Vasco Mello Publicado Janeiro 12, 2005 Publicado Janeiro 12, 2005 Montei recentemente um novo aquario, só que utilizei umas rochas vivas que já tinha de um aquário antigo, o meu problema é que as rochas estão cheias de aptasias, queria saber o que é que tenho que fazer para resolver isto, umas opções que tenho são: -Deixar o aquario ás escuras.Mas tenho que deixar quanto tempo para que as aptasias morram? -Perdador natural.Qual? Visto que o aquario é novo? Gostava de saber qual destas opções a melhor, ou sé alguem sabe doutra que eu ainda não me tenha lembrado? Obrigado Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................
serranini Publicado: Janeiro 12, 2005 Publicado: Janeiro 12, 2005 Olá o predador natural é este peixe. Julgo ser a melhor aposta contra as aptasias. http://www.saltcorner.com/sections/zoo/102...024frameset.htm Espero ter ajudado Um abraço P.S. podes sempre injectar Kall directamente nas aptasias tb.
João Cotter Publicado: Janeiro 12, 2005 Publicado: Janeiro 12, 2005 serranini, Presumo que te referisses a este: http://www.saltcorner.com/sections/zoo/fis.../Crostratus.htm João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Ricardo Calado Publicado: Janeiro 12, 2005 Publicado: Janeiro 12, 2005 Viva Para controlares as Aiptasia de forma biológica tens 3 opções: - Chelmon rostratus, é um peixe lindissimo e fascinante. Desvantagens - alguns não tocam nas Aiptasias, outros não se habituam a dietas inertes e morrem à fome depois de acabarem com as Aiptasias, alguns também bicam pólipos de coral e uma grande desvantagem o preço claro Contudo existem vários membros do forum que mantêm este peixe com elevado grau de sucesso - Lysmata wurdemanni ou Lysmata seticaudata, estes camarões são altamente resistentes, especialente se criados em cativeiro, podem ser mantidos vários no aqua e comem todo o tipo de comidas inertes quando acabarem as Aiptasias, adicionalmente como libertam larvas regularmente são uma excelente fonte de plancton para o aqua. Desvantagens - escondem-se muito, sendo mais comum vê-los à noite ou quando apenas as actínicas estão acesas, quando as Aiptasia são muito grandes eles já não se chegam perto pois a picada começa a ser perigosa e podem ser eles o snack da Aiptasia. Na minha opinião devem ser usados para impedir que as Aiptasias proliferem quando apenas existem algumas pequenas e para impedir que estas voltem em força quando são controladas e escapa uma ou duas. - Berghia verrucicornis - estes nudibrânquios lindíssimos alimentam-se exclusivamente de Aiptasias e devoram-nas a um ritmo impressionante. Efectuam posturas regularmente se forem mantidas duas ou mais (são hermafroditas) e com sorte podem memso nascer algumas no aqua Desvantagens - quando acabarem as Aiptasia adeus Berghias, vão morrer à fome , sendo melhor passá-las a um amigo com o mesmo problema ou manter uma pequena população destas anémonas num aqua separado para ir alimentando os nudibrânquios. Espero que tenha sido útil. Na minha opinião se o dinheiro não for limitante (pois e o pai Natal também existe...) pode sempre optar-se pelas 3 soluções em simultâneo, aí as Aiptasias não têm escapatória Boa sorte RCalado
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 12, 2005 Publicado: Janeiro 12, 2005 Bem Ricardo só contraponho uma coisa : Um Chelmon rostratus médio custa o mesmo preço de duas Berghia com a vantagem adicional de o Chelmon ser um peixe muito vistoso e as Berghia dificimente se verem. Cump. Rui
Ricardo Calado Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Viva Absolutamente de acordo! Cumps RCalado
Ricardo Rodrigues Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Olá, Uma vez que o Aquário do Hightemper é muito recente não recomendo a introdução de um Chelmon rostratus. Se tiveres paciência introduz o peixe só daqui a 2 meses, quando começarem a aparecer naturalmente na RV as Bispiras violas, as quais vão servir de alimento natural até o peixe começar a comer as Aiptasias e comida inerte congelada. Para impedir que as Aiptasias aumentem de número a introdução do Camarão do mónaco (Lysmata seticaudata) parece-me uma boa ideia porque este vai-se alimentar de todas as pequenas Aipatsias que irão surgir por reprodução assexuada a partir das grandes. No entanto infelizmente este camarão não se aproxima das grandes. A longo prazo o Chelmon rostratus é para mim a melhor opção para um aquário sem Aiptasias. A ideia de deixar a RV às escuras não funciona. Boa sorte, Ricardo Rodrigues
serranini Publicado: Janeiro 13, 2005 Publicado: Janeiro 13, 2005 Olás Obrigado João Cotter, era isso que eu queria mostrar mas ainda não tenho muita prática. Em relação às aptasias se tiveres desesperado e depois de introduzires o camarão dedicas-te a injectar kalk dentro das aptasias maiores e resolverás o problema mas com algum trabalho. Um abraço
Recommended Posts