Stockinger Publicado Dezembro 1, 2010 Publicado Dezembro 1, 2010 Boas pessoal, Tenho um aqua de 54 L montado há um ano, e a coisa tem corrido relativamente bem. Tenho tido os cuidados todos, manutenção periódica, troca de água periodica, etc. Indo ao que interessa... Tenho um filtro EHEIM 2008 que utiliza uma esponja para filtração. Acontece que esta está a perder a forma e reduzir o débito de água do filtro, o que significa que é altura de trocar. Eu já tenho umas novas... E agora vem a dúvida... as novas não têm colónias de bactérias, então como deverei prepará-las para substituir? Parece-me que o simples tirar a esponja velha e colocar a nova pode ser precipitado, e as duas juntas não cabem no compartimento. O que aconselham a fazer? Obrigado. Citar
Stockinger Publicado: Dezembro 2, 2010 Autor Publicado: Dezembro 2, 2010 Ninguém dá uma dica? Agradecia a ajuda. Obrigado. Citar
telmo vale Publicado: Dezembro 2, 2010 Publicado: Dezembro 2, 2010 (editado) que materias filtrantes tens no filtro para alem das esponjas? se tiveres ceramicas podes substituir a esponja por uma nova a maioria das bacterias tao nas ceramicas (se as tiveres) por serem tao porosas. o siporax é o melho k há... edit: vi agora no google k o teu filtro é interno na minha opiniao cortava a esponja a meio e colocava pela orden de entrada de agua: esponja siporax mini um bocadinho de la filtrante para n teres agua com impurezas... Editado Dezembro 2, 2010 por telmo vale Citar ________________________________________________________________________________ Cumps Telmo Vale Meus aquas: Stone's Age
Bruno Barreiros Publicado: Dezembro 2, 2010 Publicado: Dezembro 2, 2010 Não te guies por mim mas eu substituo simplesmente as esponjas e felizmente nunca me dei mal. Citar Abraço, Bruno Barreiros
Stockinger Publicado: Dezembro 2, 2010 Autor Publicado: Dezembro 2, 2010 que materias filtrantes tens no filtro para alem das esponjas? se tiveres ceramicas podes substituir a esponja por uma nova a maioria das bacterias tao nas ceramicas (se as tiveres) por serem tao porosas. o siporax é o melho k há... edit: vi agora no google k o teu filtro é interno na minha opiniao cortava a esponja a meio e colocava pela orden de entrada de agua: esponja siporax mini um bocadinho de la filtrante para n teres agua com impurezas... Sim o filtro é interno. Bom eu uso apenas a esponja que veio com o filtro, e agora tenho aqui uma nova para substituir. Mas se calhar haveria de complementar esta filtragem não? Até hoje não tem corrido mal, mas vale mais prevenir... Eu tinha pensado cortar a esponja antiga ao meio, e colocá-la no fundo do filtro, e por cima a nova durante uma semana. Depois ficaria só a nova... Citar
Recommended Posts