da678 Publicado Janeiro 12, 2005 Publicado Janeiro 12, 2005 Boa noite, Eu tenho um aquario (recente) da Aquapor, com 76cm por 38cm por 50cm (medidas exteriores) e uma lâmpada de 20 watts, "lâmpada de cozinha". Acham que com esta lâmpada posso ter plantas, que tenham uma necessidade de luz fraca? O reflector da lâmpada é de plástico branco, se eu o forrar com papel de aluminio (da cozinha), obtenho alguma vantagem? Ou devo colar uma fita adesiva de aluminio, no reflector? Eduardo G. Citar O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29854
jeanackle Publicado: Janeiro 14, 2005 Publicado: Janeiro 14, 2005 Olá, Certamente alguém saberá responder melhor que eu a essa questão. No entanto, com as medidas que indicaste, o teu aqua terá um volume de aproximadamente 144 litros. Que se arredonde para 120 ou menos à conta dos limites interiores, da distância da linha da água ao topo do aquário, do areão, ... Há uma regra (polémica) de ter uma potência luminosa em Watts de valor igual a, pelo menos, metade da capacidade do aquário. No caso: 120/2=60 W mínimo... Para ter plantas pouco exigentes em luz. No entanto, esta "regra" ´w polémica e há quem considere mais importante outros parâmetros da lâmpada, quer os lumen quer ainda o temperatura da cor (os Kelvin, salvo erro, estou "enferrujado"... ) A minha experiência: Aquário de 64 litros (aí uns 55 reais), 15 W de luz. Cabombas (precisam de bastante luz, mas há plantas que precisam de bastante mais) começam a desfazer-se num ou dois meses. Elódeas aguentam-se, mas é planta rebelde, desenterra-se e desata a "passear" pelo aquário (esquece o paisagismo... :D ). O que dá: Musgo de Java: este sobrevive quase às escuras, mas, precisa de luz para ser saudável, logo para se fixar (no início, fixa-se numa pedra, tronco ou algo do género com linha... ). Anubias Nana: Aguenta-se bastante bem. Penso que estas serão mesmo as condições ideais para ela. Se calha de apanhar Sol como aconteceu com a minha, ela "seca" Tenho também uma planta que penso ser Feto de Java há uns 3 meses. Até agora, não anda nem desanda (nem cresce nem amarela...). A quantidade de luz que tens nesse aquário é proporcionalmente menor que a que eu tenho... e eu só posso ter plantas que queiram pouca luz... Na minha opinião, convinha aumentar a potência dessa iluminação. Espero ter ajudado, Citar Jean-Dominique Ackle Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!
Recommended Posts