja) a fazer 350L/h

Água a 19º C

TPA's semanais de 5L (15%)

Luz_ Hagen Power-Glo T8 de 15W + Resun 11W (7h/dia) = 26 W + luz solar indirecta pouco intensa nestes dias de Inverno

Flora_

2x Anubias Nana

6x Bambu da Sorte (IKEA)

3x Vallisneria Americana

3x Echinodorus Cordifolius

1x Cryptocoryne Wendtii

1x Cryptocoryne Beckettii (petchii)

Fauna_

4x kinguios

6x tanichtys albonubes (neon chines)

3x ampulárias

As plantas estão-se a aguentar mas estão com alguns problemas:

- as anubias e as cryptos é um vê se te avias de algas castanhas que nem as ampulárias resolvem. Volta e meia esfrego-as com a mão mas 2 semanas depois estão outra vez iguais. CO2 para resolver isto?

- as novas folhas que nasceram das echinodorus e das vallisnerias são quase transparentes. Falta de ferro? Falta de CO2?

- as folhas mais velhas das cryptos estão com buracos. Falta de potássio (K)?

- as folhas maiores das vallisnerias têm falhas nos veios ou filamentos que as constituem. Estão um pouco ratadas também. Falta-lhe aqui qualquer coisa mas como é uma planta com uma estrutura diferente não sei bem o que será...

- por ultimo, uma folha da anubias, na ultima semana, amareleceu a partir da borda (falta de magnésio?) e apareçeram 2 buracos nela (falta de potássio?).

Diagnostiquei isto a partir de vários posts aqui do Forum.

Disseram-me ainda que devia começar pelo CO2, ver se há melhorias e só depois fertilizar. Mas gostava de ter mais opiniões.

Em termos de fertilização preferia uma coisa menos trabalhosa tipo as capsulas Tropica Aquacare Plant Nutrition+ q ainda por cima são "tudo-em-um" mas se calhar cada uma destas plantas tem necessidades diferentes. Se sim, que necessidades são essas?

Desculpem o testamento e OBRIGADO a quem o leu até ao fim e me souber responder...

Quem quer peixe molha a calça.

Bartolomeu Paes

Publicado:

Usa C02 para mais rápido crescimento um produto rico em nutrientes solúvel na água e para as vallisneras usa decalcit( indicaram-me decalcit para valisneras noutro tópico)!

Se quiseres ter C02 barato, há por aí muito boas receitas caseiras.

Publicado:

Obrigado Daniel. Eu ja uso Decalcit para as ampulárias. 1 colher por semana diluida na água da TPA (há cerca de 1 mes e meio)... Mas não vejo qualquer efeito nas vallisnerias. Será dosagem insuficiente? Que efeito tem nas tuas?

Bartolomeu Paes

Publicado:

Boas

Eu também ainda não sei que efeito tem, pois ainda não experimentei!Lê este tópicoAmpulárias link que eu iniciei à 2 dias e esclarece com os membros que lá estão presentes na conversa as tuas duvidas acerca da decalcit para valisneras.

abraço

Publicado:

Olá.

Plantas + Kinguios = Plantas * zero... :?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Luis, isso não é assim tao linear.

Pelo menos pela minha experiencia. Para ja, anubias nunca lhes tocaram. É folha rija que eles não gostam. E para evitar que vão às outras, dieta à base de spirulina. É o que estou a fazer há 4 meses ou assim e consigo manter essas plantas que indiquei.

Ou estás a dizer isso por outras razões? Tipo defecam muito portanto materia organica a mais, etc etc???

Mas continuo a precisar de opiniões sobre a fertilização... Vejo que as plantas têm carências e não sei bem o que fazer nem como fazer.

É possivel fertilizar sem CO2?

O que acham das capsulas da Tropica?

Cumps, obrigado.

D-Backs.

Bartolomeu Paes

Publicado:

Olá de novo.

Primeiro de tudo, não achas que tens um aquário muito pequeno para esses animais todos?

Segundo, os kinguios comem quase todas as plantas de folha mole como tu tão bem disseste. Mas não te esqueças de uma coisa. As folhas das anúbias quando são novas também são moles.

Sinceramente, pensaria em retirar daí os kinguios porque o volume do aquário não é nada aconselhável para esses peixes. Também não precisas dessa luz toda para as plantas que aí tens. Bastam-te os 15W.

Devias trocar mais água. Aí à volta dos 10~15 litros semanais.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Sim, tenho um aquario pequeno demais para isto tudo mas está para breve uma remodelação... Água quente e uns peixes de cardume mais bonitos e mais pequenos.

Os kinguios irão para um lago de jardim com mais espaço para crescer.

Em relação à luz, a Resun de 11W não é deste aquário, é de um mais pequeno que está 30 cm acima e cuja luz ainda incide um pouco sobre o de 35 L. Ainda assim achas que tenho luz a mais e que isso poderá estar a originar as algas de que me queixo?

Quanto às TPAs: como o aquário é aberto, evapora alguma água durante a semana, a qual é reposta aquando da TPA. Portanto tiro 5 L e ponho 7 ou mais, consoante a necessidade... Nesta semana que passou fiz um tratamento ao Ichtyo num dos kinguios, tive de aquecer a água e pôr uma bomba de ar e evaporou imensa água portanto ontem tirei 5 e pus aí uns 10 L.

Com isto tudo, fertilizar, não fertilizar? CO2, não CO2

Apenas quero as plantas mais bonitas. Só aí é que pensarei em tirar os kinguios.

Bartolomeu Paes

Publicado:

com filtro de cascata podes esquecer o CO2...

no entanto nenhuma dessas carências é falta de CO2, são falta de nutrientes.

quanto ao decalcit...em aquários é uma asneira propagada em muito sitio. É uma fonte de fosfato brutal e quase não acrescenta cálcio à agua...se querem cálcio, acrescentem cloreto de cálcio...

quanto ao uso de dacalcit gosto ainda mais da utilização cientifica que é dada ao mesmo... 1 colher de chá do 9 aos 99 faz bem ao aquario grande e ao pequeno

no entanto, deverias certamente reorganizar um pouco o aquário, em termos de fauna e flora

coisas a retirar:

kinguios e bambus....

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Muito obrigado Just_me. É bom saber que o filtro de cascata me está a dar mais do que apenas filtragem :dancing:

Opinião preciosa sobre o Decalcit! Vou mas é deixar de dar aos peixinhos e tomá-lo eu.

Eheh

Eu gostava de fazer fertilização por capsulas ou pastilhas (menos trabalho) e já estive a ver as da Tropica, Seachem e da SERA. Alguem tem experiência com algum destes produtos? Servem para o que foram concebidos?

Obrigado a todos pelas respostas so far!

Bartolomeu Paes