sluiz Publicado Novembro 21, 2010 Share Publicado Novembro 21, 2010 boas... sou prof de biologia, aquariofilista (de tanganicas) pelo que de camarões CR e CB não percebo muito. vou tentar explicar o que pretendo fazer, motivo pelo qual estou aqui a "postar" e peço a vossa ajuda e orientação. pelo que li a cor dos CR e CB baseia-se em dominância completa. sendo que: A- gene dominante a- gene recessivo qd um desde camarões é: AA ou Aa (homozogótico e heterozigótico respectivamente) a colocação é preto --> CB qd é aa é vermelho ou seja --> CR quadro de cruzamentos que encontrei na net: agora o meu objectivo: queria montar um aquário (ou bateria se houver orçamento) destes camarões na escola para explicar a genética ao vivo e os cruzamentos de mendel. para tal penso cruzar: 1: CR x CR para provar que é uma característica recessiva 2: CB xCB (heterozigoticos) para tentar obter um CR 3: CB (homozigótico) x CR para provar que o preto é dominante ao so obter CB 4: CB (AA ou Aa - desconhecido) x CR para analisar a descendência e descobrir se o CB era AA ou Aa agora é montar o aquário, mas para isso ha muita informação aqui, portanto...não haverá mt crise, é só arranjar o material agora o problema é conseguir os camarões. o grade n interessa mas o genótipos sim... como acham que faça isto? será q se consegue arranjar via net (aqui as lojas n têm) os camarões sexados e não fecundados? como o que se pretende é estudar com os alunos a cor, o grade não é importante... podem ser do grade mais baixo. Como se tem de obter os resultados ate maio... todos os resultados a estudar serão de ser a partir das F1 obtidas...penso F2 não sei se haverá tempo... há? agradeço dicas!!!!!!!!!!!! obrigado Sérgio Luiz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio Silva Publicado: Novembro 21, 2010 Share Publicado: Novembro 21, 2010 Compra CB e CR grade C. É possivel desde que tenhas tudo com boas condições, filtragem substrato, agua de tpa's etc. Se tiveres criação os F1 demoram 6 meses até poderem criar. Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sluiz Publicado: Novembro 21, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2010 onde consigo comprar CR e CR sexados e identificados geneticamente (puros e híbridos)? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Guimarães Publicado: Novembro 21, 2010 Share Publicado: Novembro 21, 2010 Olá Sérgio, Puros e geneticamente identificados não vais conseguir... Tens de ir como o sr. Gregor Mendel... antes de descobrir o que descobriu estava às cegas. Já agora explica-me uma coisa se pretendes afirmar que ao cruzar Crystal Red com Crystal Red podes determinar que é recessivo? Nós já sabemos que o Crystal Red é homozigótico recessivo, mas e se não se soubesse? O teu trabalho seria redobrado a tentar descobrir qual seria o gene dominante e o gene recessivo. Crystal Red irás sempre ter um homozigótico... os Crystal Black é que tens de te preocupar mais... Vai ser difícil, mas muito provavelmente vais conseguir os homozigóticos e também os heterozigóticos. Vou seguir atento a mais desenvolvimentos... Biologia é algo que me fascina e estou a um passo de a seguir. Cumprimentos, Rodrigo Cumprimentos, Rodrigo Guimarães Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sluiz Publicado: Novembro 21, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2010 Olá Sérgio,Puros e geneticamente identificados não vais conseguir... Tens de ir como o sr. Gregor Mendel... antes de descobrir o que descobriu estava às cegas. Já agora explica-me uma coisa se pretendes afirmar que ao cruzar Crystal Red com Crystal Red podes determinar que é recessivo? Nós já sabemos que o Crystal Red é homozigótico recessivo, mas e se não se soubesse? O teu trabalho seria redobrado a tentar descobrir qual seria o gene dominante e o gene recessivo. Crystal Red irás sempre ter um homozigótico... os Crystal Black é que tens de te preocupar mais... Vai ser difícil, mas muito provavelmente vais conseguir os homozigóticos e também os heterozigóticos. Vou seguir atento a mais desenvolvimentos... Biologia é algo que me fascina e estou a um passo de a seguir. Cumprimentos, Rodrigo se ao cruzar o preto com o vermelho der preto, o vermelho é recessivo (dominância completa, e pelo que li aplica-se neste caracter) pois partindo do principio que assim é, e pq o tempo é limitado e não ha tempo de criar linhas puras e dps sim iniciar o estudo. provavelmente começarei a tentar cruzar: várias fêmeas CR com 1 único macho CB (geneticamente desconhecido) --> dps analiso a F1, se houver CR , é pq será CB heterozigotico. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Guimarães Publicado: Novembro 21, 2010 Share Publicado: Novembro 21, 2010 Não estou a dizer que não, mas repara... Partindo do princípio que só temos dois Crystal Red e não sabes se é dominante ou recessivo. Ao cruzar-mos os dois, como afirmaste lá em cima, como é que pudemos afirmar se é recessivo ou não? Pela minha expriência e estudo da disciplina temos de ter pelo menos um Crystal Black e um Crystal Red, só assim puderemos afirmar se o vermelho é recessivo ou domiante (para o preto também é igual). Acho que o melhor é mesmo fazeres esse cruzamento CR x CB assim consegues resolver logo dois problemas: 1º Qual a cor dominante e qual a cor recessiva; (É mais confirmar, já que afirmas que o preto é dominante e o vermelho é recessivo) 2º Qual o genótipo do Crystal Black. Se o cruzamento da geração parental fôr : ♂ aa x ♀ AA Na F1 obtém-se sempre a coloração preta. Se o cruzamento da geração parental fôr: ♂ aa x ♀ Aa Na F1 obtém-se as duas colorações. Esperemos que conseguias um heterozigótico... mas parece-me ser difícil. Era bom... se só conseguires homozigótico.. irias precisar da F2.. para conseguir determinar o cruzamento entre os heterozigóticos. Cumprimentos, Rodrigo Guimarães Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sluiz Publicado: Novembro 21, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 21, 2010 Não estou a dizer que não, mas repara...Partindo do princípio que só temos dois Crystal Red e não sabes se é dominante ou recessivo. Ao cruzar-mos os dois, como afirmaste lá em cima, como é que pudemos afirmar se é recessivo ou não? Pela minha expriência e estudo da disciplina temos de ter pelo menos um Crystal Black e um Crystal Red, só assim puderemos afirmar se o vermelho é recessivo ou domiante (para o preto também é igual). Acho que o melhor é mesmo fazeres esse cruzamento CR x CB assim consegues resolver logo dois problemas: 1º Qual a cor dominante e qual a cor recessiva; (É mais confirmar, já que afirmas que o preto é dominante e o vermelho é recessivo) 2º Qual o genótipo do Crystal Black. Se o cruzamento da geração parental fôr : ♂ aa x ♀ AA Na F1 obtém-se sempre a coloração preta. Se o cruzamento da geração parental fôr: ♂ aa x ♀ Aa Na F1 obtém-se as duas colorações. Esperemos que conseguias um heterozigótico... mas parece-me ser difícil. Era bom... se só conseguires homozigótico.. irias precisar da F2.. para conseguir determinar o cruzamento entre os heterozigóticos. sim, estamos a dizer ambos o mesmo.. CR é sempre homozigótico (recessivo) portanto CR x CR dará sempre CR sim, vou tentar 1º: várias fêmeas CR x 1 macho CB (genótipo desconhecido) e observar a F1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PedroP23 Publicado: Novembro 30, 2010 Share Publicado: Novembro 30, 2010 Boas Sérgio, para obteres F1, eu não colocava só um macho CB, imagina que o gajo tem algum problema e não fecunda as femeas? eu usei 2 femeas e 2 machos em cada separador, tive bons resultados. mas se colocares várias femeas CR e os tais 2 machos CB, tambem deves obter bons resultados ou até melhores. Cumps. Rocky Field ++ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sluiz Publicado: Novembro 30, 2010 Autor Share Publicado: Novembro 30, 2010 Boas Sérgio, para obteres F1, eu não colocava só um macho CB, imagina que o gajo tem algum problema e não fecunda as femeas? eu usei 2 femeas e 2 machos em cada separador, tive bons resultados. mas se colocares várias femeas CR e os tais 2 machos CB, tambem deves obter bons resultados ou até melhores. Cumps. oi pedro pois o problema é conseguir os CR e CB sexados... a ver vamos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PedroP23 Publicado: Dezembro 5, 2010 Share Publicado: Dezembro 5, 2010 Fala com membros aqui do fórum. aposto que alguém te ajuda. Cumps. Rocky Field ++ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts