redeyes Publicado Novembro 22, 2010 Publicado Novembro 22, 2010 Boas, Já algum tempo que venho a pensar construir um aquario plantado, mas devido ao que lia sempre hesitei um bocado, pois existia muita complexidade á volta e cuidados a ter que por experiência própria sei q acaba-se por perder "interesse" devido a tantos cuidados diários, alguns, q se tem q ter. Mas, a paixao por ver esses belos aquarios nunca se perdeu ate q com pesquisa descobri "isto" do low-tech, então la decidi por mãos á obra no meu aquario e reformula-lo, ate pq ja algum tempo q queria acrescentar umas coisas q me facilitassem as trocas de agua, e um filtro de carbono para por logo agua directamente da torneira para o aquario q ja o faço, mas q n devia eu sei, mas hj por acaso quando andava a procura de outras coisas vi um filtro de carbono q dura 1 ano, o q é muito bom +-19mil litros de agua ou seja para mim mais de um ano, desconhecia a existencia de tais coisas pois ja tinha pensado nisto mas so conhecia carbono para os filtros de aquario e esses duram +-2 semanas cada o q e muito pouco, e o preço e +- o mesmo. Bom falando de outras coisas isto é o q tenho de momento Aqua: 100*40*50 Iluminação: 2 t5 Filtragem: EHEIM PROFESSIONAL II 2028 Fauna: 2 discus 20 neons negros 1 botia 1 locarideo (golden nugget) n me lembro do numero 4 corydoras 2 limpa vidros 1 beta macho 1 nariz de bebado(sobrevivente de outros aquarios do passado) Flora: neste momento n tenho nada de relevo AGORA, o que pretendo fazer..aqui fica o meu PROJECTO, peço sugestoes e criticas Aqua: 100*40*50 Iluminação: para ja tenho 2 t5 mas se calhar vou fazer um update para t8 ou estudar a hipotese de leds, Filtragem: EHEIM PROFESSIONAL II 2028 Fauna: 2 discus (pretendo + no futuro) 20 neons negros 1 botia 1 locarideo (golden nugget) n me lembro do numero 4 corydoras 2 limpa vidros 1 beta macho 1 nariz de bebado(sobrevivente de outros aquarios do passado) Peço desde ja desculpa pelos desenhos no paint mas n sei fazer melhor, devo referir q a forma do tronco q está na imagem á mais ou menos essa, e é um tronco q ja tenho há mto tempo e dai tentar aproveita-lo para o layout. a imagem nº1 é uma tentativa do visual q mais ou menos pretendo, visto de frente, a imagem nº2 é as formas geométricas q penso conseguir com este layout ou seja 3 formas triangulares agora as plantas q pensei para este layout 1-Crinum natans 2-tronco,coberto com musgo de java 3-eleocharis parvula 4-anubias barteri var.barteri 5-anubias barteri var. nana 6-caminho feito com pedritas pretas q actualmente uso no fundo do aquario, e á sua volta representado pelos quadrados amarelos serão pedras umas maiores q outras para tentar ajudar no efeito de profundidade, em principio serao brancas mas ainda n esta bem decidido isso Objectivo: o objectivo deste aquario acima de tudo MM é criar um habitat mais agradavel aos meus peixes, principalmente os discus, e claro criar algo mais atractivo ao nosso olhar, sem duvida! o "maior" problema neste aquario sera a planta crinum natans, pois é a menos low-tech q aqui esta e mais exigente penso eu, mas gostaria saber de pessoas mais exprientes com plantas a sua opiniao sobre este conjunto e ja agora ate q ponto é exigente esta planta e em q pontos é + exigente. quanto ao substracto pretendo usar um bom, pois por mais low-tech q possa ser o aquario acho q algo em condiçoes vai ajudar e muito o aquario a dar bons resultados mais sustentavelmente o q tenho em mente sao os da ADA, n faço ideia é as quantidades necessarias para fazer alguma elevaçao e cobrir todo o aquario praticamente mas pretendo comprar Power Sand Special Aqua Soil-Amazonia II bom aqui esta o inicio do projecto, um pouco atabalhoado, desculpem lá qq coisa agora digam-me se estou a esquecer de algo,se estou a ir pelo bom caminho...e venham dai..conselhos e opinioes pois quero evoluir e preciso da vossa ajuda, em principio sá vou arrancar com o projecto em meados dezembro, gostaria ja agora de saber para quem souber os melhores sitios para comprar as plantas e o substrato, pois hj fui a 2 e nelas todas so vi o musgo e anubia nana mais nada, eu moro nos arredores de lx mais precisamente loures, ja agora acho q n ha problema dizer as lojas a q fui,foram a aquahobby e aquaplante...por isso preciso ajuda nesta parte tb!!! ja agora a nivel de luz tb preciso ai de uma orientaçao q acham da hipotese dos leds, fiquei com essa ideia atraves de um topico q aqui esta tb de um membro q tem tido sucesso com isso, eu ate acho q era capaz de dar a minha maior preocupação é mm a Crinum natans, sera q dá!!!??? P.S:OBRIGADO PELA PACIÊNCIA DE LER ISTO TUDO Citar
redeyes Publicado: Dezembro 1, 2010 Autor Publicado: Dezembro 1, 2010 estou a ficar um pouco desapontado com o meu projecto,estava a espera de algum feedback, pelos vistos este projecto n tem pes para andar MM..para ninguem sequer fazer uma pequena critica construtiva..é pena!! Citar
majo Publicado: Dezembro 3, 2010 Publicado: Dezembro 3, 2010 Olá, boas. Não desanimes que não é caso para tal. Não te esqueças que o fórum esteve fechado para manutenção e up-grade e mais não sei o quê e portanto o pessoal andou ausente «à força». Mas verifico que o people já recomeçou a postar coisas e ainda anda a explorar o novo fórum. Não te preocupes que logo logo o pessoal vai cair aqui com resmas de soluções e palpites que até te vais fartar.... Acho que o teu projecto está porreiro, os equipamentos parecem adequados e suficientes (filtros, luz, etc..) e quanto ao layout, isso eu acho que é mesmo como tu quiseres, a teu gosto, mesmo que ninguém mais goste. Quanto ao «low tech», indo e vendo, Roma e Pavia não se fizeram num dia, isso é para levar com calma para não teres muito desgostos. Cumprimentos, majo Citar
h_saldanha Publicado: Dezembro 6, 2010 Publicado: Dezembro 6, 2010 Boas, Antes de mais quero felicitar-te pela tua paciência e dedicação em expores as tuas ideias antes de começares, assim é que é. Poderás evitar gastos (€) desnecessários e dissabores futuros. Aprende-se muito por aqui. Quanto à tua escolha de substratos, vai-te ficar bastante dispendioso para cobrires uma área de 100x40, com os respectivos desníveis (maior altura de substrato atrás do que à frente). Em relação à iluminação, penso que não terás vantagem nenhum em mudares de T5 para T8. As lâmpadas T8 são menos eficientes que as de T5 e estão em claro desuso. Quanto às plantas, penso que conseguirás um layout agradável com a escolha que fizeste. No entanto, poderás considerar algumas plantas de baixa manutenção e que são bastante bonitas: Limnophila Sessiliflora, Hygrophila Polysperma, Cryptocorines... Espero ter ajudado e verás que terás mais opiniões, porque, acima de tudo, neste mundo o que é preciso é calma Abraço e boa sorte Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
redeyes Publicado: Dezembro 6, 2010 Autor Publicado: Dezembro 6, 2010 Boas, obg pelos comentários dados ate agora, e respondendo ao colega sim sem duvida paciência. Bom mas para ja tenho uma boa novidade para mim pelos menos, o aquario q tenho em principio ja o vendi e vou comprar uma maior,q foi algo q sempre quis, as novas medidas n estao exactamente definidas mas sera algo do genero 1,50©x70(A)x70(L) aonde eu tenho mais duvida e na altura do aquario 70 acho q e capaz de ser muito sera melhor talvez 60 apenas, ja agora quanto ao que o h_saldanha disse, realmente acredito q seja preciso muita quantidade entao para estas novas medidas n se fala!!!...qual e a tua sugestao para compensar, e assim eu escolhi essa marca devido a sua inerente qualidade e apesar e ser um low-tech quero q tenha qualidade tb, isto e para ir se fazendo ate pq com este novo aquario em principio q vira, vou fazer a estrutura para ele de raiz, com as tomadas e afins necessarios e sistemas de troca de aguas quase q automaticas,ando a pesquisar algumas coisas nesse sentido e quando tiver tudo vou tentar esquematizar tudo aqui e claro tb vou por duvidas acerca disso pois sou um leigo nessa materia, de bombas de niveis e afinse ai ate gostava de uma ajuda, ja agora para um aquario dessas medidas caso eu decida comprar os vidros qual sera a espessura ideal(dentro do € razoavel lol) para algo desas dimensoes e a nivel de traavessas o q tera q ter para uma boa segurança??!! saldanha ja agora quanto as plantas q sugeris-tes gostei particularmente da Hygrophila Polysperma, talvez em troca das anubias "maiores" mas ja agora qual a tua opiniao a nivel de layout q eu pretendo as "melhores" plantas para esse efeito, a minha ideia das anubuas e por ser plantas de folha larga q alguns peixes poderao gostar mais uma vez obg pelos comentarios Citar
biazam Publicado: Dezembro 6, 2010 Publicado: Dezembro 6, 2010 Olá Redeyes A questão da espessura do vidro é de segurança e não de €€, na minha opinião quando se faz, deve-se fazer bem. Tire umas dicas aqui:http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html. Abraço Citar Carlos Moreira
redeyes Publicado: Dezembro 7, 2010 Autor Publicado: Dezembro 7, 2010 obg pelo conselho, ja agora quero ememndar algo ai quanto a iluminaçao, as q eu tenho sao aquelas largas...essas sao as T8 ou T5 eu sei q a umas q sao mais finas q se n me engano essas sao as T5 logo portanto eu tenho e T8, mas para este low tech essa iluminaçao tb ja n interessa muito pois as dimensoes do aquario em principio serao outras, e realmente estou a pensar usar leds, mas lampadas com leds so em T8 e n T5 o q é uma pena, ams ha outras opcçoes tenho q ver isso melhor Citar
majo Publicado: Dezembro 7, 2010 Publicado: Dezembro 7, 2010 Olá, Fico contente que os teus projectos estejam a avançar e sobretudo com a perspectiva de vires a ter um aqua de 1,5m. Acho que 70 cm de altura é um bocado alto, porque depois fica complicado fazer a manutenção, não dá muito jeito (pelo menos a mim não me dá jeito, porque não sou muito grande), mas tudo é uma questão de hábito. (compras um escadote ) Cumprimentos, majo Citar
redeyes Publicado: Dezembro 8, 2010 Autor Publicado: Dezembro 8, 2010 Boas pessoal, venho ca postar mais info do q pretendo fazer apesar de ir levar algum tempo pois a areas q n sou mm expert mas como as pretendo fazer la vou ter q arranjar uma maneira de me safar com elas! aqui fica um esquema do q pretendo a nivel do circuito de agua o esquema da electro-vavula q pretendo fazer é ESTE partilhado por um membro do forum, algo muito bom a meu ver,e vai ser uma das dores de cabeça q vou ter para fazer!mas vai ser comprar todos os componentes q ele la tem e ver o q dá!! Ja tive a ver iluminaçao para o futuro aquario, realmente vou optar por led, ja vi umas T5 LED para uma iluminaria q tb ja tive a ver q leva 4 T5, acho q vai ser mais q suficiente e ainda hei-de acrescentar 2 luzes moonlight a frente e atras do aquario, e mais tarde quando tiver o material todo verei qual a hipotese de ligar um Controlador Digital AquaLED Sun/Moon achei deveras interessante, mas n sei ate q ponto da para aplicar nas lampadas q pretendo! para ja n tenho mais nada acrescentar,so a espera da confirmaçao da venda meu aquario actual para começar a tratar de todas as outras coisas,ideias n faltam! abraço a tds e boa sorte com os peixinhos Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 10, 2010 Publicado: Dezembro 10, 2010 Viva…. A minha vez de contribuir. Acho que estas no bom caminho em pensar tudo primeiro e só dp avançar. Assim estás a evitar erros que acabam por se revelar um “pain in the ass”. Pretendes um low-tech, tens de ter cuidado….qd começamos a “magicar” no fim já estamos num high-tech. N que isso seja de algum modo mau, mas foge do que queremos inicialmente. Aquário – 150*70*70 – 735l - bicho grande, a minha opinião era cortares 20cm em altura e 20 em largura. Estes cortes prendem-se principalmente com questões de iluminação e manutenção. Um aquário tão alto fica difícil ser correctamente iluminado, e com 70cm de largura é te difícil chegar à parte traseira do mesmo. 150*50*50 – 375l ficas com mais que espaço para tudo o que queres. Iluminação – Para esse comprimento as T5 serão de 80w- ora 4*80w e um abuso de luz (estou a referir-me a uma aquário de 150*50*50, pq se quiseres mesmo 70cm de altura só vejo mesmo a solução de Hqi) e já 2*80w é capaz de ser muito. Filtração - esse filtro é bom mas dp ai vai depender do que lá vais por dentro. Se quiseres mais discus ai aconselhava-te a teres outro, mesmo que seja com menos capacidade, para complementares a capacidade desse. Substrato – aposta nisso..um bom substrato e uma montagem já farta em plantas é meio caminho andando para o sucesso de qualquer plantado. Fica caro? Depende. Existem varias maneiras para “dar a volta” e a coisa ficar um pouco menos dispendiosa. Podes só por o substrato fértil em ares que vão ser plantadas ou para dar altura inserires um camada de areão inicial só para dar altura. Layout – isto é pessoal, eu n vou à bola com rios….mas isso sou eu. Mas fica aqui uma dica, tu pretendes um aquário com medidas muito desproporcionadas (comprimento muito maior que largura e altura), um layout de rio neste tipo de aquário é sp mais difícil de ser bem conseguido. Abraços e continua o projecto Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
redeyes Publicado: Dezembro 10, 2010 Autor Publicado: Dezembro 10, 2010 boas obg pelos feedbacks, quanto ao layout tens razao sem duvida, o layout tinha sido pensado para o aquario q ainda tenho, 100*50*40, para o futuro novo aquario vou ter q pensar em algo ainda n sei bem o q! 1uqnto as medidas do aquario sem duvidas q sao muito grandes o q defeni como aquilo q pretendo sao 150*60*60 pois apesar de ter altura de 60cm descontando a altura do substrato na zona mais baixa e como a agua nunca esta ate ao topo MM a coluna de agua tera uma altura de +-50 cm por isso penso q seja uma boa altura! a iluminaçao sera LED's logo penso q 4 n seja abusado pois a intensidade n sera tanta! mas como pretendo ter moonlight se vir q é demais passa a 3 e assim ate fico com espaço para colocar os blue leds quanto ao substrato ja tinha pensado,lembrei-me mm o q aquascaper fez no aniversario do forum em lx pondo um outro substrato em meias de mulher q da para trabalhar melhor para fazer as alturas e por ai adiante! quanto ao filtro o q pretendo la por dentro é o q sempre usei n sei se bom , medio ou mau!mas deixo aqui o q tenho para opiniao do q posso melhorar, mas era o q dizia na caixa do filtro para usar eheim mech e eheim substrat pro Citar
redeyes Publicado: Dezembro 11, 2010 Autor Publicado: Dezembro 11, 2010 ja agora a nivel de maior capacidade de filtragem alguem tem alguma sugestao de um bom filtro estive a ver o eheim 2075 e o fluval 405...ambos com preços diferentes mas ambos em complemtento com o q tenho agora mais q suficiente n?? Citar
Recommended Posts