ana_rita_maia Publicado Novembro 22, 2010 Share Publicado Novembro 22, 2010 Olá boa tarde, Sou principiante na Aquariofilia. E tenho um grande carinho e gosto por aquários e peixes de água doce. O meu pai teve e tem aquários desde que me conheço e agora que tenho a minha própria casa e família, sinto que chegou a hora de ter um também. Ora o bichinho já cá está e com uma criança pequenina em casa que se delicia com o aquário do avô... não podia ter mais motivos para lançar mãos à obra. MAS... Reparei que preciso de ajuda... MESMO Então é assim. Local para o aquário: hall de entrada. Ficará num canto que tem 40 cm de largura por 60 cm de comprimento. Agora dúvidas: Que tipo de aquário aconselham para primeira vez? Quais as dimensões adequadas? Onde comprar? Moro em Moreira da Maia (Porto) e gostaria de ter o aquário pronto até ao Natal... se for possível... E de certeza que há medida que me ajudarem vou ter MAIS dúvidas :D Obrigada desde já, a quem puder ajudar!! Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMG Publicado: Novembro 22, 2010 Share Publicado: Novembro 22, 2010 Boa tarde. A escolha do aquário vai recair também sobre a fauna que quiser lá colocar. Acho que para começar um aquário de 60x30x30 era o ideal. :D Pode pedir orçamentos por exemplo em www.scalare.pt . Boa Aquariofilia Cumps JMG Citar Se quiseres ver o fórum clica na imagem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 22, 2010 Share Publicado: Novembro 22, 2010 Depende da rapidez a comprar o material poderás ter o aquário montado e com peixes no natal. Tamanho de aquário: O maior possível, nesse caso 60x40x50 por exemplo, Vê nas lojas ai da tua zona, posso indicar Mania dos Peixes, Aquoporto, Jardiland. Tens que pensar na fauna, isso irá depender do gosto dos habitantes da casa, mas o ideal era perderem um tempo a visualizar as diferentes áreas existentes no fórum e verificar o que gostam mais. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alcaide Publicado: Novembro 30, 2010 Share Publicado: Novembro 30, 2010 (...) O meu pai teve e tem aquários desde que me conheço (...) Não é melhor pedires conselhos ao teu pai? Citar ALCAIDE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 2, 2010 Share Publicado: Dezembro 2, 2010 Ana Rita, se és da Maia, passa em Ermesinde na travagem e vai a loja "Mania dos Peixes", fala com o dono que é o "Nuno" e ele da te uma ajuda em tudo que precisas. Além de ser uma pessoa honesta faz te o aquário por encomenda e a nível de preços digo te que ainda não vi melhor. Ando nisto a mais de 15 anos e desde que meti os pés pela primeira vez naquela loja e falei com ele que nunca mais optei por outras lojas onde era cliente desde puto. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rui.vasco Publicado: Dezembro 2, 2010 Share Publicado: Dezembro 2, 2010 Boas, Bom vinda ao hobby!! Passa na Mania dos Peixes, segue as indicações do Nuno, e as deste forum, e de certeza que vai correr tudo bem. Nessa loja os preços são bons, os conselhos são melhores, e se precisares podes até encomendar um aquário à medida. Boa sorte e vi postando. Citar </a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 4, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 4, 2010 (editado) Olá, Pois bem, ainda estou em stand-by porque quem me vai fazer o móvel ainda não entregou o orçamento... já vem tarde... vou aquardar até segunda e espero nessa altura arrancar. Julius e rui.vasco, felizmente já tinha seguido o vosso conselho mesmo antes de o ler (na altura em que não conseguia aceder ao site). Fui o sábado passado a essa loja porque li aqui no site sobre o Nuno e a falar obviamente muito bem. Conclusão: orientou-me muito bem e "estamos" só à espera do móvel para arrancar. alcaide: ...... JMG e Hugo R. Silva, as dimensões - depois de discutidas com o Nuno da Mania dos Peixes - ficará 60x42x45 para aproveitar ao máximo. Isto se o aquário ficar no hall. Se vir que o móvel fica caro demais, vou colocar o aquário no escritório e aí as dimensões podem ser um pouco maiores em termos de largura... Estou ansiosa e mortinha por começar! Obrigada a todos pelo empurrão, mal tenha novidades, volto cá! Rita Editado Dezembro 4, 2010 por ana_rita_maia Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 13, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 13, 2010 Olá, boa tarde a todos! Já tenho o meu aquário e após alguns contratempos adquiri um JEBO de 80x40x50 (penso que é assim) são cerca de 140 litros. Comprei na Mania dos Peixes e o Nuno ajudou imenso na aquisição. Então tenho: 15 L de JBL Manado, uma caixa onde ficam os filtros + termostáto, um tronco, e algumas plantas (tudo adquirido na mesma loja, posso depois colocar fotos e marcas). Agora fiquei com imensas dúvidas (como já esperava...): O Nuno deu-me uma sugestão de layout, mas e o substrato? Lavo? Acho que fiz asneira e passei por água quente só para retirar possíveis poeiras e coloquei no aqua, a verdade é que mesmo enchendo devagarinho aquilo ficou turvo que eu sei lá... O que devia fazer? E quanto ao tronco, lavei-o bem, e mergulhei-o colocando um peso em cima no aqua... mas ainda flutua... Ajudem-me... sinto-me uma patega!! Queria muito que aquário ficasse bonito, é grande e vistoso... merecia... Aguardo o vosso puxão de orelhas!! Ana Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 13, 2010 Share Publicado: Dezembro 13, 2010 Olá, boa tarde a todos! Já tenho o meu aquário e após alguns contratempos adquiri um JEBO de 80x40x50 (penso que é assim) são cerca de 140 litros. Comprei na Mania dos Peixes e o Nuno ajudou imenso na aquisição. Então tenho: 15 L de JBL Manado, uma caixa onde ficam os filtros + termostáto, um tronco, e algumas plantas (tudo adquirido na mesma loja, posso depois colocar fotos e marcas). Agora fiquei com imensas dúvidas (como já esperava...): O Nuno deu-me uma sugestão de layout, mas e o substrato? Lavo? Acho que fiz asneira e passei por água quente só para retirar possíveis poeiras e coloquei no aqua, a verdade é que mesmo enchendo devagarinho aquilo ficou turvo que eu sei lá... O que devia fazer? E quanto ao tronco, lavei-o bem, e mergulhei-o colocando um peso em cima no aqua... mas ainda flutua... Ajudem-me... sinto-me uma patega!! Queria muito que aquário ficasse bonito, é grande e vistoso... merecia... Aguardo o vosso puxão de orelhas!! Ana Rita Ana Rita puxão de orelhas por??? Se todos fossem como tu que perguntam e colocam as questões de forma organizada em vez de teimarem e fazerem asneiras era bem mais fácil. A areia fizeste bem, lavaste com água quente e só depois colocaste-a, essa poeira que notas é normal e passa daqui a nada. (Presumo que tenhas o aquário já montado e com tudo a funcionar como é lógico). Quando ao tronco se continua a flutuar, mete o num recipiente ou bacia, não metas num balde onde usem detergentes, e deixa-o ficar com água durante uns dias que ele acaba por ir ao fundo e após isso é só mete-lo no aquário;) Muito importante, faz o ciclo de azoto com calma e correctamente se tiveres dúvidas fala com o Nuno que ele explica te tudo direitinho;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Dezembro 13, 2010 Share Publicado: Dezembro 13, 2010 Ana, Neste hobby a paciência é uma virtude. As presas aqui normalmente dão em estragos. Depois do aquário cheio é normal que a água fique turva ou lamacento etc.... com o filtro a funcionar isso ao final de 2 dias deverá ficar limpo. Quanto ao tronco visto já estar dentro do aquário e flutuar deixa uma pedra bem pesada em cima sem te preocupares com a estética do mesmo passado duas semanas podes retirar a pedra e veres se ainda flutua. Se flutuar repete o processo. Visto teres falado com uma pessoa que ao que dizem dá bons concelhos não vou falar de fazer o ciclo de azoto, as bactérias alojadas nas ceramicas etc..., etc.... pois esse Nuno deve ter referido isso. Para começares a colocar fauna dentro deves primeiro fazer os testes para ver se o ciclo já esta completo, para depois poderes colocar a fauna. Podes acelerar esse processo fazendo uma "batota", vais aos aquários do teu pai e pede-lhe água dos aquários dele e também cerâmicas do filtro já com bactérias desse modo ao fim de uma semana penso ser seguro colocares peixes dentro, mas lá esta só com os testes é possível confirmar. Aconselhei esta batota por ser agua do aquário do teu pai, pois se fosse de outro aquário que não conhecesses não se deve fazer, pois a agua pode trazer problemas e contaminar o aquário novo. Boa sorte e estamos à espera de fotos. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 13, 2010 Share Publicado: Dezembro 13, 2010 Podes acelerar esse processo fazendo uma "batota", vais aos aquários do teu pai e pede-lhe água dos aquários dele e também cerâmicas do filtro já com bactérias desse modo ao fim de uma semana penso ser seguro colocares peixes dentro, mas lá esta só com os testes é possível confirmar. Aconselhei esta batota por ser agua do aquário do teu pai, pois se fosse de outro aquário que não conhecesses não se deve fazer, pois a agua pode trazer problemas e contaminar o aquário novo. Boa sorte e estamos à espera de fotos. Raccar o que dizes é correcto mas ela não entende ainda nada disto e só a vais baralhar, além disso (na minha opinião) acho que era importante que ela fizesse tudo do inicio com calma e por ela para entender melhor todo o processo;) Concordas? Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Dezembro 13, 2010 Share Publicado: Dezembro 13, 2010 (editado) Claro que sim. Não a estou a criticar em nada apenas a "obrigar a Ana " a pesquisar e ganhar conhecimento do que escrevi. Foi assim que fizeram comigo, poderá estar confuso, mas foi de prepósito, eu poderia simplificar e disser quais os testes que têm que ser feitos e quais os valores dos testes para o ciclo estar completo. Em vez disso referi só teste o que a vai "obrigar a pesquisar" um pouco para saber do que estou a falar. Poderia complicar um bocado mais (eheheh) tens outros processos que levam a acelarar o processo de azoto. Acho que desta forma será a melhor maneira de a Ana tomar conhecimento. Eu sou adepto de que no primeiro aquário se espere para fazer o ciclo e que se vá fazendo testes até estar completo sem "Batota". Editado Dezembro 13, 2010 por RACCAR Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 14, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 14, 2010 Boa tarde, Agradeço desde já toda a vossa ajuda. Tem sido preciosa. Bom, a água ficou de facto mais límpida... mas o tronco e as plantas ficaram cheias de sujidade e tive de os lavar e voltar a colocar. Acho que já estou arrependida de ter comprado JBL Manado para o fundo... aquilo parece pluma e assim sendo qualquer movimentação minha no aquário levanta muito do substrato. Mas será que devia levar areão por cima ou é mesmo assim? :S Tenho a Biobox a funcionar, mas cá para mim com este começo assim "para o turvo"... o filtro estará a precisar de limpeza? Era tanta sujidade... Já coloquei as bactérias, mas ainda não tenho o kit para fazer os testes. Vou ver se arranjo um. O tronco continua a querer flutuar, mas ainda é cedo para se aguentar sozinho... E logo, com mais calma... (tenho um bebé de 1 ano em casa... penso que não é preciso dizer mais nada) vou tentar colocar o nome das jigajogas que lá tenho para ver se me oriento. A fauna só irá entrar no aquário lá para o Natal. Vai ser a prendinha do meu filhote. Obrigada, Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 16, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 16, 2010 Boa noite, Ando desanimada... hoje o tronco acordou com "bolor"... toca a tirá-lo da água... Vou escová-lo bem, e tentar fervê-lo por partes... é que ele é grande... Até já pensei que como principiante, deixáva-me do tronco e colocava era umas pedras jeitosas. Mas enfim, depois há o bichinho que me diz: NÃO DESISTAS À PRIMEIRA! Hoje fiz o teste dos Nitratos e deu 10 ppm. O que devo fazer? Ainda não fiz o do pH. O motor faz algum barulho, não muito mas ouve-se no escritório (local onde está o aquário). É normal? O termostáto é da PRODAC 300 W (Magictherm) e devo manter a temperatura em que valores? Tenho no aquário (140 Litros JEBO) 15 litros de substrato... deveria ter mais? Ou está bom? Obrigada mais uma vez, Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ed_boy Publicado: Dezembro 16, 2010 Share Publicado: Dezembro 16, 2010 Ana , 1º passo, não desanimes!!!! 2º Comprei o JBL Manado há algum tempo e levanta um bocado é verdade. Mas por acaso não tenho muitas queixas. Eu também tenho 15LTde manado para 120LT e ainda me sobrou! Nitratos altos? TPA com ele! Sim é normal! Mas ja´tens peixes? Se não tiveres e ainda tiveres a fazer o ciclo do azoto , não há muito que possas fazer, é só deixar o ciclo do azoto continuar. Temperatura, 27 graus parece-me bem! Depende também da fauna e flora que queres meter no aquário Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 16, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 16, 2010 Não tenho peixinhos nenhuns! Só estava a pensar colocar no Natal... E da maneira que isto vai devagar, nem sei se conseguirei colocar nessa altura. Tenho alguma flora, mas como não consigo identificar as espécies, quando tiver a minha máquina fotográfica com bateria coloco aqui as já muito atrasadas, fotos! Inté, Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RACCAR Publicado: Dezembro 16, 2010 Share Publicado: Dezembro 16, 2010 Rita neste maravilhoso "desporto" desistir é para os fracos Todo esse processo pelo qual estas a passar faz parte da aprendizagem, a seguir a esses veem outros mas têem sempre uma solução. Continua e quando tiveres duvidas vai colocando que nós ajudamos. Boa Sorte e continua Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ed_boy Publicado: Dezembro 16, 2010 Share Publicado: Dezembro 16, 2010 Nós estamos aqui para ajudar E desistir é o mais fácil. Aquariofilia não é para fracos :D Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 18, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 18, 2010 Boa noite, Então, o meu aqua vai andando... mas não vejo maneira de baixar os nitratos, fiz uma TPA, e eles mantiveram o valor... já vai numa semana... Bom, mas agora a minha dúvida prende-se com as espécies de peixes que vou escolher. Gostava de ter cardumes e peixes de fácil manutenção. O meu pai teve crias de guppys e está com o aquário apinhado de alevins. Provavelmente vou colocar alguns, mas para o meu aqua de 140L quantos peixes e de que espécie aconselhavam? E já agora a flora.. Obrigada pela ajuda. Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago5400 Publicado: Dezembro 19, 2010 Share Publicado: Dezembro 19, 2010 Boas, Sò a uma coisa que fiquei com duvidas , nos meus inicios toda a gente me dizia que o aquario ficar num hall ou numa zona de passagem não era bom. A justificação é que os peixes iriam ficar stressados para min essa teori tem algum fundamen-to mas se ninguem dis o contrario sou eu que estou errado. Boa sorte mas ainda mais paciençia para o aqua , vai mandando fotos. abraço Citar TIAGO ALVES Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 19, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2010 O meu aquário está no escritório. Como na altura não fiz móvel à medida para o hall, alterei o local do aquário. Está num local mais do que sossegado, só vêm pessoas à noite, e mesmo assim com muito pouca movimentação O meu pai deu-me então alguns guppys e eles parecem estar-se a adaptar bem. Vamos ver. pH: 7,5 - 8,0 Será o adequado? Tirei o tronco do aquário pois está em fase de tratamento, como disse ganhou aquela "gelatina tipo bolor". Por isso parece bastante deserto (e está). As plantas não estão com grande aspecto... Necessito de pedra difusora? Tenho uma compridota em casa, mangueira e vávula, mas não tenho motor específico para o ar... Estou a cometer grande erro em não colocar não é? Obrigada mais uma vez e bom domingo a todos! Rita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
casilhas Publicado: Dezembro 19, 2010 Share Publicado: Dezembro 19, 2010 Não! Não é necessário uma bomba de ar, eu mantive um aqua de guppys durante cerca de 5 meses sem bomba de ar (alterei agora para um aqua maior) e correu tudo bem. Quanto aos peixes de cardume poderá por néons, danio zebra, nuvem branca e outros (todos estes que referi são de fácil manutenção). Boa sorte. Citar Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 20, 2010 Share Publicado: Dezembro 20, 2010 pH: 7,5 - 8,0 Será o adequado? Obrigada mais uma vez e bom domingo a todos! Rita Não Rita não é nada adequado. Tens o aquário a ciclar a quanto tempo? Se estas com um pico de nitratos e com PH elevado não foi ideia meteres já fauna. Ai ai, diz me lá os parâmetros todos da tua água sff Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ana_rita_maia Publicado: Dezembro 22, 2010 Autor Share Publicado: Dezembro 22, 2010 Olá Bom dia! Tenho o aquário a ciclar desde 13 de Dezembro. Parâmetros após uma TPA de cerca de 15%: pH: 7,0 NO3-:10 ppm Será que devo fazer TPA mais vezes do que só apenas 1x por semana? Aqui vai uma foto... Inté...! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 22, 2010 Share Publicado: Dezembro 22, 2010 Aquário a ciclar a 9 dias, sendo que colocaste fauna no dia 19, quer dizer então que colocaste animais com 6 dias de ciclagem. Precipitaste não achas? O Nuno não te explicou essa parte? 6 dias é pouco Ana, muito pouco. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts