Recommended Posts

Montei recentemente um novo aquario, só que utilizei umas rochas vivas que já tinha de um aquário antigo, o meu problema é que as rochas estão cheias de aptasias, queria saber o que é que tenho que fazer para resolver isto, umas opções que tenho são:

-Deixar o aquario ás escuras.Mas tenho que deixar quanto tempo para que as aptasias morram?

-Perdador natural.Qual? Visto que o aquario é novo?

 

Gostava de saber qual destas opções a melhor, ou sé alguem sabe doutra que eu ainda não me tenha lembrado?

 

Obrigado

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Para controlares as Aiptasia de forma biológica tens 3 opções:

 

- Chelmon rostratus, é um peixe lindissimo e fascinante. Desvantagens - alguns não tocam nas Aiptasias, outros não se habituam a dietas inertes e morrem à fome depois de acabarem com as Aiptasias, alguns também bicam pólipos de coral e uma grande desvantagem o preço claro :roll: Contudo existem vários membros do forum que mantêm este peixe com elevado grau de sucesso

 

- Lysmata wurdemanni ou Lysmata seticaudata, estes camarões são altamente resistentes, especialente se criados em cativeiro, podem ser mantidos vários no aqua e comem todo o tipo de comidas inertes quando acabarem as Aiptasias, adicionalmente como libertam larvas regularmente são uma excelente fonte de plancton para o aqua. Desvantagens - escondem-se muito, sendo mais comum vê-los à noite ou quando apenas as actínicas estão acesas, quando as Aiptasia são muito grandes eles já não se chegam perto pois a picada começa a ser perigosa e podem ser eles o snack da Aiptasia. Na minha opinião devem ser usados para impedir que as Aiptasias proliferem quando apenas existem algumas pequenas e para impedir que estas voltem em força quando são controladas e escapa uma ou duas.

 

- Berghia verrucicornis - estes nudibrânquios lindíssimos alimentam-se exclusivamente de Aiptasias e devoram-nas a um ritmo impressionante. Efectuam posturas regularmente se forem mantidas duas ou mais (são hermafroditas) e com sorte podem memso nascer algumas no aqua :)

Desvantagens - quando acabarem as Aiptasia adeus Berghias, vão morrer à fome :) , sendo melhor passá-las a um amigo com o mesmo problema ou manter uma pequena população destas anémonas num aqua separado para ir alimentando os nudibrânquios.

 

Espero que tenha sido útil.

 

Na minha opinião se o dinheiro não for limitante (pois e o pai Natal também existe...) pode sempre optar-se pelas 3 soluções em simultâneo, aí as Aiptasias não têm escapatória :)

 

Boa sorte

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Ricardo só contraponho uma coisa :

Um Chelmon rostratus médio custa o mesmo preço de duas Berghia com a vantagem adicional de o Chelmon ser um peixe muito vistoso e as Berghia dificimente se verem.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Uma vez que o Aquário do Hightemper é muito recente não recomendo a introdução de um Chelmon rostratus. Se tiveres paciência introduz o peixe só daqui a 2 meses, quando começarem a aparecer naturalmente na RV as Bispiras violas, as quais vão servir de alimento natural até o peixe começar a comer as Aiptasias e comida inerte congelada.

 

Para impedir que as Aiptasias aumentem de número a introdução do Camarão do mónaco (Lysmata seticaudata) parece-me uma boa ideia porque este vai-se alimentar de todas as pequenas Aipatsias que irão surgir por reprodução assexuada a partir das grandes. No entanto infelizmente este camarão não se aproxima das grandes.

 

A longo prazo o Chelmon rostratus é para mim a melhor opção para um aquário sem Aiptasias.

 

A ideia de deixar a RV às escuras não funciona.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás

Obrigado João Cotter, era isso que eu queria mostrar mas ainda não tenho muita prática.

Em relação às aptasias se tiveres desesperado e depois de introduzires o camarão dedicas-te a injectar kalk dentro das aptasias maiores e resolverás o problema mas com algum trabalho.

Um abraço

Pic_1236_22.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais