Que iluminação


Recommended Posts

Boas,

 

Vou adquirir um aquário com cerca de 80L (70x30x45). A minha dúvida é em relação à iluminação do mesmo.

 

Na loja de aquários pediram-me 45€ por uma calha para uma lâmpada de 20W, achei um bocado exagerado e decidi ir procurar no Bricomarché uma espécie de calha improvisada. O que encontrei foram candeeiros para duas lâmpadas fluorescentes de 18W por 20€ já com duas lâmpadas incluídas.

 

A minha única questão é, as lâmpadas com espectros próprios para plantas + peixes de aquário têm 15W e 20W, enquanto as lâmpadas normais têm 14W e 18W, tendo em conta que a potência é proporcional ao tamanho, as lâmpadas têm comprimentos diferentes correcto? Quer isto dizer que não posso aplicar uma lâmpada própria para aquários numa calha normal, só porque têm comprimentos diferentes? Os gajos dos aquários decidiram fazer lâmpadas com tamanhos únicos só para venderem calhas a preços ridículos?

 

Lâmpadas de iluminação caseira são muito más para as plantas/peixes? É que a diferença de preços é ridícula... Há maneira de adaptar a calha 2x18W para 2x15W com jeitinho e um ferro de soldar? As voltagens são as mesmas, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião, é certo que existem lampadas com espectros mais adequados a aquarios e ao crescimentos de plantas aquaticas, mas no fim de contas consegue-se praticamente os mesmos resultados com lampadas normais, tens de ter atenção é aos watts e ao kelvins, para um aquario convem adequar os W por litro ao tipo de plantas que pretendes manter, low teck 0.5w/L para high tech ou para plantas de altos requesitos de luz 1w/L, depois os Kelvis tens lampadas de 3500K a 4500K que dão uma luz mais amarelada tens 5000 a 6000K que dão uma luz mais branca e 8000 a 1000K que dão luz branco frio, pelo meio tens outas que dão luz mais arrosada e tens superior a 12000K que vai já para o azul, num aquario se tiveres duas lampadas uma de 4500K e uma de 6000K já consegues complentar o espectro de luz para cobrir grande parte das necessidades das plantas....

 

Agora relativamente aos tamanhos, tudo depende do balastro que estiver a ser usado, sendo que nas calhas por ai vendidas em bricos são com balastros ferro-magneticos e tem de ter arrancador, o que não recomendo pois gastão bastante electicidade e não são grande espingarda, o melhor é procurares com balastros electronicos, mas é obvio que sai um pouco mais caro.... eu pessoalmente não compro calhas faço eu próprio, compro o material e construo e com algumas tecnicas consegue-se poupar uns trocos e tem-se o mesmo efeito... tens alguns patrocinadores aqui no forum como a aqua-eden e a luz aquatica que tem material a venda para construção, ou mesmo constrõem-te a calha a tua medida....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.