AMÓNIA - Entre 1.2 e 2.4 (aqua 1.20m)


Recommended Posts

A situação de momento é a seguinte:

 

Aumentei o nº de plantas

 

20 pés Elodea

9 pés Cabomba

12 pés semelhante a cabomba

2 plantas envasadas 15x15 (densas)

1 mega planta no plano central com folha larga (3/4 cm largura por 20 a 30 de comprimento)

4 Anúbias barteri

3 Anúbias nana

2 Troncos +/- 20 cm plantados com musgo de java

 

Apesar das TPA's efectuadas em dias alternados, cerca de 40 litros dias sim, dia não, nada parece fazer efeito. O pH está nos 7.2 mas a mónia continua a subir.

 

O resultado do teste (Nutrafin) encontra-se entre os 1.2 e os 2.4 mas mais próximo do segundo valor.

 

Que mais posso fazer para além de TPA's e ter retirado cerca de 15 peixes para um outro aquário?

 

Foi-me aconselhado ainda deixar o aquário destapado (verifico muita condensação), que vos parece?

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocando de lado a hipotese de ser sobrelotação do aquário dado que moveste peixes para outro lado diria para verificares as seguintes situações:

 

- Dás muita comida? Fica no fundo do aquário?

- Morreu algum peixe que não te tenhas apercebido e que esteja a apodrecer no fundo?

- Aspiras o areão regularmente?

- Verificaste os niveis de amónia da água da torneira?

- Verificaste amónia antes e depois de colocar o anti-cloro?

- O teste não é muito velho?

- Lavas bem a pipeta de teste para não teres falsos resultados?

 

Estes são os principais orientadores... procura se não estás a falhar em algum deles.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu agradecimento ao Darius.

 

Identifiquei 3 possíveis causas:

 

- Excesso de comida é possível, não queremos peixes com fome e por vezes acabamos por matá-los :oops: ;

 

- Desapareceram alguns peixes no aquário e como ainda não apareceram as carcaças de todos poderá ser também esse o problema;

 

- Desde a montagem do aquário (23.09.2004) nunca foi aspirado :oops:

 

Vou tentar corrigir estas situações o mais rápido possível.

 

Obrigado ao Fórum.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nao sei que peixes aí tens, por isso esta solução pode não ser praticavel: sugiro que tornes a água mais ácida, por exemplo recorrendo a um doseador de CO2 ou colocando placas de turfa no filtro.

 

Li que os compostos de azoto reagem de forma diferente em águas ácidas vs alcalinas, tornando-se venenosos (amoníaco) quando o ph >7, é por isso que faço esta sugestão.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Concordo com o nplima, tenta baixar ligeiramente o pH para um valor próximo (pelo menos) de 7,0. Também deverás descer a temperatura para 23-24ºC... Assim, a toxicidade da amónia irá diminuir ligeiramente.

Caso tenhas peixes de água ácidas, baixa (LENTAMENTE) ainda mais este valor de pH (6,5 +/-).

 

A toxicidade da amónia aumenta com o aumento de pH e temperatura, sendo que concentrações superiores a 3,6ppm em água de pH 7,0 e temperatura 25ºC são tóxicas (irritação da pele e guelras). Para valores de pH 6,5 e temperatura 20ºC, os valores tóxicos sobem para concentrações na ordem dos 15,4 ppm de amónia. :oops:.

 

A causa para o excesso de amónia deverá ser o facto de teres perdido muitos peixes, daí aconselhar-te desde já a fazer mais uma mudança de água e aumentar as matérias fixadoras de bactérias no filtro.

Alimenta pouco os peixes...aspira o fundo...e essas coisas todas. :oops:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sergio

 

Esse valor de amonia é realmente estranho....

 

Tenta, se for possível, saber se esse teste é credível....

 

Comprei uma vez um teste de pH de uma boa marca e no prazo de validade que me dava uns valores absurdos....

 

É só uma sugestão

 

 

Abraço

Pedro Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à temperatura, subi à +/- 1 mês para 28º durante um tratamento de fungos e ainda não baixei. Vou fazê-lo hoje mesmo.

 

Quanto ao pH elevado, tenho adicionado à água que tenho substituído em dias alternados, redutor de pH (líquido), neutralizante de cloro e bactérias. Adicionei também directamente no aquário redutor de pH em pó, mas nada parece surtir efeito.

 

Quanto às mortes, faltam apenas dois cardinais, uma fêmea betta, e dois alevins de molly com +/- 2 meses.

 

Quanto à pipeta, tenho mais duas e vou fazer o teste numa das outras. A validade do teste está ok, pelo menos pela informação constante na embalagem.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

à pouco respondi-te meio abreviado pois estava com um bocado de pressa...

Esclarecer então alguns pontos...

 

Se deres comida a mais, e isso nota-se pois fica comida no fundo do aquário, a comida em excesso apodrece e sobe-te os niveis de amónia.

 

A questão do anti-cloro é pertinente. Algumas empresas tratam a água apenas com cloro, mas outras usam uma substancia um pouco mais agressiva, a cloramina. Os anti-cloro que apenas eliminem o cloro vão dar origem a que a cloramina se dissocie em cloro e um composto que é lido nos testes como amonia, o que naturalmente pode originar valores errados. Alem disso esse composto pode mesmo dar origem a amonia pelo que convem ter cuidado, daí te ter preguntado se tinhas experimentado medir o amónio antes e depois de colocares o anti-cloro.

 

Por fim aspirar o areão... mesmo tendo plantas deves aspirar o areão (com cuidado para não arrancares as plantas) para limpar os excessos de lixo que por lá podem ficar.

 

Boa sorte.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Li que os compostos de azoto reagem de forma diferente em águas ácidas vs alcalinas, tornando-se venenosos (amoníaco) quando o ph >7, é por isso que faço esta sugestão.
Yep... A amónia até é tóxica para nós humanos. o pKa (constante de dissociação) da Amónia é 9.2 (significa que a um pH=9.2, e temperatura 25º, metade das moléculas está sobre a forma NH3 e a outra NH4+). A pH=7.2 quer dizer que cerca de 99% das moléculas está sobre a forma de NH4+ e apenas 1% sobre a forma NH3 (que é o produto tóxico). Ou seja, tal como foi dito aqui e bem, quanto mais ácida é a água do aquário, mais seguro é o equilíbrio NH3/NH4+ (obviamente que a temperatura também influencia este equilíbrio, mas a variação de poucos graus não influencia este equilíbrio drasticamente).

 

A toxicidade da amónia aumenta com o aumento de pH e temperatura, sendo que concentrações superiores a 3,6ppm em água de pH 7,0 e temperatura 25ºC são tóxicas (irritação da pele e guelras). Para valores de pH 6,5 e temperatura 20ºC, os valores tóxicos sobem para concentrações na ordem dos 15,4 ppm de amónia

Muito bem Nuno (Diesel_Car), mas só não concordo numa coisa. Apenas uma nota em termos de foro químico... Quando dizes que os valores limites de toxicidade da amónia diferem assim de um pH para o outro, estás-te a referir ao par NH3/NH4+ certo? É que se estiveres só a falar da molécula NH3, então acho um pouco estranho. Provavelmente, o que queres dizer, e bem, é que numa água com 15,4 ppm de NH3/NH4+ (na globalidade) a pH=6,5 e T=20ºC a concentração da forma desprotonada (NH3) é idêntica à da água com concentração total de NH3/NH4+ 3,6 ppm a pH=7,0 e T=25ºC

 

Quanto ao pH elevado, tenho adicionado à água que tenho substituído em dias alternados, redutor de pH (líquido), neutralizante de cloro e bactérias. Adicionei também directamente no aquário redutor de pH em pó, mas nada parece surtir efeito.
Hum... na minha opinião acho que devias primeiro tentar perceber o que faz aumentar o pH dessa maneira, só depois adicionar os redutores de pH (que na minha opinião, creio que não se deviam utilizar, e sim reduzir o pH de outra maneira mais "natural"). Já agora, se puderes, deixa aqui os produtos constituintes (componentes químicos) desses redutores de pH se fazes favor. Outra coisa que convém ter em conta é que os produtos anti-cloro deixam a água do aquário, de certa forma, básicos. Sendo o ião Cl- uma base muito fraca (recíproca do ácido Clorídrico HCl, que é um ácido forte), para ser retirado da água (o termo técnico, sequestrado) tem de ser utilizado um ião positivo (por exemplo, NH4+). Ao ser utilizado um ião sequestrante com carga positiva (os metais são frequentemente utilizados nestas operações) tem que ficar algo em solução com carga negativa. Tendo uma carga negativa, o ião resultante em solução é uma base de Lewis (doador de electrões). Resta agora saber, qual base é mais forte, o ião Cloreto (Cl-) ou o ião resultante da reacção do Anti-Cloro com este último :roll::)

 

A questão do anti-cloro é pertinente. Algumas empresas tratam a água apenas com cloro, mas outras usam uma substancia um pouco mais agressiva, a cloramina. Os anti-cloro que apenas eliminem o cloro vão dar origem a que a cloramina se dissocie em cloro e um composto que é lido nos testes como amonia, o que naturalmente pode originar valores errados. Alem disso esse composto pode mesmo dar origem a amonia pelo que convem ter cuidado, daí te ter preguntado se tinhas experimentado medir o amónio antes e depois de colocares o anti-cloro.

Nem mais Darius. Mas esse produto que tu dizes, ser lido como Amónia, está mesmo a ler Amónia!!! A Cloramina, ou Cloreto de Amónia, é de certa forma, um complexo piramidal triangular (4 átomos de Hidrogénio, com um de Azoto no centro, e mais um ião Cloreto fora da 1ª esfera de coordenação). Ao dissociar-se em água, dá origem aos iões NH4+ e Cl- :)

Aí tens o teu "produto lido como amónia". Por isso a adição de removedores de Cloro na água dos aquários (no caso do produto resultante ser Cloramina) dar valores absurdos de níveis de NH4+. Muito bem feita a pergunta da leitura, antes ou depois, de se ter adicionado o Anti-Cloro.

 

Quanto à pipeta, tenho mais duas e vou fazer o teste numa das outras. A validade do teste está ok, pelo menos pela informação constante na embalagem.

Às vezes, basta o frasco do teste ter ficado um pouco mais de tempo aberto ao ar para oxidares bastante o reagente :) Apesar de os frascos terem sistemas que evitam ao máximo essas situações.... já não digo nada.

A forma que tens de puder usar as pipetas é lava-las previamente. Basta enche-las com água da torneira várias vezes (3-4 vezes). Depois repetes o processo usando água do aquário. Só depois de teres enchido a pipeta umas 4-5 vezes com água do aquário é que retiras uma amostra para dentro do tubo do teste (lavado com água da torneira, previamente, da mesma forma que a pipeta), voltando-o a esvaziar. Após a repetição do enchimento do tubo de ensaio umas 2-3 vezes podes, finalmente, fazer o teste. Eu sei que posso estar a ser picuínhas, mas basta o pH da água da torneira ser de certa forma diferente do do aquário (ou terem ficado resíduos nas paredes do tubo) para deturpar as leituras feitas, ainda para mais, valores que variam bastante facilmente (entenda-se, em baixas concentrações).

 

Bem, após uma seca de post espera-me desejar-te a maior das sortes na resoluções deste problema.

Qualquer dúvida, não hesites. O pessoal está cá é para isso.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu especial agradecimento pelos esclarecimentos aqui deixados.

 

Informo ainda que os níveis de amónia começam a baixar para próximo de 2.1 (ainda elevado).

 

Quanto ao pH baixou e encontra-se entre 6.8 e 7.0 (depois de tanto produto químoco ?!?!?!)

 

Não tenho mortes a registar desde que coloquei aqui a questão. Sendo seguramente resultado da colocação em práctica dos vossos ensinamentos e conselhos, e também ao meu empenho e cuidado pois chego a fazer TPA's às 19h e depois às 02h, e claro alguma sorte à mistura. :)

 

Vou continuar a "transferir" peixes para o meu outro aquário...

 

A foto no link é do dito aquário e talvez ajude a identificar mais qualquer erro meu na montagem do mesmo. Aguardo "raspanetes" vossos...

 

É um orgulho pertencer a este fórum e o meu obrigado ao Renato Valente que me apresentou o mesmo.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas esse produto que tu dizes, ser lido como Amónia, está mesmo a ler Amónia!!! A Cloramina, ou Cloreto de Amónia, é de certa forma, um complexo piramidal triangular (4 átomos de Hidrogénio, com um de Azoto no centro, e mais um ião Cloreto fora da 1ª esfera de coordenação). Ao dissociar-se em água, dá origem aos iões NH4+ e Cl- :?

Aí tens o teu "produto lido como amónia". Por isso a adição de removedores de Cloro na água dos aquários (no caso do produto resultante ser Cloramina) dar valores absurdos de níveis de NH4+. Muito bem feita a pergunta da leitura, antes ou depois, de se ter adicionado o Anti-Cloro.

Pois... tinha a sensação que era mesmo amónia mas como não tinha 100% de certeza preferi escrever assim :(

Quando não tenho a certeza, prefiro não afirmar para não meter a pata na poça :)

 

Obrigado pelo esclarecimento.

E qualquer dia és nomeado o quimico de serviço do forum :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores medidos em 13.01.2005

 

Amónia - 1.4 (baixou considerávelmente)

pH - 6.9

Nitritos - 0.2 (subiu)

gH - 60

kH - 60

 

1 baixa, um macho molly velífera provavelmente resultante do envenenamento pela amónia.

Cumprimentos,

 

Sérgio Costa

 

Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.