Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos.

Preciso da máxima ajuda que me possam dar. E desde já agradeço a todos os que percam algum tempo em me ajudar.

Adoro animais e a minha filhota com 2 anos, está no mesmo caminho, num bom caminho penso eu. :smile2:

Como moro num apartamento, decidi não ter cão nem gato, nem animais que estejam muito dependentes das pessoas a nível de companhia e de passear. Pois enquanto morei no norte, tinha espaço e tive um huskie, que quando me mudei para o Barreiro tive que deixar com os meus pais. Era um crime ter um animal todo o dia fechado e sem companhia.

Decidi ter uns peixes lá em casa. E aqui começam as duvidas.

Não queria um aquário grande. Talvez 20 a 30 ltrs no máximo. Pensei nuns guppies, mas acho que não se dão bem num aquário tão "limitado".

Assim pergunto; Que peixes ter num aquário deste tamanho. Que aquário me recomendam, marca, modelo etc... Que acessórios tenho que comprar.

Pensei por umas plantas, que tipo de plantas, que substrato, que areão? Esconderijos, sim ou não?

Que peixes me aconselham para começar, embora tenha noção que todos necessitam dos mesmos cuidados.

Se alguém conhecer boas lojas perto do Barreiro que me possa indicar, agradeço.

Uma vez mais, obrigado a todos os que disponibilizarem o seu tempo para me ajudar.

Abraços.

Publicado:

Boa tarde a todos.

Preciso da máxima ajuda que me possam dar. E desde já agradeço a todos os que percam algum tempo em me ajudar.

Adoro animais e a minha filhota com 2 anos, está no mesmo caminho, num bom caminho penso eu. :smile2:

Como moro num apartamento, decidi não ter cão nem gato, nem animais que estejam muito dependentes das pessoas a nível de companhia e de passear. Pois enquanto morei no norte, tinha espaço e tive um huskie, que quando me mudei para o Barreiro tive que deixar com os meus pais. Era um crime ter um animal todo o dia fechado e sem companhia.

Decidi ter uns peixes lá em casa. E aqui começam as duvidas.

Não queria um aquário grande. Talvez 20 a 30 ltrs no máximo. Pensei nuns guppies, mas acho que não se dão bem num aquário tão "limitado".

Assim pergunto; Que peixes ter num aquário deste tamanho. Que aquário me recomendam, marca, modelo etc... Que acessórios tenho que comprar.

Pensei por umas plantas, que tipo de plantas, que substrato, que areão? Esconderijos, sim ou não?

Que peixes me aconselham para começar, embora tenha noção que todos necessitam dos mesmos cuidados.

Se alguém conhecer boas lojas perto do Barreiro que me possa indicar, agradeço.

Uma vez mais, obrigado a todos os que disponibilizarem o seu tempo para me ajudar.

Abraços.

Amigo, deixe que lhe diga, que já passei por esta história, embora a minha pequena na altura tinha 3 anos, hoje tem cinco. Comecei tambem por 1 de 20 litros comprado em 1 hiper custou-me na altura 49 Euros, apara agradar a pequenita. Vai daí comecei com 2 guppies 3 platys e muitas asneiras á mistura.

Hoje vou em 1 de 255 litros panoramico com movel e acho pequeno,lol.

Um conselho que a mim me deram, assim que fartei do pequenino, e que muito estou agradecido a quem mo deu.

Não vá para um pequeno, se puder entre logo em 1 grande, escusa de aqui a 6 meses estar a pensar que gostaria de vender o pequeno para adquirir um maoirzito com toda a aparelhagem que necessita e que não sabe o que fazer a que entretanto comprou.

Não haja depressa. Vá com calma.Se quiser comprar unicamente 1 aquario sempre pode adquirir um em 2ª mão aqui pelo forum ou 1 novo pelos patrocinadores do forum que realmente têm bom preço.

Mas acima de tudo, vá com calma e "espie" tudo muito bem antes de decidir a comprar e pesquise muito porque por norma no forum existe sempre alguem que já passou pelo nosso "problema" e tem a solução.

Boa sorte,

Cumprimentos,

jsb

Publicado:

Agradeço desde já a sua ajuda.

Tal como me disse, já estou a pensar num de 20 até 55 litros, pois estive a calcular as áreas e acho que um de 30 Alt x60 Larg x30 Prof. é suficiente. Até por uma questão de espaço, pois não tenho assim tanto espaço disponível para "embarcar noutras aguas" :happy:

Vou mesmo ficar por um aquário pequeno. Tenho bem essa noção.

Assim, toda a ajuda é preciosa.

Mais uma vez obrigado.

Publicado:

Ola acho que para se iniciar compre um aqua de 60 litros foi assim que começei e agr ja vou partir para tamanhos maiores.. a nivel de peixes os guppys sao resistentes e de facil reproduçao, ao fim de pouco tempo e se tudo correr bem vai ter o aqua com muitos alevins...

cumprimentos

Publicado: (editado)

Olá :)

Se o problema é o espaço disponível, entendo que fique pelo de 60l, mas deve ter a noção que quanto mais pequeno for o aquário, mas difícil é manter os parâmetros estáveis.

Eu quando me iniciei, também pensei num mais pequeno, felizmente deram-mne este conselho e optei por um de 100l, que ainda mantenho. Passado 6 meses já estava de tal modo rendida aos aquas que comprei um de 420l.

Por isso é normal que depois de começar e o bichinho pegar, se tente evoluir e esse será pequeno.

Mas se efectivamente for esse o caminho, pode pôr uns tetras, que ficam bonitos, por exemplo um pequeno cardume de cardinais, bêbados e outros tetras. Umas coridoras para o fundo. Ou então um casal de apistogramas, com um local onde possam reproduzir. As hipóteses são muitas.

Felicidades e espero ver fotos quando o projecto estiver montado.

Editado por caterina

Cumps.

"The first one"

Publicado:

Obrigado pelas dicas.

Todos os peixes que a Caterine me falou são peixes de Agua doce fria. Certo?

Estive a ler mais umas coisas e cou optar por um aquario maior, 60 ltrs. Visto que os peixes vivem em cardume e precisam de algum espaço para se poderem movimentar. Faz todo o sentido.

Agora em questão de areão, e substrato e plantas?

Se alguém conhecer lojas no Barreiro ou Arredores, está à vontade para "fazer publicidade". :smile2:

E que acessórios?, filtros, iluminação... etc.

Desculpem as perguntas, é que se alguém me indicar um site que tenha "literatura" acerca deste tema, não me importo de ler. E vir só aqui chatear pra tirar duvidas. :tongue: Ou se conhecer uma boa loja, tambem não me importo de ir comprar o que for necessário e esclarecer-me.

Obrigado.

Publicado:

épa quando comecei a ler este tópico pensei que estivesse no meu :)

acho que 60lt para começar não é mau, e concordo com o que foi dito acima procura preços pois no mercado há de tudo.

entretanto convido-te a leres um pouco do meu tópico e verás as semelhanças...

NB: apesar de ter um vicio pela aquariofilia algo dormente, tb foi a pensar na minha pequena que me iniciei. Ela adora os peixinhos, e a mãe até gosta da nova decoração da sala :)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=168378

Publicado:

Oi.

Obrigado psi20. E a todos os que vêm ler o post e deixam a sua ajuda.

Já vi que a sua situação era em muito idêntica à minha. Já li o seu post e está muito bem estruturado. Fácil de compreender e de seguir.

Obrigado.

Publicado:

Boas, não vou falar do tamanho do aqua porque como já foi dito quanto maior melhor eu tenho um de 200 litros e neste momento estou a cravar ao meu pai o de 300 litros dele eheheh.

Quanto a fauna e flora.

Como vai montar um aquário para a pequena acho a escolha de guppys, platys ou espadas uma boa escolha, para alem de se conseguir destingir o sexo dos animais, e formar 2 ou 3 casais, são de fácil reprodução e é isso que os pequenos gostam. Para também quem se vai iniciar os Viviparos acho uma boa opção, isto porque os erros vão ser muitos e por vezes os mais prejudicados vão ser os peixes, muitas vezes da pior maneira (R.I.P.) e como isso acontece são peixes de custo baixo. Uns cardinais também dão uma cor agradável ao aquário, estes últimos convêm estarem em cardume, por isso é preciso ter atenção ao tamanho do aquário que se escolhe.

Quanto à decoração eu gosto de quanto mais natural melhor, mas por vezes e com pequenos em casa isso é uma coisa difícil. Quanto a plantas o meu concelho vão para plantas de principio resistentes e que não sejam muito exigentes com a luz, isto porque os Kits de Supermercado não costumam vir muito bem apetrejados com a iluminação. Aconselho Anubias, Fetos de java e musgo de java, para começar a nova aventura que se adivinha. A escolha destas plantas também parte do principio da escolha dos peixes, plantas de baixa manutenção e resistentes.

Á medida que se for ganhando conhecimento então ai aconselho um aquário de 200 litros e depois a diversidade tanto de peixes como de plantas é enorme.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!