Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

por exemplo, tenho um aquário já ciclado à algum tempo, contudo, nas férias de natal estou a pensar em desmonta-lo e iniciar uma nova montagem. A minha dúvida é se posso tirar toda a água e respectiva fauna para um aquário à parte e, depois de ter a nova montagem toda pronta, colocar cerca de 50% da água "antiga", mais o restante com água nova e inserir o filtro já com as matérias filtrantes com as bactérias.

Será que há problema? Tenho que esperar algum tempo também?

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

É tal e qual como descreves que deve ser feita a transição.

Toma só atenção à quantidade de água que retiras do aquário original. Se for pouca, depois enquanto estás a encher a nova montagem, não tens água onde deixar os peixes...

Atenção igualmente para a quantidade de tempo que deixas os peixes no aquário temporário. Se as dimensões forem muito menores que as do aquário original, poderás ter problemas, consoante os peixes que tenhas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Não deixes morrer o filtro. Se possível mantém-no em funcionamento no aquário temporário.

Não sei se não faria sentido, na nova montagem, encher e voltar a esvaziar antes de colocar a água nova (leia-se por nova a maior quantidade possível do aquário de origem, tal como já foi referido pelos dois).

Este "lavar" do aquário previamente seria só para limpar um pouco as partículas em suspensão e principalmente algum composto que possa ter passado em "excesso" para a coluna de água (fertilizante, etc). Isto pode não ser necessário, pois não sei o que vais fazer.

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Vou adicionar substrato fértil e repensar o layout...

Quanto ao aquário, é das mesmas dimensões sendo que consigo passar toda a água do aquário principal para o secundário. O filtro ficaria a trabalhar no aquário secundário para evitar as perdas das bactérias.

Obrigado pela ajuda

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!